quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Missa dos fiéis Defuntos 02/11/2011

1ª. leitura Jó 19,1.23-27 – “expectativa promissora”
Salmo 26 – “O Senhor é minha luz e salvação”
2ª. Leitura – Romanos 5, 5-11 – “o Amor de Deus  foi derramado no nosso coração”
Evangelho – João 6, 37-40 – “a vontade do Pai é a nossa salvação”  


Leia uns trechos fragmentados  da Homilía do Pe. João, neste Santo dia



O Pe. João começou a sua homilía exortando, que é a 8º  Missa dos fiéis Defuntos, que ele partilha conosco, e perguntou, vocês lembram o que falei nesta Missa de oito anos atrás ? Ninguém lembrou.
Esquecimento faz parte de nossa vida, O Pe. Nilo que é o organizador do folheto o domingo em sua nota no fim do folheto, cita Uma frase do escritor israelense Amós Oz, o que é muito pertinente neste dia “ Nós vivemos até o dia em que morre a última pessoa que se lembra de nós “.
O padre  também não lembra ,o que eu falei a oito anos atrás.
A palavra vem ao encontro de celebrar a vida, nós vivemos não só no espaço  terra , nós vivemos no coração do outro (a),coração memória .... mesmo que nos não  ocupemos mais o espaço físico , vivemos além do humano e esta certeza tinha Jó, nas suas provações na sua confiança em Deus, e Jó credita  todos os momentos a Deus, ele esta em um estado ruim,  doente, jogado à margem da sociedade não tem mais filhos ,esposa, posse e saúde e esta sendo acusado de que fez algo errado,  ele foi um pecador e por isso Deus concede a ele todo  castigo, no começo do seu monólogo mesmo estando daquele jeito ele diz, que Deus é maior, e que no juízo Deus vai ressurgir do pó e vai conceder e ele  uma defesa, porque ele acredita e confia em Deus,...
O Salmista,vem ao encontro do que fazemos, faríamos  e faremos, quando fechamos  os olhos, vamos perdendo a claridade a luz, uma resposta a essa  ansiedade do seu tempo, “ O senhor é minha luz e salvação “, no terminar da historia ,no tempo do salmista era algo escuro, não sabemos o caminho, não sabemos em que local e ambiente estamos, mas há a luz de Deus, Deus é  minha luz e minha salvação , acordamos e vemos a luz do sol, o salmo deslancha numa confiança que tem Jó de uma certeza que é luz e salvação, é este Deus, que tem um único propósito nos salvar, a vontade de Deus é salvar a criação o homem e a mulher,  nos salvar e fez de tudo até chegar a condição humana, e ouvimos os versículos por duas vezes fazer a vontade de meu pai, no último dia eu o ressuscitarei, para ser salvo, tem uma condição.... ver e crer no filho de Deus , podemos dizer crer eu creio, mas ver ,como eu vou ver?, com o olhar do coração ,outro olhar ,um ver Deus com olhar do coração que mantêm –se vendo mesmo que este olho se mova para o mundo, e você continua vendo Deus e crendo no filho dele Jesus Cristo e temos a ressurreição e estaremos salvos...
Irmãos  não podemos mudar o itinerário  dos que já foram, mas podemos mudar o seu o meu o nosso  itinerário....
Senhor continue sendo a minha luz e salvação, que o meu olhar da alma veja Cristo e creia em Cristo não só enxergar mas crer, para que cristo me ressuscite no último dia.
Somos convidados  neste dia santo a  pedir a misericórdia é o máximo que nos podemos pedir ,a misericórdia  de todos os fieis defuntos, Deus é amor diz João e por sua misericórdia nos salva, nós que estamos vivos, somos capazes de aceitar a cada dia Jesus, sem  precisar ir em outro templo para levantar a mão. Mas levantar com a alma a esperança com a certeza que você é a luz como este dia, o sol que aquece , você é a luz de Deus, no meio das trevas do mal. Amém
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para Sempre Seja Louvado




Nenhum comentário: