sábado, 19 de março de 2011

«♥» O SIM DE JOSÉ PROTEGE O SIM DE MARIA «♥»

também nesta data comemoramos Apolônio e Quintila
19 de março dia de São José

Maria antes de casar, com José, estava grávida, o noivo naquela época levava a esposa, para a casa e    depois vinha o casamento.
Por José ser justo, quando viu que maria estava grávida, não a denunciou e em segredo foi embora.
O Anjo lhe falou, olha José o que você vê em maria, é ação do Espírito Santo, o nome na criança quem vai dar é você e será Jesus.
O Sim de José acompanha e protege  Sim de Maria, ele acolhendo Maria, se torna Pai e protetor da Sagrada Família.
Mas pouquíssimo é muito, a Bíblia fala muito pouco de Maria e de José, mas fala algo importante José é justo, isto significa muito, no silêncio era uma profecia referida a José,
José o padroeiro universal da Igreja, também protetor de todas as famílias e modelo de operário.


Jesus com uma família
Quando Maria repreendeu Jesus, porque seu pai estava preocupado, Jesus não nega o valor de seu Pai adotivo, mas deixa claro que seu Pai é um só. O Pai do céu, peçamos a Deus que pela pessoa humilde e respeitosa de São José, que escolhestes para ser  protetor de Jesus na terra, que ele também seja o protetor de todas as famílias e de nossa casas. Amém.
ver +  Lc 2,41-51 e Mt 1,16.18-21.24

SÃO JOSÉ
ROGAI POR NÓS

A crença em São José



No nordeste brasileiro a crença em São José, aumenta a cada ano,o povo nordestino é  um povo de fé
A crença dos mais velhos afirmava: “Se não chover no dia de São José (19/03), o inverno é perdido, não chove mais”. ? A tão esperada chuva de inverno,  sempre chega Para os infiéis é mera coincidência, para os religiosos e devotos do santo foi quase um milagre.

O Santo é Esposo da Virgem Maria e padrasto de Jesus e é descrito com um homem justo, por isso tanta devoção a ele. A crença é antiga e vem sendo passada de geração a geração. Os agricultores de hoje em dia ainda apostam na crença popular que se chover em dia de São José o inverno garante a fartura.
O ano   de 2010 Um dia antes de São José a chuva já dava indícios que iria cair, as crenças só aumentavam. Exatamente no dia de Santo o cenário mudou radicalmente, o sol escaldante foi trocado por nuvens cinza e carregadas que deixaram o dia mais lento e monótono, porém muito mais agradável.

É fato que a colheita já estava quase toda perdida, mas pelo menos as chuvas renovaram as esperanças dos agricultores, pois alem das plantações tem os animais que precisam da chuva para sobreviver. Mas não foram só os agricultores que ficaram felizes com a mudança no clima, a alegria foi geral, a baixa umidade do ar e o calor insuportável estavam preocupando e tirando o sono de todos, literalmente.

Mas fazer o quê? Se essa é a saga do povo nordestino !

                                                

“Choveu no dia de São José
Pedra de sal derreteu
Vou fazer minha fogueira
Na ciência do meu povo nordestino
Desde que eu era menino
Aprendi com a natureza
Na experiência que só se faz nesse mês
No dezenove do três
Eu já sei se tem colheita.”

Nenhum comentário: