sábado, 6 de agosto de 2011

Missa da catequese na Santo Expedito

 Missa da Catequese na Igreja Santo Expedito
Celebrante Pe. João Moutinho
dia 06 de agosto de 2011 sábado da 19º semana tempo comum.


Nesta Santa Missa da Catequese, estamos celebrando o dia do Padre.
O Padre de hoje, não é mais só pastor de suas ovelhas, ele é administrador e muitas vezes ele é um só, tem que decidir tudo e decidir certo, e ainda tem que presidir celebrações, estudar constantemente e fazer da liturgia uma fonte constante de alimento as suas ovelhas, é muita coisa para um homem só, disseste sim, dedicou-se ao sacerdócio, renunciando a tudo pelas coisas de Deus. Ouso dizer que ele tem sem sombra de dúvida a mão de Deus a guiar seus passos, mesmo com os tropeços de sua condição de homem, ele é divino em sua essência .
Parabéns Pe. João Moutinho, sua Missão e Vocação não são para qualquer um, e sim para os escolhidos.
Catequese

Neste mês, celebramos o dia dos pais. Hoje em dia , as propagandas na TV, conseguem convencer os filhos a comprarem presentes.
Passada a festa, tudo volta a ser como antes, até chegar agosto novamente.
Deus nos ensina que não é o consumismo e o presentismo que prevalece, mas sim, conscientizar pais e filhos de que a vida se constrói juntos. São José é um grande exemplo de pai, educou Jesus para o sentido de Deus, a responsabilidade e o amor.
Este é São José , modelo de todos os pais, que antes de tudo deve ser santo para poder educar o filho que Deus lhe confia.
Catequese.

A dinâmica das crianças da catequese foi a seguinte :
Jogral
Título
“Pai, começa o começo !”
1) Quando eu era menor e pegava uma tangerina para descascar, corria para o meu pai e pedia:
- Pai, começa o começo !
2) O que eu queria é que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos.
3) sorridente, meu pai sempre acabava descascando a fruta toda para mim Mas, outras vezes, eu tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo, que ele havia feito.
4) Agora já sou mais crescidinho , quantas vezes dá vontade de pedir para o meu pai “ começar o começo “, de tantas cascas duras que encontro pelo caminho.
5) Hoje, minhas tangerinas são outras, preciso descascar as dificuldades da escola, catequese, família, conflitos, dificuldades e sinto muito medo.
6) Algumas vezes, minhas tangerinas se transformam em enormes abacaxis.

Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai, quando lhe pedia para “ começar o começo “.
Era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até o último pedacinho da casca e saborear a fruta.
Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do céu, é eterno e seu amor é a garantia de nossas vitórias.
7) Quando a vida lhe parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus :
“ PAI, COMEÇA O COMEÇO “
Ele não só começará o começo, mas o iluminará para que possa resolver tudo da melhor maneira.
Devemos nos garantir no amor eterno de Deus para pedir sempre que for preciso.
“ PAI, COMEÇA O COMEÇO”.
Equipe de catequese da Igreja Santo Expedito

fotos da Carmita



Nenhum comentário: