domingo, 4 de setembro de 2011

1º domingo do mês de setembro na Paróquia

Missa do 23 º domingo comum
celebrante Pe. João Moutinho
domingo dia 04 de setembro de 2011
um dia agradável, inverno brasileiro

Onde o Padre João  nos exortou a  fazermos  
um esforço para ter o olhar de Deus, 
nas situações  que estão  próximas  
ao nosso alcance  e podemos contribuir . 
Leia um trecho da bonita homilía do Pe. João
 neste 1º domingo de setembro dedicado à
 Biblia.



1 lei  Ex 33, 7-9
A Liturgia do 23 º domingo, requer um olhar carinhoso para si próprio e para a situação do ímpio,  na 1 leitura 2 momentos distintos “ Logo que ouvires alguma palavra de minha boca, tu os deves advertir em meu nome. Se eu disser ao ímpio que ele vai morrer , e tu não lhe falares.. o ímpio vai morrer por sua culpa , e eu te pedirei conta  de sua morte”  o ímpio morre nas duas situações  mas D eus faz uma diferença, se ímpio morrer ele  tem culpa no sangue do ímpio  , se o profeta diz para  o ímpio  para ele se converter, mas o ímpio morre o profeta se salva , este fato se dá no exílio  Babilonia, quando a leitura começa assim Deus te constituiu  como sentinela da cidade...é uma  fala teológica... Deus está  dizendo para ser ele ser  vigia na questão  fidelidade à  palavra,  mesmo no exílio onde parece que tudo tinha se perdido.   
Salmo 94 Não fechei o coração
No  Salmo  ouvimos, “ Oxalá ouvísseis hoje a sua voz “ Ouvir a voz de Deus,. Não ontem nem tampouco amanha   mas hoje a cada dia, para ouvir requer 2 requisitos   1 uma audição  que o som chegue a audição o "ouvido"  mas sem a audição e o som é  ruim, o som não chega ao ouvido, ouvir deus com o coração ,  mas no nosso coração tem tanto barulho, o barulho da  violência  da enfermidade ... a um outro item  ainda maior a morte se amamos , a pessoa morre,  a morte ela parece que nos deixa surdos,  explodiu uma bomba dentro do meu coração, passamos  a não ouvir muito o mundo vão passando o dia e a explosão de realidade que somos finitos, vamos percebendo que a vida continua . ouvir Deus requer  que retiremos todos os ruídos,  ouvindo  Deus entendemos por que Paulo   disse no fim da 2º   leitura   
2 lei  Rm 13, 8-10
  “ Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. O Amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da lei. - Quando nós chegamos a este ponto, e porque Deus fala nitidamente  dentro da sua Audição  coração, e você  consegue ouvir, e ouvindo você  consegue seguir adiante. No Evangelho
Evangelho Mateus 18, 15-20
 
todas as leituras se encaixam fala algo interessante, mas para entender esse evangelho  vamos a outro momento do profeta “ Cristo foi ao encontro dos pecados do fariseus,  daquela mulher de vida fácil  foi ao encontro do publicano , dos  pecadores  que haviam cometido varias  injustiças , hoje a palavra nos propõe  3 momentos ,  Jesus  1 momento  está dizendo alguém esta na iniqüidade ,está  fora da caminhada de vida de igreja, vá ao particular e fale com esta pessoa se ela se converter  você ganhou esta pessoa para o Reino de Deus , para a vivencia   de comunidade, se ele não te ouviu chama duas ou mais testemunhas e juntas fale com esta pessoa,se  ela não te ouviu  comunique a igreja se mesmo a igreja ela não  ouviu seja tratada como pecador ou pagão  . Hoje em dia quando  incluimos é porque  nos amamos , nos envolvemos, na família , na  sexta feira  da paixão  a uma passagem bonita , Pilatos lava a mão e diz : não  tenho culpa do sangue desse homem, e segue a historia  que sabemos. Deus fala a Ezequiel “ que ele  tem culpa se ele não se envolver ”, dá a chance de ele voltar a vida em comunidade, deixo para vocês este tema,  de hoje atual, somos  convidados a olhar a nossa caminhada de vida de sociedade  a acreditar em Cristo na ação de Deus na nossa vida que Deus nos dê  esta graça de saber,  que somos finitos que somos aquele (a), que devem anunciar,  viver e buscar a palavra de Deus, a força para a caminhada  não  é  fácil ,  vamos fazer um esforço para ter o olhar de Deus, nas situações  que estão  próximo ao nosso alcance  e podemos contribuir.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja Louvado.






Nenhum comentário: