quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Santo Onésimo



Santo do Dia

Dia 16 de fevereiro - Santo Onésimo




Também nesta data São Faustino, Juliana e Elias
            Santo Onésimo

            Por Regina Céli Pinhata Novelini

            Onésimo era escravo de Filemon, cristão convertido por São Paulo, nasceu na Frigia, em Colossos.
            Tendo prestado maus serviços ao seu amo, a quem tinha roubado certa quantia em dinheiro e, receando ser castigado, fugiu para Roma, onde se encontrou com São Paulo, que ali se achava preso.
            Como São Paulo era muito amigo de Filemon, Onésimo contou-lhe sua infelicidade e o motivo da fuga.
            São Paulo como via em todos os homens irmãos de Jesus Cristo, para quem não havia distinção entre romano e grego, escravo e senhor, acolheu-o com caridade, instruiu-o na religião cristã e recebeu-o na igreja através do santo batismo. A partir daquele dia, Onésimo foi dedicado servidor do Apóstolo Paulo que o chamava de caríssimo filho.
            Embora Onésimo fosse de grande utilidade para São Paulo, este não quis conserva-lo em sua companhia sem o consentimento de Filemon.
            Paulo envia Onésimo a Colossos, pedindoa Filemon, que o perdoe e o aceite novamente como se fosse a ele, Paulo. “Tive grande alegria e consolação, escreve Paulo a Filemon – pela tua caridade rogo-te por meu filho, que gerei entre as algemas, Onésimo, o qual outrora te foi inútil, mas agora é útil a mim e a ti no anúncio do Evangelho. Nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, por que ele talvez se apartou de ti por uns tempos, a fim de que viesses a recobra-lo para sempre. Já não apenas como um servo, mas, como um irmão muito amado. Portanto, se me tens como amigo, recebe-o como Amim próprio e se te fez algum dano ou te deve alguma coisa, coloca isso à minha conta”.
            Com efeito, correspondendo ao nobre pedido de Paulo, Filemon não só perdoou Onésimo, como se fosse um filho querido, mas deu-lhe liberdade para voltar à Roma e continuar na companhia do Apóstolo servindo-lhe nos trabalhos apostólicos.
            A conversão de Onésimo foi tão sólida que Paulo lhe confiou importantes missões e o aceitou como ministro da Igreja, fazendo-o Bispo de Eféso e mais tarde foi também Bispo de Berea, na Macedônia.
            Santo Onésimo foi preso no ano 109, foi levado a Roma onde sofreu o martírio de apedrejamento.

Santo Onésimo, rogai por nós!

Nenhum comentário: