terça-feira, 8 de março de 2011

" Dia Internacional da mulher "

 "Feliz Dia Internacional da Mulher
Neste dia 08/03/2011, comemora-se  O dia internacional da mulher, que,  foi instituído em homenagem às 130 tecelãs que morreram carbonizadas no dia 8 de março de 1857 assassinadas pelos próprios patrões (homens)


No tempo de Jesus, a grande expectativa do povo Judeu era a de um Messias libertador social e político.
No entanto , a pregação de Jesus não correspondeu a esses anseios, pois a libertação que propunha era muito mais profunda, pois exigia uma completa mudança na mentalidade, nos sentimentos e nas atitudes de seus seguidores.Simeão já o profetizara quando afirmou que Jesus seria um sinal de contradição ( Lc 2,34 ) e São Paulo o confirma quando diz que o Evangelho " é um escândalo para os judeus ( 1 Cor 1,23 ).
 Um dos muitos aspectos dessa contradição que os escandalizava foi, sem dúvida. 
A atitude de Jesus com relação às mulheres. 
Quando os discípulos depararam com Jesus falando  com a samaritana, " estranharam que estivesse falando com uma mulher " ( Jo 4,27 ). Para eles, a mulher era um ser de segunda categoria. Muito embora haja, no Antigo testamento, grandes elogios a algumas mulheres como Judite e Ester, o conceito negativo a respeito delas era  bem significativo. " Foi pela mulher que o pecado começou e é por causa dela que todos morremos ( Eclo 25,24 ). Isso chegou até a influir numa das redações dos mandamentos, onde a mulher é equiparada aos escravos, a até aos animais. " Não cobiçaras a casa do próximo, nem a mulher do próximo, nem o escravo, nem o boi, nem o jumento, nem bois nem coisa alguma do que lhe pertence ( Ex 20,17 ). No culto também isso era evidente, as mulheres no templo, tinham de se restringir ao pátio das mulheres, logo após o pátio dos pagãos.
Mas, Jesus, pelo contrário, não as discrimina. Muitos de seus milagres são realizados a pedido de mulheres, a começar pelo primeiro em Caná, por simples sugestão de sua Mãe Maria, e que por muito amor a temos como nossa querida mãezinha . Podemos lembrar aqui os casos da sogra de Pedro, da  hemorroíssa, da cananéia, da mulher curvada, da viúva de Naim , da filha de Jairo. Demonstra um grande sentimento de misericória para com as pecadoras, como a que lhes lavou os pés com sua lágrimas na casa do fariseu Simão e a flagrada em adultério. Mais ainda, cultivou uma profunda amizade com as irmãs Marta e Maria, em Betânia, onde procurava repouso.
 Não é, pois, de admirar que - contra toda a oposição dos rabinos - as aceitasse como discípulas. E elas acompanharam Jesus desde a Galiléia ( Lc 8,1-3-23-54 ).
E o fizeram com extrema fidelidade. Quando todos os apóstolos, menos João, abandonaram o Mestre, as mulheres estiveram junto dele na hora do sofrimento, da agonia e da morte, entre elas, Maria, a Mãe de jesus ( Jo 19,25), " generosa companheira e serva do Senhor " ( Lc 61 ). Jesus as recompensou, escolhendo Maria Madalena para primeira testemunha de sua ressurreição e, por isso, com razão denominada por João Paulo II  " APÓSTOLA DOS APÓSTOLOS ". Ja na Igreja primitiva, torna-se patente a ação evangelizadora de mulheres, como Prisca ( 2 Tm 4,19 ), Évodia e Sintique ( fl 3,2), Febe, Maria, Trifena Pérside, Trifosa ( Rm 16, 1-16), e tantas outras.

A História da Igreja está repleta desse testemunhos de mulheres - 
como  nós todas as mulheres deste nosso dia internacional 
que continuemos a ser modelos do seguimento de Jesus.
Um Santo dia a todas
Deus nos abençoe








Um comentário:

Anônimo disse...

MMMMMMMMMMãããeeeeeeeeeeeee faz pudinho de leite moçaaaaaaaa bjs te amo!!!!!