quinta-feira, 17 de março de 2011

Se eu fosse a Terra, abrigaria milhões de seres vivos

Se eu fosse a Terra, abrigaria milhões de seres vivos

LUISA MASSARANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Ilustrações Mariana Massarani
Para uma pessoa desavisada, a Terra pode parecer "quietinha". Mas a verdade é bem outra.
As placas que formam a crosta (tipo uma casca) da Terra estão sempre em movimento e os continentes, que estão em cima dessa crosta, também se movem o tempo todo, bem devagar.
Os ventos, as chuvas, o Sol, as águas dos rios e dos oceanos e os vulcões, entre outros, estão em ação constante fazendo com que a "cara" da Terra mude sempre.
Não dá para a gente perceber muitas dessas mudanças: elas serão notadas daqui a muitos e muitos anos, quando nem seus netos estarão mais por aqui.
A Terra é como um grão de poeira dentro de um Universo muito, muito grande. Ela se move em altíssima velocidade em volta do Sol (108 mil quilômetros por hora). Para você ter uma ideia, um carro em alta velocidade anda a uns 100 quilômetros por hora.
E tem mais: o Sol (com todos os planetas) se desloca a 900 mil quilômetros por hora em relação ao centro de nossa galáxia, a Via Láctea. Esta, por sua vez, move-se ainda mais velozmente no espaço...
Assim, todos nós estamos nos movendo rapidamente pelo espaço em cima desse "grão de poeira". Já imaginou quanto já nos movemos desde que você começou a ler esta reportagem? Você já foi longe!
"Pegando fogo"
Por dentro, a Terra está "pegando fogo": a temperatura chega a mais de 4.000ºC. Imagine, um dia de verão com um calor de louco chega ao máximo a 40ºC. Conseguiu imaginar? Nem eu!
Viagem ao centro da Terra
A distância entre pontos extremos da superfície da Terra, passando pelo seu centro, é de cerca de 12.700 quilômetros, mais ou menos 32 vezes a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Túnel até o Japão
Se houvesse um túnel que passasse pelo centro da Terra e você caísse nele, gastaria só uns 45 minutos para chegar do outro lado (no Japão, por exemplo). Mas não chegaria vivo por causa das altas temperaturas no interior da Terra.
Mais água que terra
A Terra tem em sua superfície dois terços de água e só um terço de terra. Então, devia se chamar Planeta Água, né?
Daqui a milhões de anos
A Terra é o único planeta em que se sabe existir vida. Espera-se que o planeta seja capaz de continuar abrigando a vida por centenas de milhões de anos. Mas isso vai depender também de nós, humanos, agirmos para a preservação da vida.

Nenhum comentário: