segunda-feira, 6 de junho de 2011

Brasil: rezar pela unidade dos cristãos

Iniciou a Semana de Oração no hemisfério sul

SÃO PAULO, segunda-feira, 6 de junho de 2011 (ZENIT.org) - A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2011 iniciou nesse domingo no Brasil. Como é costume no hemisfério sul, o evento se celebra entre as festas de Ascensão e Pentecostes. No hemisfério norte, a Semana foi realizada de 18 a 25 de janeiro.
Em mensagem divulgada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) hoje, o bispo de Chapecó e presidente do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), Dom Manoel João Francisco, afirma que se trata de “um período bem simbólico para as comunidades cristãs”.
O tema deste ano é “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (Cf. Atos 2,42).
“Somos motivados a fazer desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos mais um momento importante na vida do movimento ecumênico brasileiro”, afirma o bispo.
Ele reforça o convite a que os católicos participem, pois esta Semana de Oração “não é uma daquelas tradições que acontecem quase espontaneamente em nossas comunidades. Ela pede conscientização e disposição”.
Ainda de acordo com o bispo, durante a semana é realizada a coleta para os trabalhos do CONIC, organismo fundado por Igrejas cristãs, as quais devem sustentar as suas atividades.
“Gostaríamos que você se sentisse responsável pela ação da sua Igreja e pela ação do CONIC, na promoção da Unidade Cristã.”
“Que a Semana de Oração seja para todas as comunidades cristãs do Brasil um tempo forte de conversão a Cristo”, afirma Dom Manoel Francisco.
--- --- ---
Na internet:
Material do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos: http://www.vatican.va/
CONIC: www.conic.org.br

Nenhum comentário: