domingo, 28 de agosto de 2011

Reflexão: Jesus procura modificar a forma do homem pensar

Boa tarde, desejo uma semana linda, Santa e abençoada para todos 

I LEITURA JEREMIAS 20,7-9
SALMO 62
II LEITURA ROMANOS 12,1-2
EVANGELHO MATEUS 16,21-27


Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”
23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta”.

A preocupação de Deus para nossa felicidade  na terra,  chega inclusive a nos colocar diante dessa situação do profeta Jeremias o momento mais forte talvez  seja de Jeremias e de Jó na sua dúvida  em relação a Fé mas ao mesmo tempo  a confirmação.
 Muitas vezes dizemos parece que Deus se esqueceu de mim, parece que ele não ouve minha oração  batemos na porta e ela não abre, é melhor entrar.
Quando Jesus fala aquele quem  quer ser meu discípulo  tome a sua cruz e siga-me, ele  não diz fique parado  , e o seguimento de Jesus termina na   gloria na Ressurreição no perdão, na vida no reencontro . Muitas vezes  quando a pessoa se focaliza demais no seu sofrimento tudo aquilo começa a ser visto daquele ângulo, olha ta vendo fiquei triste choveu, ou  seja choveu você  estava sofrendo , e  fazemos associações, e hoje e dia 13 nada vai certo para mim,   se acontece isso acontece aquilo... de fato  não conseguiremos  abrir espaço na própria vida.
Vamos dar sonoridade na nossa vida encontrarmos nosso meio, na  certeza da graça de Deus.  No Evangelho quando Jesus chama Pedro de satanás , ele que tinha sido elogiado na semana  passada.  
Jesus quis fazer daquele momento um ensino , mostrando que no sofrimento Pedro toma aquela atitude porque na sua cultura ,  o sofrimento  era um castigo, era para  aquelas  pessoas  que tinham aprontado alguma coisa . 
Lembram  quando eles viram o cego, 
e perguntaram  pra Jesus  : quem foi que pecou ? ,
para que essa pessoa nascesse cego .
E Jesus  procura modificar a forma do homem pensar.
 Jesus ensina Pedro e mostra que na vida acontece, no casamento dizemos na saúde e na doença e na alegria, e quem consegue vivenciar os 3 juntos  saúde alegria  e tristeza , consegue chegar no sentido de felicidade maior.
As leituras de hoje querem provocar  a vontade de Deus a  nos dar a felicidade na terra, na celebração eucarística  respondemos “ o senhor esta no meio de nós”  levar a cruz acontece,  não vamos nos fixar nela,  vamos continuar , bata na porta e vire a maçaneta, procure uma saída, 
Jesus faz a parte dele,  e temos de fazer a nossa parte.
Criarmos  nossa trajetória  nosso caminho na certeza das mãos de Deus.

Nenhum comentário: