domingo, 1 de janeiro de 2012

Missa de Ano Novo na Paróquia









1ª. Leitura -Números 6, 22-27 – “Senhor te abençoe e te guarde!” 
Salmo  66 - “Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção”.
2ª. Leitura Gálatas 4, 4-7 – “No tempo previsto”
Evangelho-  Lucas 2, 16-21 – “a Família de Nazaré”





As promessas de Deus se cumprem na medida da nossa Fé e confiança, assim sendo, nós não podemos perder tempo. Hoje é o dia em que o Senhor Deus derrama sobre todos nós paz e amor em abundância a fim de que possamos nos apropriar de todas as graças que Ela já destinou para nós e a nossa família. Neste dia, portanto, que é dedicado à Mãe de Deus a liturgia nos convoca a assumirmos também a condição de filhos e filhas e a nos apossarmos da bênção do Pai do Céu, cujo teor o próprio Deus nos ensinou por meio de Moisés. A BÊNÇÃO DE Deus é o cabeçalho para todas as nossas realizações do Ano. Assim sendo, no primeiro dia do ano, peçamos ao Senhor que nos abençoe e derrame sobre nós e nossas famílias a Sua graça e a Sua paz.   Para isso,  podemos nos apropriar desta invocação que nos foi proposta pelo próprio Deus. É uma oração poderosa que, pais e mães devem também ministrá-la aos seus filhos (as), como também cada um de nós, uns aos outros.  A bênção do pai e da mãe é o começo para todos os projetos da família. Pai e mãe representam aqui a autoridade de Deus Pai Criador do céu e da terra.  Quando a família abre o coração para acolher as graças de Deus através da bênção dos seus progenitores, como manda a Palavra, as coisas acontecem conforme os desígnios divinos“O Senhor te abençoe e te guarde!” “O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça!”  “O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz”!  Esta prece contém a aspiração de Deus  ao nosso respeito e satisfaz ao que o nosso coração também aspira: contemplar a face de Deus, ter sobre nós a Sua atenção, Sua misericórdia e Sua paz! A paz de Deus excede a qualquer estado de espírito que nós podemos experimentar. Ela provém do Amor atencioso e zeloso que Ele dispensa aos Seus filhos e filhas. E finalmente, o Senhor nos promete: “E assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei”.    – Experimente hoje fazer esta invocação conforme mostra a Leitura e a ministre às pessoas da sua casa, com muita fé e respeito.  Assim você estará obedecendo a Palavra de Deus.
Helena.





Santa Missa celebrada pelo Padre João Moutinho de Sousa
neste dia 01 de janeiro de 2012, verão brasileiro com muita chuva
o Padre João nos deixou exercícios para 2012:



“ Que Deus no dê a sua graça e sua benção", parece ser a mesma coisa, mas é diferente, Maria é agraciada Deus foi além deu para Maria a graça, ao povo de Israel Deus concede pela mãos de Aarão a benção , qdo nós somos abençoados podemos ter a a certeza de encontrar graça perante  de Deus , que Deus nos conceda a sua graça e sua benção,  e  a graça de Deus na nossa vida é Jesus, qdo Deus nos concede a sua  graça,  Jesus , Deus nos dá a salvação, é em cristo que somos agraciados  é em cristo que  nos encontramos  a salvação, salvação essa que  nos fala  a  2 leitura carta aos  gálatas, diz que nós na graça da graça de Deus não somos mais apenas  criaturas, somos filhos, e podemos elevar a nossa voz  , elevar nossa suplica a Deus, dizendo abá ou pai ou  papai, e se somos filhos  diz o autor sagrado  somos herdeiros assim terminava a 2  leitura  ,a graça da graça de Deus , e a leitura diz:-  a comunidade diz olha agora somos herdeiros da graça de Deus, porque somos filhos de Deus e  elevamos a nossa voz, como ele nosso pai  não pais biológico, mas o pai do amor paternal de Deus, dentro desta dinâmica  da benção da 1 Leitura , do Salmo 66,  67, de gálatas  que nos fala da herança,  nós temos uma atitude litúrgica , ficar maravilhados, com esta a palavra de Deus com esta filiação, nos tornando filhos de Deus nos ficamos maravilhados. E o Evangelho de Lucas não nos diz quantas pessoas ouviram os pastores, mas nos diz , os que ouvirão o que eles estavam falando,  ficaram maravilhados de boca aberta, e podemos  colocar para 2012, o que vai nos deixar maravilhados, às vezes não retemos as maravilhas  de Deus na nossa vida, e por isso a gente pode ter passado o ano que terminou ontem em preto em branco, assim é a maioria da nossa comunidade  da cidade de são  Paulo , mas qdo nós como herdeiros,  temos a benção e a graça de Deus é diferente a gente olha a nossa vida e nosso  dia e nos maravilhamos  com o ar que Deus nos dá, mesmo com a chuva e enchente, mas o ar esta limpinho, começamos o ano com ar limpinho Deus nos deu esta Maravilha  e nos retemos isso ??  talvez  sim talvez  ano, então somos convidados neste novo ano,  a ver as maravilhas  de Deus porque  aquele povo ficava maravilhado. Há  um ponto interessante , porque o povo , os ouvintes ficaram maravilhados, com a narrativa dos pastores de que  aquela criança,  aquele que celebramos no Natal, eles ficaram maravilhados e contaram,  olha outro exercício  de 2012 nos maravilhar com que Deus nos dá , mas falar de Jesus   é dirigir a DEUS um amor paternal  com filha e filha ,de uma forma tão cheia de Deus  que o outro  a outra vai ficar maravilhado. Dois pontinhos que o padre deixa para vocês  neste começo de ano nos maravilhar com as coisas pequenas, medias, grandiosas que Deus propõe na vida de cada um, o segundo falar de Jesus com tanto amor falar da sua vida de fé tão confiante  que o outro sinta-se contagiado maravilhado,  maravilhar –se  com Jesus neste ano e falar e viver a sua fé e se embriagar-se  deste amor de Deus na sua vida, para quem aceitar fica o convite.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja Louvado.

Para visualização dos slides tenha instalado em seu computador os programas Java e adobe

Nenhum comentário: