sábado, 16 de abril de 2011

Bênção de Ramos

Bênção de Ramos

A Bênção de Ramos acontece antes da missa e é parte integrante  da celebração do Domingo de Ramos, que faz memória da entrada triunfal e solene de Jesus em Jerusalém. Isso significa que não se benzem ramos fora da missa.
O primeiro formulário para a Bênçãos de Ramos encontra-se no Sacramentário de Bobbio, do século VIII. Como nem sempre encontravam ramos ou palmas para serem abençoadas, o povo começou a levar ervas aromáticas e flores, de onde surgiu o nome de "Pascha Floridum" (Páscoa das Flores) ou "Dominica Florum" (Domingo das Flores).
Os antigos textos litúrgicos atribuiam aos ramos um sentido simbólico de vida, esperança e vitória de Jesus Cristo. O povo, porém, a partir da Idade Média, sem nenhuma catequese e por motivos supersticiosos, começou a atribuir aos ramos bentos poderes especiais. Para afastar mal-olhado, os ramos bentos eram pendurados na sala da casa; batiam no gado e nos animais domésticos como ramos bantos para afastar doenças e pestes dos animais; em dias de trovoada e granizo, as pessoas queimavam os ramos bentos para afastar o perigo das plantações e das casas. E, para uma proteção total da casa, o costume popular era (e ainda é assim em muitos locais) amarravam os ramos bentos em uma cruz, que deveria ficar ou na sala ou no quarto do casal.
Além destes efeitos protetores, as pessoas atribuíam aos ramos bentos poderes curativos para várias doenças com uma variedade enorme de receitas de chás.
Bênção dos ramos no rito antigo
O rito da bênção dos ramos, anterior ao que temos hoje na liturgia, era composto de uma oração, a leitura da epístola e a proclamação do Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, seguido de orações deprecatórias e um prefácio com o canto do "santo, santo, santo". Para a bênção, usava-se três aspersões e a incensação, com três ductos e três ictos.
Bênção dos ramos no rito atual
O rito atual é muito simples, como era no início, na Liturgia de Roma. O centro da bênção dos ramos está na entrada de Jesus em Jerusalém, que é ritualizada com a procissão dos ramos até a igreja, onde será celebrada a eucaristia.
Significado dos ramos
Os ramos bentos não têm os poderes mágicos, que muitos acreditam. Trata-se de um símbolo da vitória do Reino de Jesus Cristo. Outro sentido muito bonito, que está presente na primeira fórmula da bênção dos ramos é a esperança que também aqueles que levam os ramos bentos nas mãos compreendam-se como caminheiros para a Jerusalém celeste, através de uma vida repleta de boas obras (segunda fórmula da bênção de ramos). Por este valor simbólico, os ramos não devem ser jogados fora depois da procissão, mas devem ser levados para as casas e lá guardados com respeito ou queimados.
As cinzas, que são usadas na quarta-feira de cinzas, são feitas com os ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Um costume que vem deste do século XII
fonte www.catolico.org.liturgia

Um comentário:

JanaMatsumoto disse...

Muito obrigada pelo ensinamento.
Cada vez gosto mais deste blog.