domingo, 5 de junho de 2011

COMUNICAR COM RESPONSABILIDADE

EDITORIAL: COMUNICAR COM RESPONSABILIDADE





Cidade do Vaticano, 04 jun (RV) - Neste domingo comemoramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais e o Papa Bento XVI escolheu para esta data o tema “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”. Um tema de grande atualidade que deseja colocar no centro de todos os processos da comunicação a pessoa humana.
Neste ano de 2011, nós da Rádio Vaticano comemoramos os 80 anos de fundação da nossa emissora. Portanto, o tema escolhido pelo Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano diz respeito também a nós comunicadores da Rádio do Papa, pois, comunicar a verdade e evangelizar são nossos objetivos como rádio pontifícia, apesar das dificuldades às quais a Igreja é sujeita e do mar de tecnologias que se renova continuamente. A Rádio Vaticano, - no seu universo - procura ser a voz da Igreja que promove a liberdade do homem e a sua dignidade.
O tema escolhido pelo Papa para este ano nos ajuda a refletir sobre o papel dos meios de comunicação e daqueles que trabalham no mundo da informação, particularmente os jornalistas católicos, que devem ser testemunhas da verdade. Certamente a tecnologia, sozinha, - diz o texto do Papa - não pode estabelecer ou promover a credibilidade de um meio de comunicação ou de um comunicador.
O Papa Bento XVI, preocupado com as influências que os meios digitais estão tendo, alerta sobre a importância e a riqueza desse desenvolvimento. Ele chama a atenção para os perigos que podem ocorrer caso sejam usados de forma irresponsável e sem critérios maduros e críticos. Frisa que essas novas tecnologias estão contribuindo para a mudança do modo de comunicar e da própria comunicação, difundindo informações e conhecimentos. Temos também uma constatação: as novas tecnologias ajudam a construir uma nova forma de aprender a pensar e estabelecer novas relações. Se forem usadas de modo correto podem contribuir para “satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano”.
O Papa quer que nós, comunicadores e utilizadores dessas novas formas de comunicação jamais percamos de vista o real sentido do comunicar e a responsabilidade que dele deriva: a pessoa humana. (SP)

Nenhum comentário: