sábado, 21 de abril de 2012

Missa da Acies

                                                               O que vem a ser ACIES

   Dada a importância da devoção à Santíssima Virgem dentro da Legião, os legionários se consagrarão, todos os anos individual e coletivamente a Nossa Senhora, no dia 25 de março ou em outro dia conveniente, nas proximidades desta data, numa cerimônia que tem o nome de Acies.
Esta palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha, designa, com razão, a cerimônia em que legionários, como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal. Contrasta, além disso, com Praesidium, que apresenta a Legião, não em formação de combate, mas espalhada em várias seções, ocupadas cada qual no seu próprio trabalho.
    A Acies é a grande solenidade do ano, a festa centrar da Legião. Insista-se, pois, com cada legionário, sobre a importantíssima obrigação de a ela assistir. A idéia centrar, sobre a qual tudo na Legião se sustenta, é o trabalho em união e sob a dependência de Maria, sua Rainha. A Acies é a solene declaração desta união e dependência, a renovação - individual e coletiva - do compromisso de fidelidade da Legião. Por isso, todo o legionário que, podendo assistir, não o faz, tem pouco ou nenhum espírito da Legião. Não vale a pena ter tais membros. (...) (trecho retirado do Manual da Legião de Maria, p. 170)

RELAÇÃO DOS PRAESIDIA (PRAESIDIUM)  DA CURIA NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ

1. o núcleo de Membros Ativos da Legião de Maria chama-se Praesidium. Esta palavra latina indicava um destacamento da Legião Romana incumbido de determinada tarefa: um setor da linha de batalha, uma praça forte, uma guarnição. Conseqüentemente, o termo Praesidium é aplicado, com a máxima razão, à unidade orgânica da Legião de Maria.
           2. Cada Praesidium adota como nome um título de Nossa Senhora, por exemplo; "Nossa Senhora da Misericórdia", ou o de um dos seus privilégios, como "Imaculada Conceição", ou, finalmente, o de algum acontecimento da sua vida, p. ex. "A Visitação".
           Feliz o Bispo que vier a ter na sua Diocese, Praesidia suficientes para formar um Ladainha viva de Maria!
  1.  Nossa Senhora da Anunciação - Paróquia Santa Luzia ( Jd. Nordeste)
  2.  Nossa Senhora de Guadalupe- Comunidade Nossa Senhora da Ajuda ( Paróquia Santo Antonio      da Vila Ré)
  3.  Nossa Senhora da Liberdade- Paróquia Santo Antonio de Vila Ré
  4.  Nossa Senhora de Montevirgem- Paróquia Nossa Senhora de Monte Virgine e São Luiz Gonzaga
  5.  Mãe do Divino Amor - Comunidade São João Batista ( Jd. Nordeste) Paróquia Santa Luzia
  6.  Mãe Maria da Igreja - Comunidade Santo Expedito de Vila Ré
  7.  Rainha dos Mártires - Comunidade Nossa Senhora de Fátima Paróquia Santa Ana
  8.  Rainha das Virgens -  Paróquia Nossa Senhora Aparecida Vila Granada.
Nesta Santa Missa ouvimos as leituras :

  1. Primeira leitura - At 3,13-15.17-19
  2. Segunda leitura - 1Jo 2,1-5a
  3. Salmo - Sl 4
  4. Evangelho - Lc 24,35-48




O Padre João nos exortou, a ouvir Deus....

Ouvir Deus, e ouvindo Deus ,vivendo cada dia, é um grande desafio do sim de todos aqueles que tem Maria  como testemunho, ser do movimento mariano, está relacionado com a vida de uma jovem que disse sim ao projeto de Deus, neste 21 de abril de 2012, como eu cristão católico mariano, como a figura de Maria resplandece com um sim concreto hoje
E ai vem a palavra de Deus nesta tarde  de outono muito bonita, e assim aceitando um convite, para estarmos presentes.  
Aqueles que participam da direção espiritual mais de 80 % faltam, por vários motivos eu sempre chamo e exorto neste 08 anos  de Diretor espiritual , desta Maria bíblica com centenas  de títulos na história humana, hoje no passado, e se, tivermos Fé no futuro .   
Essa figura, que caminhou por seres humanos.
Como seu testemunho é para mim presença de Deus força de Deus na minha vida e minha caminhada, Nós  ao termos este amor maternal de Maria,  nós não  nos apegarmos só na representação que achamos mais agradável de Maria , Eu como Diretor espiritual desta caminhada mariana , nesta figura da Maria bíblica porque me revisto de um consenso cristão , sou devoto sou legionário , mas tenho esta Fé com razão,
Eu  creio acredito e parto do consenso do mundo cristão que é  a mulher da Bíblia, que é aquela que na voz de Deus pelo anjo diz seu sim.
Fazendo esta experiência ,somos capazes de não só cantar o refrão do salmo 4, mas de sermos luz na nossa paz, no nosso sorriso, na nossa pessoa, na visita aos doentes, nos nossos contatos com nossos padres nas comunidades, ser mariano é brilhar na face um amor igual ao semelhante que a jovem Maria bíblica tinha.
É  isso, que é nosso crescimento na fé, porque  a luz de Deus é sempre luz que embriaga o outro quando vem de dentro de  nosso coração( o salmista canta isso : Sobre nós Senhor fazei brilhar a luz da vossa face).
Como então a luz de Deus não brilha em minha face?
Quando ouvimos as outras três leituras, eu não sou capaz de me converter ao amor de Deus ao sim de Deus fala atos na 1 leitura Pedro quando, vai dizendo o que aconteceu com Jesus, mas Deus  o ressuscitou , esse Jesus é um Deus de nossos antepassados um servo, isso tudo vem ao encontro de João na 1 carta, nos dirige como Jesus fala,” FILHINHOS”  aqueles que são  marianos, penso eu  ter no coração uma doçura na sua caminhada de igreja de família de vivência entre os seus na legião  assim vocês vão ter esta fala que João começa meus ” Filhinhos “, todas as passagens das duas leituras, vem dizer que o perdão  ir ao encontro de Deus, não tem a nossa  luz brilhando na face na terra sendo legionário ou não ,
O Evangelho nos mostra um Jesus glorificado mas eles não acreditam,  Dê me algo para comer e ele come, ai eles  tem a certeza de um vivo, porque só os vivos comem.
Tudo isso vem para sermos testemunhas, com uma linha mariana, que nos propõe o fundador da legião, um exército, para batalhar nas trevas com a luz de Deus.
Ao renovar nosso amor Mariano, nossa fidelidade à Legião de Maria, possamos lembrar sempre de que Maria nos pede “ Fazei tudo o que ele vos manda” e Jesus nos manda neste dia neste contexto a testemunhar em dois ambientes hostis, no meu coração e no coração da minha família.  É  algo desafiador, porque o  meu coração e da minha família tem todos dia, eu vou visitar um enfermo não todo dia, posso ter um enfermo de segunda a segunda mas não é  o mesmo enfermo,mas o meu coração está todo dia comigo  e minha família também.
Sede testemunhas, só sendo testemunhas nós somos capazes de ver o tamanho da luz de Deus brilhando na face da nossa vida e do nosso mundo pessoal  . 
Que Deus os ilumine, vocês que vão voltar para casa lembrem-se  sempre de Maria, obediente à palavra de Deus, mas ativa no crescimento da Fé. Esta é Nossa Senhora. Maria que nos amamos e admiramos e no nosso amor cultuamos.





Add caption





















Nenhum comentário: