sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sábado do Imaculado Coração de Maria

Sábado em que celebramos o 
Imaculado Coração de Maria
dia 16 de junho de 2012, 
esta celebração vem logo após celebramos o 
Sagrado Coração de Jesus


Evangelho – Lucas 2, 41-51 

Jesus, com doze anos já pôde nos dar uma lição de vida e abrir os nossos olhos para que não tenhamos uma alma acomodada.   Assim foi que Ele fez ao mundo a primeira revelação da Sua verdadeira missão: “ocupar-se com as coisas do Pai”.    Ele quis mostrar a cada um de nós, que antes de sermos cidadãos (ãs) da terra, nós o somos do céu e, por isso mesmo, temos uma missão que começou desde o momento em que nascemos.  Maria também dá para nós um exemplo de submissão à vontade de Deus quando se quedou diante dos argumentos do seu Filho. Humanamente falando, no seu coração deve ter havido muita inquietação e preocupação, no entanto, por ser ela uma “mulher de Deus”, obediente  e atenta aos sinais do céu, conseguiu guardar “todas estas coisas” confiando em que a vontade do Senhor estivesse acontecendo.   O plano de Deus para a nossa vida está esboçado no mais profundo do nosso ser e, se soubermos “guardar no coração” os sinais que o Espírito Santo nos dá, também poderemos, como Jesus, dizer com autoridade para aquelas pessoas que se admiram com o nosso proceder e nos questionam: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai? Jesus buscou na casa do Pai o conhecimento para alimentar o Seu espírito, por isso, assim como Jesus também precisamos buscar a sabedoria na casa do Pai. A casa do Pai para nós deve ser a Palavra de Deus com os Seus ensinamentos, a vivência dos Seus mandamentos, a submissão  e a obediência à Igreja que se manifesta por meio dos pastores que nos orientam. 
Helena

 Isaías 61, 9-11 – “as vestes da salvação”

O profeta Isaías prenuncia as  características dos descendentes de Deus apregoando que eles serão reconhecidos pela veste da salvação e exultarão de alegria formando um povo abençoado que chamará a atenção de todos. Foi por meio de Maria, a escolhida, que esta profecia se concretizou e a descendência de Deus foi conhecida entre as nações.  Jesus é Filho de Deus e de Maria. Foi Ele quem trouxe para todos nós as vestes da salvação, o manto da justiça e a coroa de glória. A glória e a justiça do Senhor são germinadas diante de todas as nações por todos aqueles que o buscam de coração.  Por isso, aqueles que aceitam vestir-se com esse manto são também reconhecidos como descendentes abençoados por Deus. Assim sendo, nós também, exultamos de alegria no Senhor pela Mulher que, como a terra faz brotar a planta, e o jardim faz germinar a semente, foi o instrumento de Deus para manifestar a Sua justiça e a Sua glória diante de todas as nações.

Helena

Nenhum comentário: