quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

"Missa em ação de Graças pela Ordenação Sacerdotal "



1º Leitura Jr. 1,4-10
Salmo Feliz de quem caminha tendo Deus no coração
2º Leitura Hb 5,1-6
Evangelho Jo 15,9-17


Dia 01/02/2012 Missa de Ordenação Sacerdotal do Padre João, "Agradecer é a memória do coração",

Dia 01 fevereiro de 2012, às 20:00 horas.


Você está convidado a participar, juntamente com o Padre João Moutinho e comunidade, da Missa em Ação de Graças pelos 9 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre João Moutinho.
Venha vamos juntos Louvar a Deus, expressar nossos sentimentos de gratidão a Deus , e também, dar os parabéns.
Deus te escolheu, te ungiu , e que Deus continue concedendo-lhe perseverança na fidelidade à Missão a ti confiada.
E Deus nos congrega para celebrar e agradecer .
Homem todo de Deus e Homem todo do povo.

Assim feito, o Pe. João volta de férias e retoma suas atividades normais.

" Jesus começou a ensinar na sinagoga, Muitos que o escutavam admiravam-se e diziam : de onde recebeu ele tudo isso ? Como conseguiu tanta sabedoria ?
Padre João deixo aqui esta mensagem para você, neste dia da sua ordenação, mensagem do próprio Evangelho ( Mc 6,1-6)


Jesus não era um cientista, nem um filósofo, assim falando do nosso jeito cotidiano mesmo, era um homem do povo, de mãos calejadas,  mas era um sábio.
Sabia como viver.
Em primeiro lugar porque era o filho de Deus. Mas também porque era um homem vivido, que com apenas 33 anos absorveu todas a sabedoria de vida de seu povo, e porque tinha purificado essa sabedoria antiga de todas as impurezas e falhas humanas.
Padre João, Jesus veio para ensinar do jeito certo, como também acredito que o Senhor faça o mesmo, em palavras simples, passa-nos a felicidade de ser escolhido e chamado para o seu ministério.
Agradecemos as vossas palavras, todos os dias que nos orientam, e também agradecemos a Graça de Deus de abrir nosso coração para escutar e aceitar.
Livremente nós aceitamos ,Jesus, como caminho para a felicidade, como verdade que nos ilumina, como vida que nos pode fazer felizes.
Sendo assim que Jesus Não permita que deixemos-nos iludir e nos desencaminhar por tantos falsos mestres. 
Amém.


Padre João aceite da Equipe do Blog nosso sincero voto de perseverança na Missão, que sabemos, não é fácil.
Deus o abençoe muito e muito.
Equipe blog.


Homilia do Padre João :



Não vou fazer um discurso, mas digo Deus vos pague, é sempre desafiador nós da Nossa Senhora Aparecida e Santo expedito caminharmos juntos ,mas se estamos aqui com esta chuva ,nesta quarta feira- vencemos o desafio, cada um de vocês venceu o desafio e isto é um milagre, o grande milagre é vencer desafios, persevere, na caminhada e faça milagres na sua vida. Reze  por mim. 
Qual é o grande milagre? é a gente tentar  dizer para o outro que aquele momento que parece de dor de poda de sofrimento, é um fruto de uma alegria  é muito difícil, com irmãos com Igreja com o Padre que  é pastor amigo e muitas vezes inimigo, é alguém que tem de ser administrador e dizer não, muitas coisa eu aprendi, neste 9 anos que  eu, nós humanos somos  cada dia um mistério .Na  caminhada das duas igrejas qdo achamos que esta tudo entendido é um mistério, fazemos um milagre e colocamos na presença de Deus esse milagres na nossa vida. É  o pedido de perdão de hoje de  ontem , que eu fiz ou deixei de fazer e fui omisso. É olhar para Jesus  Para hoje amanhã  e depois e crer, e quando erramos dizer errei , às vezes nem erramos mas na ótica do outro erramos e respeitamos e dizemos errei na sua ótica. Errei  muito nestes 09 anos. Faça a  experiência  de Deus na sua vida. Vocês estão de parabéns que partilharam e se fizeram presente.
Vocês estão vendo no Altar  dois tipos de cachos de uva, mas estão bonitas porque estão juntas, se espalhar todas as uvas ,ficam soltas, o bonito da gente é ver que outro é azedo o outro muito doce ... mas estamos juntos, os 05 padres que ordenaram comigo, estamos todos juntos, todos são diferente de mim,  faça esse milagre ,isso serve para família, não só Igreja .

Hoje 01 de fevereiro de 2012, há mais de 9 anos quando fui ordenado Diácono, a frase  de romanos cap.8 ver. 28 “sabemos que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus,dos que são chamados segundo o seu desígnio”, e a 9 anos atrás, a frase que escolhi era Jeremias cap. 17-7, “ Bendito  o homem que confia em Javé e em Javé deposita sua segurança”, estas foram a duas frases, que eu pessoalmente escolhi para o diaconato  e depois para a vida de sacerdote, o mesmo Jeremias que ouvimos hoje na 1 leitura, pessoalmente, acho a leitura  Jeremias muito bela, ele coloca no seu chamado vocacional como alguém que não sabe falar, o seu primeiro medo “ Mas Senhor eu não sei falar “,  sou muito  jovem e Deus vai formando Jeremias  e vai colocando palavras na boca do Jeremias e  depois no final desta leitura, que Deus, diz “"Eu te constituo, neste dia, sobre as nações e sobre os governos, para arrancar e para destruir, para exterminar e para demolir, para construir e para plantar". ”, Deus fala para  Jeremias, que para plantar e o construir tem um antes o desconstruir o arrancar o destruir para construir. A vida  penso eu ,lembro de imagens neste próximo dia 21 de fevereiro eu faço 08 anos com vocês, vou vendo parece que é o  mesmo 1 de fevereiro do ano passado e retrasado , mas não,  é um novo dia, uma nova quarta feira, somos  convidados  a viver este dia, e vemos na nossa vida de pastoral, lembro da caminhada dos coroinhas que eram crianças e hoje já são adultos . Quando somos convidados a comemorar datas importantes  ,somos convidados a refletir  a vida sempre no presente. E colocar no presente de Deus, esta Graça que Deus nos concede . Hebreus tem uma frase muito bela, “ é capaz de compreensão Por aquele que ignoram e erram, pois ele mesmo esta cercado de fraquezas”. A  vida é cercada de fraquezas ,de Fé de forças físicas, este ano faço 41 anos ,e temos fraqueza, devemos encontrar esta força na palavra de Deus no evangelho . Deus nos convida nos fortalece, esta força encontramos no acreditar, o evangelho nos passa,  a grande força de Deus é a alegria, ser Cirineu  da alegria, é a coisa mais difícil , podemos ate ser Cirineu e carregar a cruz  de alguém, carregar a alegria  da vida Igreja. Quem  caminha comigo sabe que temos de olhar o hoje ,o amanhã se Deus permitir, mas o ontem foi de Deus, muitas vezes na caminhada teve momentos de tristeza, quantos irmãos morreram, mas quantos que nasceram também, este carregar da alegria de Deus ,e nosso olhar o que eu quero, o que eu vou fazer, o que eu estou fazendo, qual é o meu objetivo. Faço  esta pergunta para mim mesmo, o meu objetivo é o paraíso, e as outras coisas da vida, colocamos nas mãos de Deus e peçamos de Deus a benção da prosperidade, benção completa a força para lutar , nos somos convidados a caminhar para o paraíso  , o que eu faço na minha fraqueza na minha miséria. Ano   que vem faço 10 anos de Sacerdote, e vamos tem um bolo maior, gosto muito de bolo, vemos ai o Pe. Gosmel  44 anos de vida de padre,  fora  Dom Fernando celebrou agora dia17 de dezembro 80 anos. Termino dizendo , Jeremias  e Hebreus fala a leitura , e  Jesus fala no Evangelho e respondamos  a  cada dia o que nos queremos?  qual nosso objetivo com Fé, na Bíblia , na devoção de leigo consagrado de batizado de grupos na vida de padre de ministro  o que nos queremos eu quero. Eu quero o paraíso , eu falo para Deus posso até não ir para o céu, mas para onde eu for vou brigar bastante porque eu sempre quis  o paraíso ,
Que  Deus nos ilumine
E  Deus sempre nos encha da sua graça e misericórdia.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para Sempre Seja Louvado















Nenhum comentário: