O Vendedor Sustentável
Vamos direto ao ponto, pois o assunto é longo e as laudas são curtas: a meta hoje é salvar o planeta.
Mas nada de políticas utópicas dessas que enchem os olhos, mas são quase impossíveis de se praticar, também nem pense em salvar o mundo por meio de passeatas, grandes movimentos que exigem mobilização de pessoas, pois essas estratégias causam muito alvoroço e trazem poucos resultados.
Não dá mais para fazer de conta que o assunto não é com você, que o aquecimento global ou o aumento da miséria não afeta a sua vida ou seus negócios. Afetam e muito.
O cliente quer saber o que sua empresa está fazendo a respeito do tema sustentabilidade. E nada de proclamar frases e mais frases como de um belo poema decorado só para impressionar. O cliente quer resultados! Sustentabilidade ligação direta com competitividade, redução de custos, aumento de rentabilidade e a equipe de vendas da sua empresa já está sendo questionada e cobrada por produtos ecologicamente corretos. A concorrência cada vez mais vai divulgar a plenos pulmões em suas ações de marketing que comprar deles, e não de você, é também um bom negócio para o meio-ambiente e para a sociedade.
Não seria exagero comparar esse novo movimento ao da Qualidade Total nas décadas de 80 e 90 onde certificações de gestão de qualidade eram cobradas por seus clientes. Muitas empresas buscaram certificação ISO 9000, por exemplo, para inicialmente satisfazer ao mercado, mas logo perceberam que qualidade só traz benefícios para o seu negócio.
O planeta está cada vez mais verde e, pelo amor de Deus, entenda que esse novo cliente não quer esmolas ou atos de caridade. Ele quer um planeta com menos desigualdade e mais limpo.
Recentemente uma grande publicação brasileira editou um Guia de Empresas Sustentáveis e somente 206 empresas se inscreveram para participar da pesquisa, dessas, 140 conseguiram responder todo o questionário e só 32 foram realmente qualificadas e auditadas para participar da iniciativa.
Agora chega de conversa fiada e procure o mais rápido possível começar a implantar em sua empresa um modelo de negócio sustentável. Pesquise e aprenda com empresas que já utilizam e reutilizam os recursos naturais de um modo mais racional, economizam energia e usam métodos alternativos, emitem menos gases tóxicos, tomam cuidados especiais com o lixo e resíduos, tem programas de preservação da fauna e da flora, são parceiros em projeto sociais e investem tempo e dinheiro em pesquisas, desenvolvimento e lançamento de produtos e serviços que não agridem o meio-ambiente, são mais econômicos ou de maior valor agregado. Esses foram somente alguns exemplos, pois a lista é grande.
O vendedor moderno é aquele que mantêm e aprimora a qualidade do relacionamento com seus clientes. Agora ele tem mais um item em sua agenda - aprender a satisfazer um cliente maior - o planeta Terra.
Paulo Araújo
Palestrante e escritor. Autor de Motivação - Hoje e Sempre (editora Qualitymark), entre outros livros.
www.pauloaraujo.com.br
Mas nada de políticas utópicas dessas que enchem os olhos, mas são quase impossíveis de se praticar, também nem pense em salvar o mundo por meio de passeatas, grandes movimentos que exigem mobilização de pessoas, pois essas estratégias causam muito alvoroço e trazem poucos resultados.
Não dá mais para fazer de conta que o assunto não é com você, que o aquecimento global ou o aumento da miséria não afeta a sua vida ou seus negócios. Afetam e muito.
O cliente quer saber o que sua empresa está fazendo a respeito do tema sustentabilidade. E nada de proclamar frases e mais frases como de um belo poema decorado só para impressionar. O cliente quer resultados! Sustentabilidade ligação direta com competitividade, redução de custos, aumento de rentabilidade e a equipe de vendas da sua empresa já está sendo questionada e cobrada por produtos ecologicamente corretos. A concorrência cada vez mais vai divulgar a plenos pulmões em suas ações de marketing que comprar deles, e não de você, é também um bom negócio para o meio-ambiente e para a sociedade.
Não seria exagero comparar esse novo movimento ao da Qualidade Total nas décadas de 80 e 90 onde certificações de gestão de qualidade eram cobradas por seus clientes. Muitas empresas buscaram certificação ISO 9000, por exemplo, para inicialmente satisfazer ao mercado, mas logo perceberam que qualidade só traz benefícios para o seu negócio.
O planeta está cada vez mais verde e, pelo amor de Deus, entenda que esse novo cliente não quer esmolas ou atos de caridade. Ele quer um planeta com menos desigualdade e mais limpo.
Recentemente uma grande publicação brasileira editou um Guia de Empresas Sustentáveis e somente 206 empresas se inscreveram para participar da pesquisa, dessas, 140 conseguiram responder todo o questionário e só 32 foram realmente qualificadas e auditadas para participar da iniciativa.
Agora chega de conversa fiada e procure o mais rápido possível começar a implantar em sua empresa um modelo de negócio sustentável. Pesquise e aprenda com empresas que já utilizam e reutilizam os recursos naturais de um modo mais racional, economizam energia e usam métodos alternativos, emitem menos gases tóxicos, tomam cuidados especiais com o lixo e resíduos, tem programas de preservação da fauna e da flora, são parceiros em projeto sociais e investem tempo e dinheiro em pesquisas, desenvolvimento e lançamento de produtos e serviços que não agridem o meio-ambiente, são mais econômicos ou de maior valor agregado. Esses foram somente alguns exemplos, pois a lista é grande.
O vendedor moderno é aquele que mantêm e aprimora a qualidade do relacionamento com seus clientes. Agora ele tem mais um item em sua agenda - aprender a satisfazer um cliente maior - o planeta Terra.
Paulo Araújo
Palestrante e escritor. Autor de Motivação - Hoje e Sempre (editora Qualitymark), entre outros livros.
www.pauloaraujo.com.br
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