domingo, 11 de setembro de 2011

*♥* REFLEXÃO DESTE 2º DOMINGO DO MÊS DE SETEMBRO *♥*


 Domingo dia 11 de setembro de 2011
vigésima quarta semana do do tempo comum
l Leitura ( Eclo 27, 33 -28,9)
Salmo 102
II Leitura ( Romanos 14,7-9 )
Evangelho Mateus 18,21-35.


 Vamos nos encharcar da  palavra de Deus
palavra fértil.


 REFLEXÃO PESSOAL
A 1 leitura nos coloca  diante de situações de  muito tempo ou séculos, a vingança o ódio a mágoa, aliás a única  oração “ Perdoai as nossas ofensas, assim como nos perdoamos aqueles que nos tem  ofendido”,  são só palavras que saem  de nossa boca ? ou perdoamos de fato e sabemos que esses sentimentos negativos fazem mal ao coração, hoje a ciencia associa sentimentos negativos com doenças como a depressão ,
como a musica diz , que ninguém , vá dormir sem ter pedido o perdão  ou sem dar o perdão.




Na 2 leitura  Paulo    vai dizer que nossa vida neste dom da vida  entramos,  poderíamos  falar,  entramos  na vida sem sermos convidados como diz o autor ,  aparecemos,  nossos pais nos trouxeram a vida, mas também partimos desta vida , querendo ficar um pouco mais , mas sabemos que temos a moradia no  reino céu.





 
 Na leitura do Evangelho,   o sentido do perdão e muitas vezes esquecemos a parte final do evangelho
Perdoar  não significa  ficar de braços cruzados  vendo a injustiça  acontecer  em nossa volta, aqueles que souberam   que o patrão tinha perdoado  uma grande divida que em números significa  que você  não  tem como pagar, que é o dom da vida.Não    temos como pagar  a vida esse dom que recebemos de Deus . E aquele homem não  consegue perdoar fragmentos do outro a comunidade  não fica de braços cruzados, não ficam olhando e dizendo que  pena ! a comunidade  foi ao senhor e pediu ,intercede por aquele  injustiçado,  ai sim encontramos  a imagem de Deus, de Deus  irritado  contra a injustiça ,e diz,  que aquela pessoa vai pagar tudo o que devia de uma forma bem forte.
 Nos  ouvimos Jesus responder a pergunta de Pedro, Perdoar ate  sete vezes,  sete queria  dizer muitas vezes o numero   sete quer dizer totalidade , 
quando Jesus  diz :
70 X  7  vezes  quer dizer sempre
Não  precisamos  ir muito  hoje dia 11 de setembro, naquele dia terrível  para a humanidade, nem precisa tanto, de um ano para cá já não pecamos mais de 7 vezes com as  pessoas que estão a nossa volta ou  poderia perguntar ? SETENTA VEZES SETE ,  SIGNIFICA A VIDA TODA .





























Nenhum comentário: