sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sexta-feira do Sagrado Coração de Jesus


Santa Missa, em que celebramos o Sagrado Coração de Jesus, na Paróquia, nesta sexta feira dia 15 de junho de 2012, outono brasileiro, com temperatura agradável.
Celebrante Pe. Moutinho, co-celebrada pelo Diácono Valter
  1. Primeira leitura - Os 11,1.3-4.8c-9
  2. Segunda leitura - Ef 3,8-12.14-19
  3. Salmo - Is 12,2-6
  4. Evangelho - Jo 19,31-37




O começo e o crescimento da Igreja são significados pelo sangue e pela água que saíram do lado aberto de Jesus crucificado.” “Pois do lado de Cristo dormindo na Cruz é que nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja.” Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração traspassado de Cristo morto na Cruz.  (Retirado do Site da Comunidade Canção Nova).
Assim sendo, São João nos recorda o momento em que Jesus teve o seu lado transpassado por uma lança, de onde saíram sangue e água. O sangue e a água que saíram pelo corte que a lança causou têm significado tremendo para as nossas vidas. O sangue da redenção, a água da salvação são símbolos do Batismo e da Eucaristia.  Pelo Batismo e pela Eucaristia que brotaram do lado de Cristo, pelo banho da regeneração e pela renovação no Espírito Santo nasceu a santa Igreja.  Assim como do lado de Adão foi formada Eva, sua esposa, Cristo formou a Igreja de seu lado traspassado.     O sangue é sinal de vida, a vida de Jesus que se entregou por nós; a água é sinal do Espírito Santo o qual recebemos no nosso Batismo. É a própria vida de Jesus que agora, como em uma nova criação se derrama sobre  nós. O Batismo e a Eucaristia são sacramentos que nos fazem participantes da vida de Jesus.
Helena 





leia mais >>






















Nenhum comentário: