domingo, 14 de outubro de 2012

No Brasil, Missa solene em Aparecida marca início do Ano da Fé


No Brasil, Missa solene em Aparecida marca início do Ano da Fé

Jéssica Marçal
Da Redação

CANÇÃO NOVA


Santuário Nacional
Cardeal Hummes durante a homilia na Missa Solene que abriu o Ano da Fé no Brasil
O Ano da Fé já começou no Brasil. A abertura oficial do Ano no país aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, com uma Missa solene celebrada às 10h no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Acesse
.: Todas as notícias sobre o Ano da Fé


A celebração presidida pelo Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, contou com a participação de milhares de fiéis que visitam o Santuário Nacional por ocasião da comemoração da Padroeira do Brasil. Também estiveram presentes autoridades militares e também civis, como o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Antes do início da Santa Missa, o reitor do Santuário Nacional, padre Narci José Nicioli, leu uma mensagem enviada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a celebração de abertura do Ano da Fé em âmbito nacional.

A mensagem destacou que a CNBB deseja que o Ano da Fé seja, como indicou o Papa Bento XVI, um momento de graça e compromisso para uma conversão completa a Deus.

Padre Narci explicou que o presidente da Conferência, Dom Raymundo Damasceno Assis, não pôde comparecer porque está em Roma. O cardeal arcebispo de Aparecida concelebrou com o Santo Padre a Missa de abertura do Ano da Fé.

“Estamos preparados, a mesa está posta, façamos festa”, disse padre Narci ao final da leitura da mensagem.

A celebração foi marcada por momentos festivos e diversas encenações. Um dos momentos muito aplaudidos foi a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida numa espécie de barco, uma encenação que quis relembrar o modo como a imagem foi encontrada, por pescadores.

Na homilia, Cardeal Hummes destacou que a fé transforma a vida. Porém, lembrou que muitas pessoas foram batizadas, mas acabaram se fascinando por outras coisas. “É hora de voltar a se fascinar por Jesus”.

Nessa tarefa de voltar-se a Deus, o Cardeal disse que Nossa Senhora quer guiar os fiéis de volta a seu Filho. E aí entra o Ano da Fé, que, segundo o Cardeal, Bento XVI proclamou com grande preocupação, tendo em vista o processo de “descristianização” do mundo e uma cultura que não valoriza a fé e vai “roendo” suas raízes.

Quanto a isso, Cardeal Hummes enfatizou que a Igreja quer fazer um esforço para renovar a fé dos católicos. Nesse sentido, ele lembrou que também foi convocado e está em andamento neste ano o Sínodo dos Bispos, que traz como tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Segundo o Cardeal, essa nova evangelização significa justamente esse esforço que a Igreja faz para renovar a fé dos fiéis.

“A fé é uma graça que se pode perder e por isso sempre se tem que pedi-la e cultivá-la. (...) Pedimos à Mãe Aparecida que faça com que esse povo de novo se sinta filho e filha de Deus e se sinta feliz com isso”.

Ao final da celebração, houve a tradicional consagração a Nossa Senhora Aparecida, seguida da benção final. 

Nenhum comentário: