segunda-feira, 19 de março de 2012

Missa celebrativa de São José

Boa noite !
Transcrevo aqui, a bonita homilía do Padre João, dissertando com palavras simples São José, que na situação de marido de Maria e pai adotivo de Jesus, assume a Sagrada Família, um homem humilde uma pessoa muito respeitosa. São José o protetor de Jesus aqui  na terra.




A palavra de Deus é sempre um convite para nossa vida, para nossa caminhada, hoje a Igreja nos propõe, neste período quaresmal, a olhar a figura de José.
José é uma figura do segundo testamento, que não tem voz, não  fala nada na bíblia, mas escuta,  geralmente no nosso dia a dia poucas  vezes  fazemos a atitude de ouvir e  de também  ouvir Deus. Jose, faz uma coisa muito interessante atual, para as pessoas que fazem papel de José nas famílias, José dentro da historia  de Maria e de  Jesus , José é aquele, que alem de dar o teto, de fugir para o Egito  e de escutar Deus , também com seu trabalho mantém a alimentação e dignidade da família .Na narrativa de Mateus , era costume naquela época, a jovem era dada em casamento, Jose tinha um oficio trabalhava com madeira tinha uma idade mais avançada do que Maria,uma adolescente, ela esta na puberdade , não convivia com ele ,mas José faz a experiência  de sofrer com a noticia de que Maria esta grávida e ele também tem certeza de que não é o pai,, uma situação critica ele será desonrado,e vai ter que assumir essa posição  pois não chegou no segundo momento do seu casamento, mas se ele diz que não é o pai,  Maria poderia ser apedrejada,por infidelidade . E José esta neste grande dilema nessa grande preocupação, e vem a igreja mostrando a figura de José pai e Jose mãe , daquele que gerencia as dificuldades da família , Mateus coloca para nós os detalhes quem não  percebemos, o seu coração esta inquieto, pensando e disse que o anjo do senhor falou com ele, mas no final diz que isso era um sonho, então  José dentro das suas preocupações e angustias acaba dormindo, quantas noites ele ficou nesta angustia nesse sofrimento.
Nestes tempos modernos José, não quer dizer que é o pai ou a mãe , às a vezes  é o avo a avó, que está fazendo a coluna da família, que perde o sono que fica angustiado com todas  a problemática da família .A narrativa diz Deus fala a ele  “não tenhas medo”, eu sempre vejo são José como aquele que confia plenamente acredita plenamente  que aquele sonho é de Deus o José da família é aquele(a) que confia que tem o sonho da família que caminha em paz que se respeita, que tem a capacidade de enfrentar juntos as adversidades da vida, inclusive a morte, a família  católica  credita a são José o padroeiro da família, para lermos nas entrelinhas do evangelho,  da Biblia , dentro do contexto atual e assim a igreja abraça e são Jose abraçou.Na Bíblia não fala do fim do José, se ficou doente ou desempregado, quando ele aparece já segue um Cristo com sua vida publica. Termino ao celebramos José com o menino Jesus no colo, colocando as nossas famílias, com suas adversidades e dores e também  as alegrias, encontrando dentro desse testemunho de são José que  vence o medo  porque deixa ressoar dentro dele a voz de Deus.Deixe Deus ressoar na sua na nossa alma, no nosso coração aproveite este momento litúrgico celebrativo  para ouvir o Anjo de Deus falando, o ressoar da voz de Deus na nossa vida, o ressoar como diz a 2 leitura de ressurreição, caminhamos para a páscoa  de vida eterna,  de encontramos um dia com Deus, e aqueles que nos amamos ,no céu, e para isso nos rezamos todas as segundas-feiras, relembrando as pessoas que talvez foram Josés nas nossas vidas nas nossas famílias.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja Louvado.

Nenhum comentário: