domingo, 2 de outubro de 2011

«♥» 2º dia da festividade de Nossa Senhora «♥»

2º Missa da dozena de Nossa Senhora Aparecida
foi  celebrada pelo Pe. Antonio Carlos Pereira
Benção do fermento - mulher Sara
dia 02-10-2011 domingo agradável de primavera brasileira, com chuva à noite.


as leituras deste domingo  da 27 º semana do do tempo comum


1ª. leitura – Isaías 5, 1-7
Salmo 79 – “A vinha do Senhor é a casa de Israel”
2ª. Leitura – Filipenses 4, 6-9
Evangelho – Mateus 21,33-43.45-46 -  “os vinhateiros, de hoje”

Nesta noite chuvosa depois de um dia quente, o Pe. Antonio em sua homilía  leia :
Sara uma grande mulher do antigo testamento, em toda  a historia de Sara  a sua vida ele tem apoio em Abrãao    ,  porque lendo vamos ver , que ela  duvida quando Deus diz,  através dos três homens que ela ia ficar grávida , ela ri duvida, mas por meio da fé de Abraão  com uma multidão  isso  se concretiza, ela  se apóia em seus esposo se torna uma grande mulher depois do acontecido,  mas ela também teve duvida como todos nós, nós não devemos permitir  que as dúvidas  nos deixem emperrados

Vamos oferecer frutos ao mundo de perseverança , para  perseverar  se faz necessário um exercício diário  que Deus quer de cada um de nós assim vamos ultrapassar toda a maldade, aqui fica uma mensagem onde nos somos chamados por  Deus,  e por meio de um exercício diário  ser   perseverante,  vamos produzir bons frutos.  Amém


Nós nos deparamos com algo que é comum na nossa vida a rejeição  algo que nos fere nos magoa  e a rejeição nos deixa pra baixo, a 1º leitura nos apresenta esta realidade daquele que faz questão de cuidar da vinha e espera que ela produza frutos bons que engordam a boca, quando o profeta Isaias  nos diz que  vinha do senhor é a casa de Israel ,o povo  não corresponde não é grato em nosso dias não  é  diferente temos dificuldades em encontrar gratidão e qdo olhamos todo o cuidado deste dono da vinha cerca toda a vinha para que não sofra com danos,   coloca uma torre um  vigia guarda cuida qdo ele vê que a vinha nada produz ele retira todo o cuidado, porque isso está  sendo apresentado desta forma,   Deus e tão bom e misericordioso  pq é que ele persiste em cuidar do povo, no evangelho vemos esta realidade profética, de Mateus qdo o dono da vinha prepara a vinha contrata vinhateiros  e no tempo envia seus empregados para recolher os frutos, no antigo  testamento  todos que foram chamados por Deus para levar uma palavra, eles eram aceitos e não aceitos ,sofriam perseguição, neste evangelho, faz referencia   aos profetas que foram perseguidos os que falam em nome de Deus e no entanto esse empregado enviado pelo dono da vinha representa estes profetas, por isso eles sofrem  os maus tratos são espancados apedrejados,  e continua na mesma forma qdo ele envia uma segunda turma eles recebem  tratamento piores, e ai ele envia o próprio  filho,  e aqui nos nos deparamos com a realidade  da profecia bem próxima que  este filho que ele envia, Deus amou tanto o mundo que enviou o seu filho único para que o mundo tenha vida em abundancia , e  ele é mau tratado e tem a sua vida tirada, o filho do dono da vinha foi retirado para fora da vinha e o mataram, este é o dom profético que temos no evangelho de Jesus Cristo, que fora retirado da cidade levado para fora e ai se deu a sua morte. O próprio   Deus como ele ficou passando por essa situação de ingratidão, podemos questionar na 2 lei ” não nos inquieteis com coisa alguma , mas apresentai as vossas necessidades a Deus “ esta ai tudo do povo de Israel,  não e diferente de hoje muitas vezes queremos tomar a força aquilo que não nos pertence, Deus nos cerca de carinho e nos pede bons frutos, Deus não quer frutos de violência , não são frutos a pessoa que esta fechada em si como os vinhateiros  eles disseram para eles mesmos é o filho dono o herdeiro vamos matar-lo e tomar posse da sua herança,  nós não temos esse direito de tomar aquilo que não  nos pertence.

Ninguém  pode ocupar o lugar de Jesus, ninguém pode tirar esse fundamento que é o próprio Jesus.São Francisco  de Assis na orientação de seus confrades ele que sempre procurou ensinar a  louvar e bendizer a Deus por meio de toda as criação ele estimulava os frades a serem sensíveis  a tudo o que lembrasse a grandeza do amor de Deus a todo ser criado, então qdo eles se deparavam com uma pedra imensa ou pequenina lembrava Jesus cristo, o verdadeiro fundamento, são detalhes pequenos que nos ajuda a meditar nos corremos tanto e deixamos passar tantas coisas bonitas, ele também dizia, que se encontrasse algo que parecia com a cruz de Jesus Cristo, como um galho que fazia uma cruz eles  rezavam, a oração “nos vos adoramos Santíssimo Senhor Jesus Cristo e vos Bendizemos porque aqui e em todas as igrejas do mundo inteiro estás presente”.
Amém.

clique na imagem e veja a animação

























































































































































Nenhum comentário: