quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

4º Domingo do Advento na Paróquia

Neste domingo estamos celebrando e vivendo o IV Domingo do Advento
O Evangelho no dia 08 deste mês nós já ouvimos na Festa da Imaculada Conceição
e agora temos a oportunidade de refleti-lo mais uma vez
" O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma vila da Galiléia, chamada Nazaré,a uma Virgem prometida em casamento a um homem chamado José."
e Não faz mal que estamos relendo este Evangelho de novo, porque Lucas embala sempre meus ouvidos, seus textos tem riquezas inesgotáveis.
Havia tantos lugares importantes no mundo, grandes capitais, cidades ricas e belas, o mensageiro de Deus, porém, foi enviado para um canto do mundo, veja como Deus vem até nós, o Mensageiro foi enviado para a Galiléia, região pouco respeitada pelos Judeus, para o povoado de Nazaré. Não era muito antigo, tinha sido fundado por um povo que voltava do exílio; seu nome nem aparece no Antigo Testamento. Até me parece que Deus queria esconder seu filho.
Mas o Pai fez questão que seu filho tivesse uma família, o amor de uma mãe, os cuidados de um homem que o acolhese e lhe desse seu nome.
Queria que seu filho fosse acolhido por um casal, por uma família.


Leia a homilía do Padre João Moutinho, neste último domingo do Advento de 2011, calor primavera brasileira. não está na íntegra.

A Palavra de Deus é sempre  um convite na nossa vida . Hoje ouvimos na 1 leitura 2 Samuel  ,versículos  fragmentados e é  interessante a gente lê o restante do cap. 7 e vemos qual foi a reação de Davi na pratica David tevê a sua vontade o seu desejo de uma certa maneira modificado, o profeta Natã diz “ vai  e faze  tudo o que diz o teu  coração  pois  Senhor Deus esta contigo “..... tanto Davi como o profeta houve uma modificação, na pratica Deus puxou a orelha do profeta qdo ele dá carta branca para Davi construir e naquela mesma noite Deus vem e fala outra coisa para Davi temos a resposta  que Davi  faz então o rei  no vers.  18 entrou na tenda ... diz que David compreende e  agradece a Deus e prosta -se    diante  e faz esta oração muito bonita, muitas vezes ouvimos a liturgia  e as vezes não fazemos a experiência  de ler a bíblia de ler o antes e o depois , e depois que David faz esta exortação e esta mudança, ...  ele concorda e aceita Deus mantem -se  presente na sua vida na sua  casa no seu reinado . E  no salmo cantamos o refrão  “Ó senhor eu cantarei eternamente o vosso amor”, esta  é uma semana pra gente  se encher de Deus ate transbordar e como transborda, ? cantando o amor de Deus mas cante com boa voz ou não Deus quer ouvir vc cantar,  e o   eternamente o amor de Deus  e da sua historia de vida . Talvez passamos daqui  a 15 dias é  1 de janeiro passamos todos este ano que passou sem cantar um cântico , talvez ! por vergonha ou não tenho vontade orar cantando o cântico da Missa , quando eu canto dificilmente o meu pensamento  vai fugir   faça esta experiência  de cantar, cantando fazemos a experiência  da palavra de deus .....  cante o amor de deus somos convidados neste tempo tão especial, terminado o advento, Paulo  escreve a comunidade  de romanos qdo ele diz aquele que tem o poder de confirmar na fidelidade..... Paulo vai falar que só  Deus tem o poder de nos manter fieis e cantar e lembrar a fidelidade do seu batismo da sua  vida , fidelidade essa que temos a coragem de dialogar o Diácono Roberto, proclamou o evangelho e mostra um dialogo uma oração que é uma conversa e acho tão bonito a Maria Santíssima evang. Lucas 1,26-38 . é  como uma pessoa  que dialogou, mas antes o autor sagrado diz quem é o mensageiro a cidade a mulher e a quem ela está prometida e a mensagem.  Maria se assusta e o anjo diz não  tenhas medo, olha temos tantas palavras bonitas para levar para 2012 outra ja no finalzinho , para Deus nada é impossível  e as vezes não colocamos na nossa vida a solução da possibilidade de Deus , mesmo na morte, na enfermidade  na perseguição  , tudo é possível para Deus e há outras frases, eu sempre penso neste Evangelho   que Maria nesta  é uma mulher ativa uma pessoa que disse uma sim sabendo do que se tratava, perguntou tirou a  duvida  não deixou pra lá, mas como eu vou ser mãe não conheço nenhum homem, e anjo vai falar olha Maria já teve um milagre na sua família  Isabel já na  velhice não  podia ter filhos,  e está grávida de 6 meses,  depois ele afirma olha Maria não  fique com medo do que vai acontecer porque  sombra do Espírito Santo  fará esta graça,  falando do filho que vai nascer aquele que é o Santo de Deus. Irmãos perseverem, lembrem de pôr Jesus na sua vida em primeiro lugar ,nós somos tão poucos católicos praticantes pra poder dar um sentido cristão verdadeiro para o natal estamos perdendo eu falo isso a 8  anos,  se vc olhar o natal da sua avó,  bisavó ou mãe , era muito mais cheio de respeito de amor a palavra de Deus, vamos colocando o consumo no lugar de Deus e assim vamos nos distanciado da luz de Deus, e nos aproximando das trevas do homens e das mulheres da nossa sociedade
Que Deus nos ilumine que você sempre se lembre  de Deus presente  e que nada é impossível para Deus. Amém







































































Parabéns ao casal Henrique e Regina pela feliz união conjugal há 40 anos. Deus abençoe


Nenhum comentário: