segunda-feira, 11 de abril de 2011

“Vai, de agora em diante não peques mais “.








Já estamos à porta da Páscoa de Jesus  o Evangelho  de hoje nos traz um Jesus calmo, com poucas palavras  : “Vai, de agora em diante não peques mais “.

Não  num passado longínquo , velocidade era sinônimo de carro, carros potentes com sei lá quantos cavalos, de aviões  da era supersônica , hoje mudou o significado, velocidade, é a memória de um computador, velocidade são os pixels de uma maquina fotográfica , velocidade somos nós mesmo, muitas vezes encontramos uma pessoa conhecida , e dizemos nem posso conversar tenho de pegar o cachorro na PET, tenho de levar meu filho no inglês , pegar um exame, ir na natação, numa grande velocidade, conhecida como stress .
O Evangelho de hoje vem bem ao nosso encontro, Jesus ensinava, repetia várias vezes a mesma coisa,  com uma grande paciência, sem pressa, nunca ouvimos dizer que Jesus passou por uma região em grande velocidade, que nem tivesse dado  tempo de fazer curas, e dar ensinamentos  neste Evangelho Jesus escrevia no chão, eu penso que era para dar um tempo.
“” Os escribas e os fariseus trouxeram uma mulher apanhada em adultério. Colocando-a no meio, disseram a Jesus: 4.Mestre, esta mulher foi flagrada cometendo adultério. 5.Moisés, na Lei, nos mandou apedrejar tais mulheres. E tu, que dizes? 6.Eles perguntavam isso para experimentá-lo e ter motivo para acusá-lo. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever no chão, com o dedo. 7.Como insistissem em perguntar, Jesus ergueu-se e disse: Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra! 8.Inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão. 9.Ouvindo isso, foram saindo um por um, a começar pelos mais velhos. Jesus ficou sozinho com a mulher que estava no meio, em pé. 10.Ele levantou-se e disse: Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou? 11.Ela respondeu: Ninguém, Senhor! Jesus, então, lhe disse: Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais.””

Tempo para eles pensarem e foi o que aconteceu, saíram todos, e só ficou Jesus e a mulher, Jesus nos mostra que não  devemos julgar nós  não somos juízes quem julga são as palavras de Jesus que leva a pessoa a uma auto consciência  de si mesmo quando você julga você  determina a  vida dos outros  muitos são condenados pela ignorância  e maldade. Ontem Jesus chorou Jesus  como diz  a oração diz” verdadeiro Deus e verdadeiro  homem  “ e hoje Jesus dá um exemplo  grande, olhamos  para palavras de Jesus como é  necessário  ter calma pensar antes de agirmos olhando o texto  do Evangelho Jesus não  se  precipitou age com sabedoria , e nós  numa época da velocidade,  as atitudes de Jesus   hoje nos chama a atenção , educado pela Virgem  Maria Jesus  olha para os  rostos da pessoas, agachou e começou a escrever  no chão Jesus parou olhou contemplou a situação começou  a escrever,  já lí  que , um comentarista do evangelho de João diz que  Jesus escrevia os pecados dos  fariseus, Jesus é questionado novamente olha pra eles educado  presta atenção no que o outro fala quem de vocês  não tem pecados e depois volta a escrever no chão .  Jesus não  é precipitado é calmo e tranqüilo  , é uma imagem pedagógica Jesus não é  o homem que passou por nós, mas modelo de pessoa equilibrada  ele pensa  para agir , e,  nos como cristãos  somos chamados refletir a pensar , Maria  que  ensinou, educou  Jesus  , nos dê o equilíbrio  e sabedoria para tomarmos atitudes que reflitam o bem para  o próximo e para nós mesmos que Nossa Senhora  nos ensine a ser um bom discípulo  testemunha do reino  de Deus . Amém















Nenhum comentário: