sábado, 30 de abril de 2011

COMEÇA ÀS 5 DA MANHA DIA 01 DE MAIO ( HORÁRIO DE BRASILIA ) A CERIMÔNIA DE BEATIFICAÇÃO

Beatificação de João Paulo II segue por 3 dias de celebrações


Cidade do Vaticano, 28 abr (EFE).- Centenas de milhares de pessoas assistirão no dia 1º de maio no Vaticano à beatificação do papa polonês João Paulo II, cujos restos mortais serão expostos à veneração dos fiéis na Basílica de São Pedro.

No total, serão três dias de celebrações, com início no dia 30 abril com uma vigília no Circo Massimo de Roma, dividida em duas partes. A primeira, "Celebração da Memória", começará com uma procissão da imagem de Maria Salus Populi Romani, a patrona de Roma.

A programação será seguida pelo discurso do antigo secretário pessoal e atual cardeal da Cracóvia, Stanislaw Dziwisz; o antigo porta-voz de João Paulo II durante 22 anos, o espanhol Joaquín Navarro-Valls, e a freira francesa Marie Simon Pierre, cuja doença de Parkinson foi curada de maneira inexplicável para a ciência, abriu as portas à beatificação de Karol Wojtyla.

Os Coros da Diocese de Roma e a Orquestra do Conservatório de Santa Cecília cantarão na vigília, que seguirá com a segunda parte chamada "Celebração dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário", que foram introduzidos por João Paulo II durante seu Pontificado.

O rosário será recitado em conexão direta com cinco santuários de todo o mundo: o de Nossa Senhora de Guadalupe, no México; Fátima em Portugal, Lagiewniki na Polônia, Kawekamo-Bugando na Tanzânia e Notre Dame do Líbano.

No final o papa Bento XVI, que voltará da residência de Castel Gandolfo, onde passou dias de repouso, dividirá a bênção apostólica do Vaticano.

Uma vez concluída, as pessoas poderão comparecer a oito igrejas centrais de Roma que estarão abertas durante toda a noite na chamada " Notte bianca di preghiera" (a noite branca das rezas).

Às 5h da manhã de 1º de maio será permitido o acesso à basílica de São Pedro do Vaticano, onde às 9h da manhã e durante uma hora os fiéis se prepararão para a cerimônia de beatificação, que começará às 10h do horário local (5h do horário de Brasília) presidida por Bento XVI ao lado de diversos cardeais.

No total, 800 sacerdotes repartirão a comunhão na Praça de São Pedro e a Via da Conciliação, onde serão instaladas 14 telas gigantes de televisão para que os milhares de fiéis possam assistir ao momento em que o papa eleva à glória dos altares seu antecessor, o primeiro papa polonês da história da Igreja.

Concluída a missa, o papa e os cardeais entrarão na Basílica de São Pedro para venerar João Paulo II.

A basílica permanecerá aberta enquanto houver fiéis e só se fechará na segunda-feira, dia 2, durante a Missa de Ação de Graças que celebrada na Praça de São Pedro pelo cardeal secretário de estado, Tarcisio Bertone.

Depois, todos os fiéis que queiram poderão se aproximar até o féretro para prestar homenagem ao papa que guiou à igreja durante quase 27 anos (1978-2005) e a introduziu no terceiro milênio.

Enquanto isso, milhares de garrafas de água e alimentos básicos serão distribuídos entre os fiéis, informou a diocese de Roma e as livrarias vão expor dezenas de livros escritos para a ocasião e discos, entre eles um CD com composições inéditas que acompanham preces, salmos e discursos de João Paulo II em seis idiomas, intitulado "Tu es Christus".

O álbum tem 13 faixas, nove com a voz do papa João Paulo II. Outros são interpretados pela tenor espanhol Plácido Domingo, o italiano Andrea Bocelli e o grupo irlandês The Priests.

Calendários, lenços com a imagem de João Paulo II, e todo tipo de souvenir dominaram as ruas da Cidade Eterna, onde também se projetaram filmes sobre o ex Pontífice, como "Peregrino vestido de branco", do polonês Jaroslaw Szmidt.

O filme foi projetado no Vaticano com a presença de Bento XVI, que no final disse que João Paulo II foi um grande contemplativo e um grande apóstolo de Cristo.

"Deus o escolheu e o conservou durante longos anos para introduzir à Igreja no terceiro milênio. Com seu exemplo nos guiou na peregrinação pelo mundo e agora nos acompanha docéu", disse o papa.

Nenhum comentário: