domingo, 4 de março de 2012

" Pegue sua cruz e siga-me "

Doze dias já se passaram, desde a quarta de cinzas, até o dia de hoje ,no Evangelho de Marcos 9,2-10  vamos encontrar Jesus mostrando à  aqueles apóstolos, que Ele não é mais um profeta um mestre a mais , em Israel , ou Elias que tinha voltado, e os que  até diziam que ele é João Batista , mais o próprio  Deus ali no meio deles ,ele convida aqueles três.Nós seres humanos, na tristeza no sofrimento nem sempre  somos solidários.Pedro estava ali na alegria, tomou a palavra e disse: vamos fazer três tendas ,
Judeus festejam o Sucot frente ao Muro das Lamentações- canção nova.
o profeta Zacarias , diz que tem um  significado simbólico que todos os homens estavam nestas tendas rodeados com Deus , os judeus tem a festa das tendas, mas Pedro não quer que aquele momento de glória passe, como um feriado que passa rápido, e as horas felizes voam,  e muitas vezes no hospital esperando uma cirurgia  e num velório ou diante da doença,  como as horas se arrastam, parece que o sofrimento se prolonga, tanto que estes três apóstolos  são chamados por Jesus a rezarem no horto das oliveiras, mas eles dormem, não rezam, com Jesus, estão cansados, para nós tem um significado muito importante, já vimos vários quadros de Jesus da via sacra, acredito que em todas as igrejas tem Jesus carregando a cruz. Jesus falou que aquele que quer ser meu discípulo, pegue a sua cruz e siga-me.



 Mas ao mesmo tempo Ele diz: eu não sou Deus dos mortos, eu sou Deus dos vivos, a transfiguração  vai criar em nos esse significado de uma vida ,este Cristo crucificado  que não parou na cruz, e nos temos de refletir, como cristão será que nossa religião , quando muitas vezes que vamos falar de Jesus, damos um acento demasiado ao sofrimento, a cruz e  deixamos passar a Ressurreição desapercebido, quantas vezes falta em nós  o sorriso, mostrar o que são Paulo diz, “ a alegria da fé “ e nós temos a tendência  daquilo que é de Deus, criar um peso, para nós nesse sentido da transfiguração. Temos  momentos difíceis  as pessoas nos vêem  mais de bem com a vida ou de mal com a vida?
Qual a nossa característica  principal ?, como nos colocamos ?, faz parte de nossa historia termos momentos difíceis, mas se de janeiro  a dezembro, estamos sempre resmungando, não ter um momento de alegria  “como vou acreditar  num Cristo ressuscitado se aqueles que falam da ressurreição  não conseguem deixar transparecer a alegria da fé ", já disse um filósofo. Não conseguem transparecer o sentido da própria vida, no Evangelho, Marcos nos diz que as suas roupas, ficaram brilhantes e tão brancas, que nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar, o simbolismo dessa cor, que o apocalipse nos dirá  mais tarde , de uma grande multidão de vestes brancas de todas as partes do mundo voltando exatamente ao significado  das estrelas do céu e da areia do mar, este tempo da Quaresma  nos leva a tirar um” raio  X "de nossa vida espiritual .
O  tempo do advento nos fala das festas da esperança.


E nesse tempo da quaresma é para olharmos para nós mesmos para nos prepararmos para a maior festa cristã que é a Ressurreição Ele  quer que olhemos para dentro de nós mesmo, e não caçar defeitos nos outros, você que está fazendo penitência passe perfume e faça uma cara bonita, nos começamos a quaresma com esse sentido,  para este esse tempo a cor roxa
Mas tomemos cuidado com as “magoinhas”,  sê virarem pedrinhas vão  se calcificando, e o tempo as  torne um calo, não no nosso corpo mas na nossa alma.
O Evangelho de Marcos no leva a rever nosso dia a dia, a nossa vida, a nossa alegria da fé, e de um Deus permanentemente do meio de nós

Que tenhamos esse sentido de um  Deus permanente em nosso meio.

Meg//

Nenhum comentário: