quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ASSUNÇÃO DE MARIA ♥´¯`*•.¸¸♥

Vou colocar aqui o texto do Padre Antonio Clayton, sobre a Assunção de Maria

Como entender ?
O que significa para nós ?


" Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que : a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial “
( Constituição Apostólica Munificentissimus Deus)

Em agosto celebramos a festa da Assunção de Maria ao céu em corpo e alma. Em muitas cidades é o feriado municipal da padroeira sob o titulo de : Nossa Senhora da Vitória, da Glória, da Boa viagem, do Paraíso, da Abadia etc...
Feriado ou não, muitas pessoas guardam repouso religioso nesse dia.
A Assunção de Maria é verdade definida como dogma de fé.
Há pessoas que torcem o nariz para os dogmas da Igreja. Em especial os dogmas Marianos.

O que é um Dogma ?
É a verdade da fé professada como contida na Revelação Divina. Não é uma verdade contrária à razão, imposta arbitrariamente e a qual o católico deve obediência cega.
Antes de ser proclamado pelo Papa, o  dogma passou pela intuição multissecular da fé e piedade do povo de Deus. Teve a “ sintonia fina “ da reflexão teológica em longo processo. Houve assim uma “ maturação” daquele dogma desde a Tradição. É estranho que fieis  rejeitem os dogmas apesar de crerem em Deus, em Jesus Cristo e optarem pelos sacramentos da Igreja : Batismo, confissão, eucaristia, matrimonio . Crer em Deus com a Bíblia é aceitar o maior de todos os dogmas cristãos : a revelação divina !
Ele se revelou o infinito, o onipotente e onisciente. É o Deus da sabedoria humana adorado por muitos cientistas. Ninguém jamais provou e prova que Le não existe; ou que ver nele o absoluto da vida seja irracional.
Viver para o nada e sem finalidade, isto sim, é irracional. Propor como verdade absoluta uma vida sem sentido é talvez o “ dogma” mias irracional.
Os dogmas cristãos são verdades embutidas na Revelação. De modo explícito ou implícito .
A Assunção de Maria não se apoia na letra da Sagrada Escritura e sim numa ampla e longa tradição. Escritores bem antigos, biblistas e teólogos viram na frase do cap; 3 do Gênesis: “ Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela” ( 3,15ª) uma referencia implícita a Cristo, novo Adão, e Maria, nova Eva. O cap. 12 do Apocalipse fala da “ Mulher vestida de sol, com a lua sob os pés e coroada por 12 estrelas”. Perseguida pelo dragão ela  venceu e deu à luz um filho “ arrebatado para junto do trono de Deus”. A passagem sugere o triunfo do povo de Deus, do qual Maria, mãe do Messias e da Igreja,  é o sinal de segura esperança .
Vemos nela a figura símbolo da nossa plena realização. A Assunção de Maria já iniciou o futuro da Igreja.
A Virgem gerou o corpo do crucificado e recebeu dele uma especial condição. Ao lado da cruz ela era a Mãe Dolorosa. Agora é a sua Mãe gloriosa.
Nós a invocamos com alegria, pois ela a imagem da Igreja, que peregrina até o “ novo céu e a nova terra”.

Nenhum comentário: