sexta-feira, 15 de abril de 2011

A CRUZ COMO TRONO DA GRAÇA

A CRUZ COMO TRONO DA GRAÇA

Quaresma, tempo de conversão
Leia e medite esta pérola  de Santo Afonso

Se pela tua fraqueza te sentes sucumbir na batalha da fé, eis, segunda a Palavra de Deus, como deves lutar :
“ Corramos com perserverança para o combate que os cabe, de olhos fitos no autor e consumidor de nossa fé “ ( Hb 12,1-2).
Anda, pois, com ânimo redobrado com os olhos fixo na bandeira da cruz, da qual Jesus te oferece ajuda. Pois se no passado sucumbiste foi por não te apoiares nele. E se no futuro não o deixares, asseguro-te que ele voltará em tua ajuda e te verão triunfante.
Dizia Santa Teresa, que se não colocamos nossa confiança no Senhor, de nada servem nossos esforços : “ Eu buscava remédio , mas talvez não entendesse que de nada aproveita todo nosso esforço se não confiamos em Sua Majestade”.
Cristo fez da cruz o seu trono para distribuir o dom e a misericórdia. Mas é preciso ir  depressa buscá -los , pois é tempo ainda de encontrar remédio oportuno. “ Aproximemo-nos, pois confiantemente, do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de uma auxilio oportuno ( Hb 4,16 ).
Apressa-te  abraçar a cruz, apoiado  na mais firme esperança. E não te desanimes pela fragilidade que te causa o ser pobre , pois nele encontrarás os bens que te faltam : “ Porque nele fostes enriquecidos e, tudo ... de modo que não vos falta graça alguma ( 1Cor 1,5-7).
Pela fidelidade e obediência de Jesus, os tesouros de Deus vieram a constituir-se  em nossa herança. Mais ganhamos, por sua graça, do que perdemos pela desgraça de nossos erros e maldades. Porque “ onde o pecado proliferou, mais abundante tornou-se a graça “ ( Rm 5,20).
Cristo anima-nos a esperar, ensinando-nos ao esmo tempo a formula  para obter o objeto de nossa esperança: Pedir incessantemente  ao Pai em seu nome ( Jo 16,13 ).
Como poderia o Pai negar-te graça alguma de tua conveniência, depois de haver-te dado inclusive seu filho ? Se te deu o mais, não te negará o menos. Não só te dará  o perdão, nem só a fidelidade, nem o amor somente, mas tudo o que sua riqueza e generosidade permite.
Se Crês que Deus te presenteou seu filho, tem por certo que te dará também os outros dons. Não queiras pensar que Cristo se esqueceu de ti, pois em sua memória e de seu amor te deixou o maior presente que tinha, que não é outro senão ele mesmo.

Ataste-me com tão forte laço de amor,
Que nada te desata.
Tão forte reclamaste
Por mim misericória,
Que apagaste as vozes de minha culpa.
Nada me atemoriza, Cristo,
Quando tu me acompanhas.
Nada me acusa tanto
Quando tu me perdoas.

Se me cercam temores ou pecados,
Se minha própria consciência me condena,
Tu me alivias, alegras e dás vida.
Vejo-me tão querido por ti,
Meu fiador benigno e diligente,
Que hoje te entrego
Toda minha confiança.

Texto de Santo Afonso em agradar a Deus
Seleção e adaptação de José Maria Lorca
Editora Santuário








Nenhum comentário: