domingo, 21 de agosto de 2011

Rio de Janeiro sediará a próxima Jornada Mundial em 2013







Rio de Janeiro sediará a próxima Jornada Mundial em 2013
    
21/08/2011 | 1

    
Papa Bento XVI confirmou, após a oração do Angelus em Quatro Ventos QUE O  Rio de Janeiro sediará o XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2013.
Haverá um ano antes para não coincidir com a Copa do Mundo a ser realizada em 2014 no Brasil.
"Tenho o prazer de agora sediar a próxima Jornada Mundial em 2013, é o Rio de Janeiro. Rezemos ao Senhor e desde este momento para ajudar com sua força para aqueles que devem implementá-lo e pavimentar o caminho para jovens de todo o mundo para que eles possam se encontrar novamente com o Papa nesta bela cidade brasileira ", disse o Pontífice.
Antes de sair, e devido à entrega da cruz da JMJ na juventude espanhola para o Brasil, o Papa disse que espera que todos os presentes a "grande tarefa" de trazer "o conhecimento eo amor de Cristo em todo o mundo. " "Ele quer que você seja seus apóstolos no século XXI e os mensageiros da alegria, não para baixo!", Acrescentou.
Assim, depois de Buenos Aires (1987), a cidade brasileira será a segunda da América do Sul para realizar a reunião internacional. Com Madrid e JM 26 foram realizadas, cada presidida pelo Papa e onze fora do Vaticano - Buenos Aires (Argentina), Santiago de Compostela (Espanha), Czestochowa (Polónia), ver Den (EUA), Manila (Filipinas), Paris (França), Roma (Itália), Toronto (Canadá), Colônia (Alemanha) e Sydney (Austrália) --. Cerca de 20 milhões de jovens foram a esses encontros internacionais.
Brasil, o maior país da América Latina é também aquele com mais católicos. De acordo com dados divulgados pelo Vaticano antes de sua última visita do Papa em 2007, o país tinha 155.630.000 católicos, 84,5 por cento da população na época. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) observa que, em 2005, 67 por cento dos brasileiros eram católicos, enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que remonta a 2000, estimado em 125 milhões número de católicos, que então constituíram 73,8 por cento da população.
Enquanto o Brasil continua sendo o maior país católico do mundo nos últimos anos a Igreja Católica tem perdido fiéis detrimento principalmente das igrejas evangélicas, que ganham adeptos principalmente nas grandes cidades, enquanto no interior Os católicos ainda são maioria.
Segunda viagem de Bento XVI
Bento XVI viajou ao Brasil em maio de 2007 a abrir em Aparecida a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe e teve sua partida, o mais longo que tinha feito até agora depois de ser eleito Papa, em abril de 2005, para canonizar Frei Galvão abençoou e realizou um encontro com os jovens em um estádio.
Seu predecessor João Paulo II, beloved por brasileiros viajaram para o país em três ocasiões - 1980, 1991 e 1997 --. Nos dois primeiros percorreu o país para visitar 23 cidades, todas as capitais brasileiras, com exceção da pequena cidade de Aparecida, onde ele estabeleceu o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, dando o título e os privilégios da Basílica. A terceira visita, durante o Encontro Mundial das Famílias, restrito precisamente para o Rio de Janeiro.
História da JMJ
Jornadas Mundiais da Juventude nasceu em 1984 por iniciativa do Papa João Paulo II. O primeiro teve lugar em Roma no Domingo de Ramos naquele ano, como parte das celebrações da Santa sector Ano Jubilar da Redenção (1983-1984). Dado o sucesso da chamada e da urgência eclesial pastoral da juventude, o Papa João Paulo II instituiu-los permanentemente. Cada encontro internacional tem como lema uma frase da Bíblia e todos os adicionalmente com um hino. Eles convidam os jovens a reflectir sobre o Evangelho. Realizada anualmente em cada diocese, no entanto, a cada dois ou três anos para organizar um evento internacional em uma cidade no mundo.
A celebração tem a duração de uma semana e inclui encontros religiosos e eventos de lazer, e conclui com uma missa presidida pelo Papa. O primeiro encontro internacional teve lugar em 1987, em Buenos Aires, onde um milhão de pessoas foram chamados pelo Papa João Paulo II de "construir uma sociedade melhor." Na capital Argentina, seguido dois anos mais tarde (1989) Santiago de Compostela, onde milhares de jovens peregrinos se reuniram com o Papa no Monte del Gozo.
A próxima parada foi em 1991 na cidade polonesa de Czestochowa, que foi a primeira visita de João Paulo II com milhares de jovens em um país na Europa Oriental. Den fui ver em 1993 meio milhão de jovens, chamado após as Montanhas Rochosas, onde João Paulo II estabeleceu a Via Crucis.
A WB em 1995 em Manila, a mais movimentada da história com cinco milhões de participantes. Dois anos depois, em 1997, Paris foi a capital escolhida para comemorar o Dia da Juventude décimo segundo Mundial. Em 2000, coincidindo com o Jubileu, três milhões de jovens em todo o mundo reuniram-se o chamado do Papa a Roma. Toronto 2002 foi o último internacionais JMJ participaram João Paulo II e que morreu meses antes da realização de Colónia em 2005. No entanto, este era o atual pontífice, Bento XVI encontrar-se com mais de dois milhões de jovens. A cidade australiana de Sydney, em 2008, representa a última reunião internacional em Madri antes.


Nenhum comentário: