domingo, 29 de janeiro de 2012

Celebração na Paróquia com o Diácono Carlos

O MAURICIO E FAMILIA CANTARAM ESTA LINDA MÚSICA





  1. Primeira leitura - Dt 18,15-20
  2. Segunda leitura - 1Cor 7,32-35
  3. Salmo - Sl 94
  4. Evangelho - Mc 1,21-28






Missa do 4º Domingo Comum, dia 29 de janeiro de 2012 domingo agradável depois de tanta chuva o sol resolveu aparecer.
Celebração na Paróquia com o Diácono Carlos, que nos exortou, hoje nós ouvimos no Evangelho que, veio confirmar todo poder e autoridade de Jesus como Messias... o primeiro profeta do antigo testamento foi Moisés.........


Leia vale muito a pena, esta catequese que o Carlos nos ofereceu neste domingo.



Hoje nos ouvimos nesta palavra do evangelho e confirmar todo poder e toda autoridade de Jesus como Messias, ouvimos também  na 1 leitura ,de como surgem os profetas, e o primeiro profeta do antigo Testamento foi Moises ,um homem extremamente obediente ao Senhor, um homem que em todas as suas atitudes ele consultava ao Senhor ,porque isso é a função do profeta ele é escolhido a partir do momento de sua concepção, e profeta não é aquele que vai fazer previsões,   suposições o profeta, é aquele que vão falar só as coisas que  Deus manda que ele fale,ou  seja a sua profecia não é a sua profecia,mas de Deus.
Tudo o que ele fala é porque Deus manda,  e isso vai se confirmar ali na frente quando essa profecia se realiza.Então fica comprovado que ele é realmente enviado por Deus para falar para aquele povo.
Moises foi quem libertou o povo da escravidão do Egito.Moises  tira eles da escravidão ,leva-os ao deserto à procura da terra prometida, mas em um certo momento eles perdem a suas esperanças e começam a procurar outro Deus o Deus pagão e não nosso Deus o Senhor Javé,  por isso Moises , Deus fala para Moises, eu vou mandar para o povo um novo profeta mas , Moises seguiu  a ordem e nunca deixou que subisse a sua cabeça e nunca tomou atitudes por si próprio  nunca em nenhum  momento Moises faz isso, e essa figura de profeta vai ganhando com o passar do tempo que além daquele que vai falar e profetizar em nome de Deus ,um outro atributo passa ser aquele vai ser o Messias o Salvador porque através  de suas ações  ele vai levar a salvação para o povo.
No evangelho de Marcos ,narra todo inicio da caminhada de Jesus como figura pública, que  Jesus  entra no templo e começa a falar com autoridade, mas não destaca o que Jesus falava, por ser o messias o filho de Deus o salvador, Marcos quer mostrar que o Reino de Deus está próximo, e em determinado momento o povo fica feliz com a pregação e começa a entender a verdadeira autoridade de Jesus, e nesse meio surge uma pessoa com espíritos maus e Jesus com sua autoridade  de Messias de salvador determina que aquele espírito saia daquela pessoa, e isto é para nos mostrar,que Jesus o filho de Deus tem poder sobre  as coisa do mau ,qdo ele determina as coisas do mau obedecem e o povo fica mais estarrecido, será que este é um  mandamento novo , ele fala com  muita autoridade.Na  segunda leitura estamos vendo também a 15 dias atrás, a 1 carta aos corintos  a comunidade de coríntios eram seguidores de Cristo,dentro do templo , e fora do templo estavam preocupados com outra coisas com as coisa do mundo então  esta comunidade  fora dali,ela não comunga  daquilo que ele participava qdo comungava do corpo e sangue de Jesus.Paulo,    vai falar que acreditava na segunda vinda de Jesus,em suas cartas ele trata de diversos assuntos, a comunidade tinha se desviado  do projeto de Deus, Jesus esta voltando, vcs estão  dando contra testemunho, ele diz que aquele momento era o melhor momento ,Paulo não era casado não tinha família, ele tem muito mais tempo para se dedicar as coisas de Deus mas não querer com isso condenar o matrimonio ,mas Paulo quer dizer que essa situação  é mais fácil aquele que esta casado deve dar atenção a sua esposa mas não esquecendo das coisas de Deus, e era o que vinha acontecendo naquele comunidade, deixar as coisas de Deus em segundo plano, ele achava que iria estar vivo para ver esta nova vinda do Senhor. E segue dizendo a mesma coisa para mulheres serem solicitas ao seu marido mas não  esquecer das coisa de Deus, ele que colocar que as coisa do mundo não são importante, Deus na frente as coisas do mundo  passam , onde vamos aplicar nosso no dia a dia, não temos poder de expulsar demônios mas podemos fazer que essas coisas ruins não cheguem ate nós , a gente pode impedir que as coisas que o mundo oferece que desagrade a Deus podemos impedir que entrem nas nossas vidas, não podemos aceitar livremente as coisas que desagradem a Deus não podemos deixar  que a nossa vida se transforme na vida daquele homem que estava com espiritos maus, e saber deixar Deus  vir em primeiro lugar . As  coisas do mundo não vão nos afetar. O Ministro Carlos comentou que  nas missas deste sábado, tinha muito bancos vazios, e que se não fosse ele, e sim um cantor famoso ,um ídolo, 10 dias antes as pessoas ficariam na porta.  E quando falamos do nosso ídolo maior, que morreu por cada um de nós que estamos aqui, e quando falamos daquele que sofreu tudo que sofreu que nos ofereceu a salvação ,e quando falamos daquele que através de sua morte nos libertou do pecado original .E observamos nossas igrejas cada vez mais vazias,  e pessoas mais descrentes das coisas de Deus, e nos cometemos esse erro no nosso local de convivência não falamos de Deus para não sermos rotulados de  de beato, mas cantamos  musica  de ídolos .  isso a gente pode impedir.Paulo deixa bem claro primeiro vem as coisas de Deus e depois as outra coisas, a partir do momento que coloco Deus na frente as outra coisas vem, as coisas que não são agradáveis  a Deus não vão entrara na minha vida, porque Deus não vai deixar, não falamos nem 10 minutos de Deus. No  nosso batismo ganhamos o direto de dizer cristão .A Fé da igreja se eu omito isso, Há já fui à missa fiz a minha parte e aqueles que não conhecem,  como você é profeta lá fora , eu ministro Carlos não tenho mérito nenhum de estar falando aqui, mérito tenho se sair do templo e começar a pregar a palavra de Deus. Ser profeta nos dia de hoje ,ter esse poder que Jesus  teve e dizer não ao que  o mundo oferece , tenho que comungar a palavra que ela faça transformações na minha vida, e que vai ajudar nesta missão  a santa Igreja, pelo nosso batismo nos transformamos  em igreja , a santa igreja  pode nos ajudar nessa caminhada .Nos  momentos de dificuldades socorremos ao ídolos  ou ao nosso maior ídolo.  Amém           


Nenhum comentário: