quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O brilho da lua dificultará de observar as lágrimas de San Lorenzo 2011/08/10

O brilho da lua dificultará de observar as lágrimas de São Lourenço
    
2011/08/10

    
A lua cheia vai dificultar a observação da chuva de meteoros conhecida como a Tears of St. Lawrence, ( as lágrima de São Lorenzo ) que terá seu auge na noite de sexta-feira 12 a sábado 13 de agosto.
O Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) indica que o Perseidas popular, também conhecido como o Tears of St. Lawrence pode ser visto a partir de meados de julho ao final de agosto, mas o pico de atividade terá lugar este ano entre o 1: 00 e 13:30 horário universal (uma hora nas ilhas Canárias e dois na Península), no sábado 13 de agosto.
O tempo ideal para observá-los será apenas antes do anoitecer, 5:00 - 6:00 em ambas as ilhas Canárias e da Península.
Os chamados "estrelas cadentes" são partículas de poeira na verdade pequenos de diferentes tamanhos, alguns menores que grãos de areia deixados pelo cometa ao longo de sua órbita em torno do Sol
O IAC disse que quando um cometa se aproxima das regiões interiores do sistema solar, sua essência, feito de gelo e rocha, é sublimada pela ação da radiação solar e gera as características de caudas de gás e poeira.
O fluxo resultante de partículas espalhados pela órbita do cometa e é percorrido anualmente pela Terra em sua viagem ao redor do sol
Durante este encontro, as partículas de poeira se desintegrar rapidamente ao entrar na atmosfera da Terra, criando as linhas brilhantes, que são conhecidas com o nome científico de meteoros.
No caso do Perseidas, o cometa responsável por essa "chuva" sobre a Terra é chamado de "Swift-Tuttle", que gira em torno do Sol a cada 133 anos.
O IAC observou que a melhor maneira de apreciar a chuva de meteoros é a olho nu, sem binóculos ou telescópios, e em uma posição confortável, que permite maior campo de visão do céu possível.
Qualquer ponto de vista (da praia, terraços, campo ...) é bom, desde que tenha um horizonte claro para o nordeste e está longe das luzes brilhantes.
Recomendamos olhando para cerca de 20 graus em torno do radiante, porque a maioria dos meteoros aparecerá nesta região.

Nenhum comentário: