sexta-feira, 7 de outubro de 2011

«♥» 7 º dia da festividade de Nossa Senhora «♥»

Hoje a Igreja celebra Nossa Senhora do Rosário


7 º Santa Missa da dozena de Nossa Senhora Aparecida
será  celebrada pelo Pe. Sizinando Jorge
Benção da água - mulher Miriã
dia 07-10-2011 sexta  agradável de primavera brasileira, com calor.
às 20:00 horas


as leituras desta sexta  da 27 º semana do tempo comum








Vale muito a pena, ler a homiíla do Padre Nando, muito bonita, que também nos ajuda a muitas reflexões.

Os santos  santas que temos, tornaram-se santos e santos após  grande batalhas na terra procurando viver a palavra e observar os mandamentos, e tentar viver a fidelidade  ao projeto e o amor de Deus, se lermos o cap.  12 de num, vemos que Miriã, cometeu um erro diante do senhor  o erro cometido por ela também tem a sua  conseqüência  , porque nenhum de nós na vida  plantamos  maça para  colher banana nos colhemos o que plantamos, mas mesmo

na nossa fragilidade humana o Senhor quer contar conosco homens e mulheres na sua fragilidade humana desejam corresponder ao seu projeto de amor .
Paz e justiça, quem de nó s nunca pecou, quem de nós nunca caiu
as leituras de hoje são belíssimas ,   ou a pregação de hoje Nossa Senhora do Rosário e a  nossa padroeira, exigem que o espírito  santo fale um pouquinho .No nosso pais, fomos colonizados pelos portugueses  e a  cada expedição que vinha descobria-se  um novo horizonte , ali estava executada uma  igreja católica.  E a nossa colonização   foi católica se formos aos Estados  unidos foi  protestante, por isso nos lá  somos a minoria e não maioria.  e ai veio com a  colonização  e com a religião  este selo  dedicado a nossa rainha e nossa mãe, se alguém  já viajou para o velho continente  teve  essa alegria,  eu tive essa  alegria, qdo fiu a jornada mundial da juventude  JMJ 2011 , a gente vê a historia  de outros,  olha nos temos apenas 500 anos e estar num lugar tem  de  2000 a 3000 anos  que tem totalmente  uma outra conotação historia,  outra vivência do catolicismo igreja belíssima que ficamos  admirados ,  e da para ter a dimensão do que e o catolicismo,  a evolução universal que tem nossa senhora no  o titulo maior de Nossa Senhora Aparecida , vamos falar de Nossa Senhora ,  ela apareceu mas Deus sempre se manifesta para ajudar os menos favorecidos, Deus sempre dá uma jeito de apresentar o que ele quer da humanidade ,  e aonde ele pode, ser imitado  qdo os pescadores, acharam primeiro o corpo e depois a cabeça da imagem ,  e ali em seguida veio a multidão  dos peixes  e esta ligada a aparição nossa senhora aparecida Deus se revela para dar comida a quem tem fome se nos ficarmos  apegados  a questão do milagre, nos nunca vamos ir alem  do que Deus quer revelar  ao nosso coração  ou seja se ele fez  a  mãe aparecer para ali acontecer esse milagre, e aquela  comunidade  ribeirinha matar sua fome. È  para nos dizer que o senhor continua caminhado conosco  por  causa das nossas  necessidades físicas  e materiais ,  espirituais ,   por isso orar e ação caminham juntas amar a Deus e o próximo é  o maior  e 1º  dos mandamentos por isso orar a pro cura de alguma maneira ter um gesto concreto com o semelhante se faz necessário embora o mundo a sociedade  o medo a violência  a mentira colaboram para que a gente freie um pouquinho a   abrir a mão aos necessitados ,  ou estamos sendo enganados, por isso Jesus diz,  fazer o bem e não olha  a quem e não  esperar  recompensa de ningué m , se vc espera e não vem , a decpeção é  automática mas se vc  se doar  faz pensando no  bem comum do outro pensado na necessidade  do outro, Eu padre já fui  enganado e meu gesto foi de amor ao próximo .
Na leitura atos que fala da descida do espírito   Santo , mas a  leitura diz, que Maria,  a mãe   de Deus estava presente na comunidade qdo o espírito   santo desceu e se manifestou de maneira diferente,  o senhor já tinha dado o espírito  santo aos seus apóstolos  lembram,  ele aparece a porta estava fechada por três vezes ele deu a paz  e soprou o espírito  santo a quem estava presente, em pentecoste  a uma outra manifestação diferente, os outros que não estavam no 1 momento também recebeu, e neste momento a igreja estava dando o seu 1 passo,  gesto concreto para o mundo para a sociedade e segundo a leitura mais e 5000 pessoas aceitaram Jesus e se converteram, e mais uma vez a mãe de Jesus  estava lá. Veja como Maria é colocada na bíblia :  uma vez conversando com um  protestante , mas o senhor fala de Maria já que a bíblia quase não fala dela, e eu perguntei  a ele,  aonde vc fez teologia,  não te disseram que a vida não  é um livro de romance,  e  você como cristão deveria saber que cada palavra da bíblia tem um significado,  então  Maria não é  ela que fala , e a bíblia  não é uma auto biografia de Jesus,   e nem tampouco deveria ser de Maria no entanto os momentos que ela aparece na bíblia se vc de fato parar e refletir  e procurar a luz do espírito  santo,  vão entender que não  é o acaso ,  mas é um projeto uma necessidade  uma maneira de Deus   falar ao homem a mulher eu sempre vou contar com a suavidade para me apresentar aqueles a quem eu desejo  . Se Deus é Deus todo poderoso,  senhor dos senhores  , ele poderia dizer faça-se e o filho dele nasceria do nada mas se ele quiz se encarnar  uma grandiosidade  a uma  mulher,  se ele quis abençoar o seio materno da virgem Maria  que   a humanidade conhecesse a salvação por meio dela, que culpa tenho eu para ser um padre católico , pelo contrário eu sou muito abençoado de ser católico  alem de saber que Jesus  é  o caminho verdade e vida , queria que uma intercessora estivesse a meu lado pra qdo a minha fraqueza meus pecados fossem muito grandes  a  mãe  do céu pode  pedir  interceder por mim a deus.
Assim como Deus escolheu Maria, no antigo testamento Deus escolheu  mulheres e assim M iriâ , que significa Maria  se vc abrir o cap.  12 de Lucas  e olhar  o êxodo vai encontrar Maria porque a tradução é assim  Miriâ esta escrito Maria, e não ficar perdido, Miriâ aparece de fato justamente  qdo acontece  o nascimento do irmão Moises  ,  o hebreu,  e Deus usa Miria  e como e instrumento de Deus na vida no projeto do pai,  uma mulher  no antigo testamento  não tinha voz e vez, mas a muito tempo atrás não era assim, imagine a 1000 anos atrás , Deus já tinha grande projeto para ela, ela já sabia que todos os primogênitos seriam mortos  pq o farao   estava com medo pq os hebreus  estavam crescendo e tomaria conta de tudo  vamos matar os meninos e deixar a meninas os homens  qdo crescem ficam fortes e as mulheres dominadas, então  Miria coloca o irmão dentro do cesto nas águas do rio e fica olhando aonde o cesto vai , com toda certeza , mas ela preocupada carinhosa e com certeza por ela tinha o olhar de Deus e viu que o cesto chegou exatamente na casa de farao   e ai a esposa do farao vê a criança e fica encantada,  não procurar saber de onde vem de quem é  a mãe , ai Miria vai ate lá,   posso  te ajudar senhora  posso  te arrumar alguém  para  dar  de mamar  a esta  criança , e a própria  mãe amamenta  ao filho,  olha que coisa bonita,  e depois também em exodo  Miria também vai ser exaltada qdo a libertação do Egito acontece depois que o povo atravessa o mar vermelhos a pés enxutos e Deus convoca a Aarão Miria e Moises para coordenar o acampamento e ai Miria vai ser a grande cabeça das mulheres e que vai conduzir a mulheres cantando o canto de libertação e dizendo a eles  como deve ser a sua conduta e não definha na Fé,  que papel importante e ai as coisa vão acontecendo  em números  12 acontece um caso interessante, Moises deita-se com uma mulher de outra cultura para procriação isso na época era normal, e ai nasce uma pontinha de ciúmes Miria e Aarão  ficam revoltados  e  não aceitam   e murmuram dizendo Deus deu a todo mundo poder de profetizar , porque só  Moises  pode,  e logo Moises  que rompeu a alinça , Deus convocou  o três e perguntou  que são  vcs para duvidar de quem eu quis ecolher ,  para vcs  eu sempre apareci em sonho e para Moises  eu me apresentado  como eu sou e ele está aonde esta  porque  tenho muito confiança nele, depois  disso Miria pega uma  lepra profunda, conseqüência  da desobediência da arrogância do pecado, embora Deus tinha projeto para ela,  ela  não podia duvidar do nome de Deus   e ser mais de deus e ir  se colocando num ligar que não  pertencia a ela,  pois deus tem um lugar para cada um que ele chama e convida,  é  muito importante  isso, e essa historia  não se esgota jamais , como é  o trabalhar  de Deus,  e se olhar a historia  de M iria vejo a minha historia Deus nos escolhe  pq não  somos santos   pq temos pecados a eucaristia é para quem é  pecador  , anjos não comungam, homens e mulheres  quem pecam comungam,   tem  necesssidades são  frágeis , limitados  podemos pro meter o mundo a Deus,  mas por uma palavra nos podemos acabar com tudo que  nesta noite  temos prometido.  A fragilidade  humana que Miria teve,  e Maria não teve  olha o diferencial  de Miria para  a mãe de Jesus .  Maria guardava tudo no coração e não murmurava, e Miria murmurou, e quem vai interceder  a  deus para ela ficar curada foi  Moises,  aquele que ela queria o lugar e depois de sete dias fica curada e volta ao acampamento, e começa novamente . Somos pecadores  não tenho certos  pecados , mas tenho  outros , não podemos julgar se não conhecemos  a historia  nem posso refletir hoje  a vida de ninguém , estamos de pé  mas amanhã   podemos cair como Miria  esteve a frente de uma comunidade , a comunidade não caiu com ela porque tinha a Moises  e Aarão  à frente ,  mas qdo a comunidade  tem um somente e ele  cai todo mundo cai  juntos, Amados que Deus conceda -nos a graça , de entender como ele trabalhe age e se manifesta não de uma única  maneira e ou de e jeito que eu quero e penso, quem sou eu para achar que a melhor igreja do mundo, é a  minha  embora temos de amar a acima de todas a nossa própria casa , como posso achar  que sou o padre mais ungido,  se o mais ungidos é Jesus cristo, ma Jornada mundial da juventude 2011 ,estiveram La mais de 100 mil  padres em Madri,  , quem lá  sabia quem eram o padre Sizinando ou o  Alexandre  pq ali eram anônimos e muitas vezes  nos achamos  , somos nada, mas somos para Deus , tudo  tem seu tempo, se coloque diante do Senhor eu quero seu tempo sua hora seu momento, mas não se ache muit importante ,  bom o boa demais , porque é  Deus que vai avaliar , Miria depois que passou pelo crivo nunca mais murmurou  mas com toda certeza teve outros pecados naturalmente  ,  assim como nós o que Jesus espera de você  e de mim olhando  Nossa Senhora Aparecida  aquela que teve titulo de mãe de Deus e nossa mãe imune do pecado original,  que aprendamos a  caminhar e esperar o tempo e hora determinadas só  ele sabe o que vai  acontecer daqui  a pouco, ele sempre nos dá  a experiência  de sempre aprender  novamente com ele, que o espírito  santo nos conduza e enriqueça  nossa Fe,  e tenhamos orgulho de ser batizados e honrar  o nome de Jesus nesta igreja,  que conheci dentro dela o nome de Jeus . Em 2013 o Brasil vão testemunhar  do Rio de Janeiroo. 
Que Miria esta noite seja uma luz para  nós, essa mulher que ajudou  e  nós também colaboremos  nesta comunidade que o Espirito  S anto nos conduza. Assim seja
Amém. 











































































Nenhum comentário: