terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Quarta-feira de cinzas na Igreja Santo Expedito




dia 22 de fevereiro de 2012 Quarta-feira de cinzas
Dia de Jejum e abstinência


Primeira Leitura Joel 2,12-18
Salmo Responsorial 50 (51)
Segunda Leitura 2 Cor 5,20-6,2
Evangelho Mateus 6,1-6.16-18


Leia a homilía do Padre João, nesta quarta- feira de Cinzas.


Somos pó, mas em Cristo somos vida Eterna.

Deus sempre nos convida, o salmo 50 canta com muita confiança na presença de Deus, o ser humano, a igreja sempre o acolhe para este momento  da  quaresma , e o salmista  ele confia plenamente em Deus ,mas ele confia dizendo  a Deus ,que ele é humano , ele é  miserável  aquele que esta com o pecado sempre à frente que muitas vezes no seu coração tem a vontade de fazer o bem mas pratica o mal, alguém que coloca em Deus a sua confiança e que pede a Deus que retribua ,retorne a sua salvação, o vers.  14 do salmo 50 diz” devolva-me  o jubilo da tua salvação , salve o meu espírito generoso me sustente ....para que os pecadores voltem a ti “quaresma é  um tempo pessoal de voltar a Deus...este é um convite que Paulo faz a comunidade ele diz que é embaixador da paz,  voltar a Deus e reconciliar com Deus é uma expressão de alegria a palavra nos propõe na quaresma este tripé , que somos convidados a passagem do Evangelho Jesus vai  nos mostrando,e eu  falava na acolhida coloque no altar sua motivação nesta missa, Deus nosso Pai , ele está no oculto, sabe a sua intenção seus pedidos, Jesus vai narrar exatamente estes pontos,sobre aquele que vai fazer o  momento de jejum, aquele que vai dar, esmola ,aquele que vai fazer o momento de caridade , o momento oração,Jesus usa este termo hipócritas, na narrativa do evangelho, como eles ficam de pé gritando falando com Deus para que todos vejam que ele estão falando com Deus, isto é uma coisa que acontecia no passado, ninguém grita hoje para Deus ouvir, sabemos que Deus não é surdo,Jesus vai falar isso a tua oração o teu rezar, entra no teu quarto feche a porta porque Deus o vosso pai escuta, um outro momento vai falar do jejum. Nós  neste período  pouco ou quase nada não fazemos,mesmo tendo nossa saúde qualificada para o jejum , é um jejum espiritual um jejum de alguma atividade... esta abstinência , e Jesus diz: faça como alguém que estivesse pronto para a festa,com o rosto lavado  com o corpo perfumado , com a cara cheia de sorriso, e você está fazendo uma experiência  interna do seu jejum da sua abstinência , mas a sua feição é outra é de alegria,mas Jesus diz que não ,eles os hipócritas mostram que estão em jejum, esta divulgação é  para greve de fome, quanto mais gente souber que uma personalidade , está em greve de fome, o mundo ficar sabendo melhor e vai definhando dias e dias.Aqui, não estamos falando de greve de fome ,é um processo de oração,  é uma execução de Fé, e Jesus vai nos falando da nossa mão direita da nossa mão esquerda de forma figurativa, quando fazemos caridade e doação,ou emprestamos algum valor, será que não dá vontade de dizer, olha eu fiz isso..... Jesus  diz, que uma mão não saiba o que outra faz. A  quaresma é um olhar de Deus para sua vida e um olhar seu para Deus, dentro da quaresma o tema que a saúde se difunda sobre a terra, tema fraternidade e saúde . Hoje eu fui visitar, junto com um Ministro  um enfermo no IBCC, e achei muito boas as instalações ,o quarto bom , no meu olhar de leigo.
Quantos irmãos doentes que temos entre a vila Ré e vila Granada, dentro dos seus  apartamentos, mas são tão  poucos que colocam a igreja dentro das enfermidade , sejam os ministros que levam a palavra a Eucaristia, que rezam o terço, o Padre vai visitar, dá a unção dos enfermos, renova os sacramentos, é muito pouco. O que mais me chama atenção nesta campanha da fraternidade, e eu falava que nós devemos chegar no final pelo ao menos com a alma mais sadia, que está campanha vai nos revelar, que nós sociedade católica  no Brasil estamos enfermos ,eu diria que estamos na UTI, aqueles que praticam, são tão poucos e aquele  número imenso ,todos longe de Deus a grande enfermidade, eu penso na humanidade na nossa sociedade, é a enfermidade do Sagrado, se olharmos estes dias de carnaval, nós sociedade, e a nossa enfermidade é estar longe de Deus e quem está longe de Deus,está próxima das trevas, que possamos , nesses 40 dias,  é você é  pessoal,eu  sempre falo isso, neste 8 anos,você tem de dizer, estou de quarenta no isolamento, daquilo que desagrada a Deus, me alimentando daquilo que me fortalece para viver a palavra de Deus, cada um sabe,  o que  tem no seu coração,o  padre não sabe ,Deus sabe, que você tenha coragem de dizer como o salmista, “Senhor tem piedade, ò Meus Deus misericórdia , o meu pecado está sempre à minha frente”...... que Deus nos ilumine que esta santa missa nos alerte,que nós possamos voltar a reconciliar com Deus, olha que diz Joel, olhe a beleza desta palavra ,que diz a palavra de Deus nesta exortação para cada um de nós. Amém
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja Louvado

Nenhum comentário: