domingo, 25 de setembro de 2011

*♥* Batizado na Paróquia *♥*



  Boa tarde,
Neste domingo 25 de setembro de 2011, primavera no Brasil, mais com cara de inverno, aqui na Paróquia, foram batizadas  4  crianças, 
Nicoly
Isabela
Ivan
Heitor
as Ministras Augusta e Dayse assessoraram o Padre.
 
Leia a bonita Homilía do Pe. João Moutinho   e também uma estorinha, contada por ele muito verdadeira.

 
O Padre João Moutinho celebrante dos Batizados  começou assim :
Para você vir à igreja teve vários sinais de trânsito no chão nos postes, para chegar até  aqui. Nós católicos temos o sinal de cristãos católicos ,  o sinal da cruz gloriosa de Jesus , no batismo recebemos o sinal, quem passa esse sinal para quem vai ser batizado ? O padre os pais e os padrinhos na fronte das crianças o sinal da cruz . 
Evangelho Marcos cap.16, 15 -16- 19- 20
Onde o Padre João Moutinho fez a homilia a seguir:
- Este momento é  o momento muito difícil porque  é  o momento de  falar para as crianças que  vão ser batizadas, mas passando pelo coração dos adultos pois  as crianças não  vão entender  o que está acontecendo aqui agora mas os adultos convidados  parentes  familiares pais e padrinhos,compreendem  . E   a palavra de Deus é  direcionada a eles a mim a você, o contexto do Evangelho  é  que Jesus já ressuscitou , Jesus já apareceu aos onze  não há mais o Judas , é o finalzinho do cap. Do  evangelho  de Marcos,  e Jesus pede  à  Igreja,  aos onze que ele  os deixa. Ao subir,  ao céu na sua ascensão  é que nós   cremos que  eles possam batizar e  possam  fazer que a Igreja e a salvação  aconteça. Sempre digo no batismo, a celebração é uma exortação ao meu batismo,  já fiz em outros momentos uma pergunta pessoal, diz a data do seu batismo mês e ano , certamente  alguns acertariam , mas a  grande maioria  iria errar, a grande maioria dos católicos   desacreditamos  o batismo , fica um evento isolado crescemos e não lembramos o padrinho a família , quando lembramos do batismo  quando?  Quando  vamos casar  ou sermos padrinhos , porque  devem ser batizados ,  isso não deveria ser assim, porque  o batismo é nosso DNA , se fossemos dizer que o batismo seria   um RG  poderia  ser :- mas o DNA é  mais,  que me faz ser da Igreja ser de Jesus , o Pe , comentou que tem um irmão de outra religião, que tem o batismo como o DNA eles falam na sua familia    do batismo com muita ênfase, em todos os tempos. Nós católicos  corremos o risco de deixar o  batismo no esquecimento,  não deve ser com essa geração Y, estes irmãos  que eu perguntei o nome  quando eles estiverem em 2031 com 20 anos,  será  outro contexto , outra historia  será que eles vão ter a mesma vitalidade dos batizados de hoje pode ser que não, para isso a Igreja conta com três  pessoas  fundamentais  a mãe e os pais  os padrinhos  e os pais, uma coisa muito simples não tem complicação,  com presença fazer o batismo deles ser presente, se  hoje 25 de setembro de 2012,  você chegar e dizer hoje é  aniversario de vida de meu afilhado, todo dia na agenda do coração ele faz parte, você  se faz presente na vida dele,  e faz festa ele  vai saber  que neste dia 25 de setembro de 2011 foi o dia que   ele nasceu na Fé  foi o dia dele ( a ) o dia que  se tornou cristão  católico , e tem que fazer isso antes de eles chegarem na puberdade creio eu ,   porque  eles  com 15  ou 16  anos o padrinho não vai acrescentar muito na vida deles se começar lá , mas se começar  agora , vocês presentes aqui  no batismo são testemunhas qualificadas ,  se fizer isso vai ser diferente, como seria bom se aqui na Igreja se falasse assim padre, já estou com idade ,mas o  meu padrinho e madrinha  sempre lembraram  do meu batismo eu sempre passei o dia com eles  sei  a data.  Mas você padrinhos e madrinhas  são de uma nova geração , em 2031 eles serão adultos, e vão cumprir a missão do batismo por que  batismo e um só uma vez só.

Que vocês façam do Batismo uma vivencia  e não uma formalidade.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para Sempre Seja Louvado


 O Pe contou uma historinha , perguntou o nome de uma pessoa que se chamava Margareth,( ai ele aproveitou o nome e fez a propaganda do blog, mas brincadeira à parte) .Então no passado   por volta de  1911 no dia 25 de setembro , lá  pelo centro da cidade,  encontramos uma pessoa e perguntamos como está a Margareth, a pessoa responde, nunca mais vi a Margareth, e a pessoa diz a Margareth está com a vela na mão, amanhã  a gente se encontra pelo torpedo , MSN ou outro meios e perguntamos como está a Margareth, nunca mais há vi,  a Margareth  muito ruim está na UTI. A vela nas mãos era de verdade.  No passado tínhamos  dignidade de morrer, morrer com a família em 1911 a gente morria com a família, a vela  do batismo aqui em São Paulo  era guardada mais que o testamento  e toda  a família   sabia onde estava a vela do idoso, a vela do seu batismo, quando  ficava enfermo e muito ruim, sempre alguém  ficava pastorando, que a pessoa não podia morrer sem a luz, e  acendia e colocava a vela na mão do enfermo e a pessoa morria com a vela na mão. Hoje não podemos ir em UTI para acender uma vela.
A vela pode ser usada quando eles ( as crianças)  estiveram com uma enfermidade ou  casar ou fazer  uma  coisa difícil na vida,  pais  e padrinhos , acendam a vela e façam uma oração e apague a vela e  guarde ela simboliza a chama e todo sinal de hoje não é  mais uma vela comum é  uma vela do batismo dele.
Onde está  a vela  do batismo de vocês você sabe onde está a sua vela ?
( não vai dizer que limpou o ferro brincou )
Não é só para guardar é para acender.
 Amém

HOJE ESTOU POSTANDO AS FOTOS, O SLIDE QUE COSTUMO USAR ESTÁ FORA DO AR, ASSIM QUE TUDO ESTIVER PROVIDENCIADO  POSTO OS SLIDES. OBRIGADA 













































































































Nenhum comentário: