domingo, 21 de agosto de 2011

Agora é a hora de dizer adeus.


Homilía  de despedida de Bento XVI
    
21/08/2011
Majestades,Distintos autoridades  nacionais, regionais e locaisCardeal arcebispo de Madrid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola,Cardeais e Irmãos no Episcopado,Amigos:
Agora é a hora de dizer adeus. Estes dias em Madrid, com essa representação tão grande de jovens de Espanha e em todo o mundo permanecem profundamente gravadas na minha memória e meu coração.
Majestade, o Papa foi muito bem na Espanha. Também os jovens jogadores neste Dia Mundial da Juventude tem sido muito bem recebido aqui e em muitas cidades espanholas e cidades que foram visitados nos dias antes do dia.
Graças à sua Majestade pelas suas amáveis ​​palavras e por querer se juntar a mim na hospedagem, bem como, agora, adeus. Graças ao, nacionais, regionais e locais, que têm mostrado a sua cooperação com uma fina sensibilidade para este evento internacional. Com milhares de voluntários que fizeram possível o desenvolvimento de todas as actividades deste encontro a vários eventos literários, "festival da juventude" musical, cultural e religiosa, a catequese dos Bispos e os principais eventos realizados em Sucessor de Pedro. Graças às forças de segurança e ordem, bem como aqueles que têm assistido ao fornecer uma gama de serviços: desde o cuidado de música e liturgia, ao transporte, saúde e de aprovisionamento.
A Espanha é uma grande nação que, em uma vida saudável aberta, pluralista e respeitoso, sabe e pode progredir sem abrir mão de sua alma profundamente religiosa católica. Ele disse mais uma vez, estes dias, para implantar a sua capacidade humana e técnica em uma empresa de tamanha importância e de grande futuro, como é a juventude para facilitar as suas raízes em Jesus Cristo, o Salvador.
Uma palavra especial de gratidão para com os organizadores do Dia: Cardeal Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos e todo o pessoal da Congregação, o Cardeal Arcebispo de Madrid, Antonio Maria Rouco Varela, com seus bispos auxiliares e todos os a arquidiocese, em particular, o Coordenador Geral do Seminário, o bispo César Augusto Franco Martínez, e seus colaboradores, tantos generosos. Os bispos têm trabalhado com cuidado e dedicação em suas dioceses para a preparação cuidadosa do seminário, juntamente com os sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos. A todos, o meu apreço, juntamente com a minha oração ao Senhor que abençoe suas obras apostólicas.
E eu não posso agradecer de coração a jovens que vêm a este dia, por sua vez alegre, entusiasmado e intensa. Para eles eu digo: Obrigado e parabéns pelo testemunho que deu em Madrid e outras cidades espanholas, onde você tem sido. Convido-vos agora a se espalhar para todos os cantos do mundo, a alegria e profunda experiência de fé vivida neste país nobre. Transmitir a sua alegria, especialmente aqueles que queriam vir e não poderia fazê-lo para as circunstâncias mais diversas, como muitos como orei por você e aqueles que mantêm o Dia mesma tenha tocado o coração. Com a sua proximidade e testemunho, ajudar seus amigos e colegas para descobrir que o amor de Cristo é viver plenamente.
Espanha deixa feliz e grato a todos. Mas acima de tudo, Deus, nosso Senhor tem me permitido celebrar este dia, tão cheio de graça e emoção, tão cheio de dinamismo e esperança. Sim, a celebração da fé que nós compartilhamos que possamos olhar para frente com confiança na Providência que guia a Igreja através dos mares da história. Portanto, fique jovem e vital, mesmo enfrentando situações difíceis. Esta é a obra do Espírito Santo torna presente Cristo no coração dos jovens de todas as idades e mostra bem a grandeza da vocação divina de cada ser humano. Vimos também como a graça de Cristo para baixo as paredes e atravessa as fronteiras que o pecado está entre os povos e gerações, para que todos os homens uma família unida em reconhecer o Pai único, e cultivadas respeito o seu trabalho e tudo o que Ele nos deu na criação.
Os jovens respondem de forma diligente, quando são propostos em sinceridade e da verdade encontro com Jesus Cristo, único Redentor da humanidade. Eles agora estão retornando para suas casas, como missionários do Evangelho, "arraigados e fundados em Cristo, firmes na fé", e precisam de ajuda em seu caminho. Recomendo, portanto, em particular aos bispos, padres e educadores cristãos, assistência a jovens, que pretende responder ansiosamente à chamada do Senhor. Não deve ser desencorajado pelo contratempos que, de várias maneiras são apresentados em alguns países. Mais forte do que tudo é a saudade de Deus, o Criador implantou no coração da juventude, e poder do alto, o que dá força divina para aqueles que seguem o Mestre e aqueles que buscam alimento para a vida . Não tenha medo de apresentar aos jovens a mensagem de Jesus Cristo em sua totalidade e convidá-los para os sacramentos através dos quais nós compartilhamos em sua própria vida.
Majestade, antes de retornar a Roma, o espanhol gostaria de assegurar que eu tenho muito presente na minha oração, rezando especialmente para os casais e as famílias enfrentam dificuldades de vários tipos, para os necessitados e doentes, idosos e crianças, e também para aqueles que não conseguem encontrar trabalho. Rezo também para os jovens da Espanha. Estou convencido de que, animados pela fé em Cristo, trará o melhor de si para este grande país pode enfrentar os desafios do tempo presente e continuará a avançar nos caminhos da harmonia, solidariedade, justiça e liberdade. Com estes votos, espero que todos os filhos desta nobre terra à intercessão da Virgem Maria, nossa Mãe do céu, e abençoá-lo com carinho. Que a alegria do Senhor encher seu coração sempre. Muito obrigado.

Nenhum comentário: