sábado, 20 de agosto de 2011

O Papa usou a sua homilia para lançar uma espécie de " SOS" vocacional, mas deixou claro que não quer que os sacerdotes a todo custo.

 O Papa usou a sua homilia para lançar uma espécie de " SOS" vocacional, mas deixou claro que não quer que os sacerdotes a todo custo.

A Igreja espanhola sofre um "inverno" registro da carreira. O 'fábricas de curas "ou fechado ou operar um mínimo. Dos anos 80, vinte seminários tiveram perto na Espanha e muitos outros estão prestes a fazer. A crise é de tal profundidade que a própria Conferência Episcopal reconhece que a Igreja é capaz de garantir a "mudança de geração" de seus quadros. É rigorosamente aplicada, especialmente em nosso país, as palavras de Cristo que "a messe é grande mas os operários são poucos."
Na verdade, uma das principais razões pelas quais João Paulo II criou o Dia Mundial da Juventude (JMJ), foi para lançar as redes. Para atrair os jovens e convidá-los a seguir a Cristo. E também tem os organizadores da JMJ é uma boa piscina dos futuros sacerdotes. Já se fala na Igreja da "cura da JMJ", que decidiu tornar-se sacerdotes depois de participar de um ou mais desses fé macroconcentraciones. Especialmente nos países latino-americanos.
O número total de seminaristas que estão actualmente a forjar sua vocação em quantidades Espanha para 2519 (1227 nos seminários construído por jovens com 18 anos ou mais e 1.292 no seminários menores), que representa um decréscimo de 3,2% a partir do ano de 2009 - 2010, quando havia 2.602 (1.337 em seminários principais seminários e 1.265 crianças). No que diz respeito a cinco anos atrás, a queda é de 24,3%. Em 2006-2007, o número de seminaristas foi 3326. Ea idade média dos padres espanhóis mais de 67 anos.
Ou seja, há uma mudança geracional. Na Espanha, os motivos parecem vazias e os jovens viram as costas para a vocação sacerdotal. Nem os estreitos limites do desemprego no mercado de trabalho, e da crise que eles sugerem um desejo de se tornar sacerdotes. Ser um eleito e um só Mediador entre Deus e os homens não satisfazer ou aliviar as angústias dos jovens de nosso tempo.
Secularização e um ambiente hostil para a missão da Igreja são as principais causas da crise vocacional. O sacerdócio é agora uma profissão muito lucrativa e dificilmente atraentes, entre outras coisas, a falta de prestígio que a igreja eo padre, porque a pessoa é apresentada como um objecto de suspeita por seu comportamento perverso. Diante do sacerdote gozava de prestígio e autoridade moral. Hoje, o jovem que se sente chamado por Deus e decide ser fiel a esse chamado tem que ser assumido ser tratado como um suspeito sexualmente.
Consciente disto, o Papa Ratzinger usou sua homilia para lançar uma espécie de curso "profissional SOS 'em uma homilia dirigida teológica aos seminaristas que lotaram a Catedral de Almudena e as zonas circundantes. A homilia feliz e triste ao mesmo tempo. Verifica Alegre porque o Papa, ao ver a catedral cheia de aspirantes ao sacerdócio, "Cristo está chamando" e sua chamada é ecoado na resposta daqueles que se preparam para ser "extensões de Cristo".
Porque a cura é Cristo e ao povo, para que as pessoas sejam "companheiros de viagem e servos dos homens." Para ser "outros Cristos" e configurar com Ele em tudo, ser santo.
E aqui veio a parte triste da homilia papal, ao se referir à "maçãs podres do clero" para a pedofilia. Assim, os seminaristas lhes dizer alto e bom som: "Temos de ser santos, não para criar uma contradição entre o sinal que somos e da realidade que queremos dizer." Não ser sinais de contradição e não escandalizar os pequeninos.
Assim, o Papa quer curar a qualquer preço e ele diz seminaristas: "Rumo ao sacerdócio somente se você estiver firmemente convencido de que Deus te chama para ser seus ministros e exercer plenamente comprometido a obedecer as regras da Igreja" .
Precisa ser sacerdotes, então, ouvir o chamado de Deus e aceitar as condições colocadas pela Igreja. Entre eles, o "celibato para o Reino de desprendimento Céu, dos bens terrenos, a austeridade de vida e obediência sincera e abertamente."
Só então pode abordar a missão sacerdotal "sem complexos ou mediocridade, mas sim como uma bela maneira de tornar a vida humana em sinal de gratidão e serviço." Embora ainda não é fácil ser padre hoje. O Papa avisa aos seminaristas: "Não se deixe intimidar por um ambiente que visa a excluir Deus." Porque, "você pode desprezar, como é habitual com os objetivos mais elevados evocar ou desmascarar os ídolos diante do qual hoje muitos arco para baixo."
E, como seminarista disse que saudou o Papa em nome de seus colegas: ". Não é fácil ser testemunha de Cristo É difícil chegar a nossos irmãos." A vocação difícil, quase heróica, mas vale a pena. Desde que sejam santos. Pois assim Deus os ama e quer que o Papa Ratzinger.

Nenhum comentário: