quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Entrevista com o Pe. João Moutinho


O Blog  da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e IgrejaSantoExpedito
dia 27 de novembro de 2010, fez  a  sua 1º postagem, portanto, 1 ano de vida.

E para festejarmos este mês, esta data, o Padre João, gentilmente, nos concedeu uma entrevista

Cálice e Patena séc. XIII


Blog -   Pe. João Moutinho onde o Sr. Nasceu?

Pe.-  No interior, na zona sul da Bahia,região próximo a Ilhéus e Itabuna


Blog - Quantos irmãos o Sr. Tem ?

Pe.-  por parte do meu  Pai e minha Mãe eu  tenho  uma irmã, mas eles eram viúvos ,então eu tenho uma família do pai e da Mãe, então  eu tenho alguns irmãos.


Blog- Padre o Sr. Quando criança freqüentava à Igreja ?

Pe.-  Olha meu pai me levava à Igreja e a  gente passava a sexta feira da paixão , o dia todo na da casa da madrinha. Porque na cultura local os padrinhos deveriam ficar com os afilhados na semana santa, a gente ficava só a sexta feira, mas o meu pai   foi alguém que sempre me conduziu a Igreja  e participava da vida da Igreja a minha mãe ia menos à Igreja, os padrinhos moravam perto de minha casa, porque lá na cidade tudo é perto.



Blog -Uma lembrança ?
Pe.-  A minha primeira lembrança de imagem, foi o quadro na parede na casa de minha avó, em uma parede tinha o quadro do Sagrado Coração, e em outra parede o quadro da Mãe Rainha Schoenstatt, que só depois em vim a saber, o que realmente significava. A imagem que mais gosto de nossa Senhora é da Rainha da Paz.

Blog- Quando o Sr. quis ser padre ?

Pe.-  A vocação não é um clique, no meu caso foi um discernimento, veio com o processo do crisma no processo da adolescência juventude  e depois acabei entrando no seminário com a idade adulta 23 a 24 anos.

Blog- Qual o nome da sua catequista?
Pe. - Era Carlos, o qual chamávamos de Carlinhos, catequese do crisma estava com 14 a 16 anos.

Blog- O Sr. Teve alguma ajuda para seguir a vocação?

Pe. - A minha vocação vou fazer um fechamento em termos de convivência pessoal, a minha vocação foi um discernimento  pessoal eu tive ajuda de todos em termos específicos  e a uma ajuda de uma figura A ou B ,não teve.Eu sempre credito minha vocação  a Javé Deus

Blog- Padre o Sr. Tinha  alguma linha específica  na sua ação pastoral quando veio para a Paróquia ?
Eclipse
Pe.-  Eu acho que a causa que temos de abraçar é a causa da construção  do Reino de Deus . E  o cotidiano  ele abarca todas a outras linhas , eu abraço a caminhada paroquial  a dinâmica que a paróquia estava me oferecendo e eu abraçando , a ajudá- La dentro da dinâmica  de sacerdote, se tivesse na Paróquia  uma linha especifica de pastoral eu lógico daria continuação , eu não  iria  remover nada, e  sim preservar o que a paróquia tivesse.

Blog. Temos poucas crianças na Paróquia né ?
Pe.- É  uma realidade do bairro uma conjuntura o bairro envelheceu,  e a Igreja é um reflexo do bairro velho.

Blog-  Medos?
Pe. - Não sei se todos  tem, mas tenho muitos medos, faz parte da vida humana, não tenho medo maior ou menor, o medo quando acontece , você tem que ter a coragem de administrar. Eu tenho medo da violência  remove a dignidade da vida, ceifa a vida,  as pessoas homicidas me geram medo.

Blog-Qual livro o Sr. Está lendo
Pe. A  Biblia 

Blog-  Utopia ?
Pe.-  Minha utopia, é que  juventude atual que se tornará dirigente do mundo,  em especial de nosso país . Que esta juventude  não  tenha uma idéia , que o fim é a solução,nessas   últimas três décadas , fomos criando  um grupo de novos humanos em que a solução é  o fim.E  o meu sonho é a juventude  não pensar  que o   fim seja uma solução ,mas o que está presente possa ser melhorado trabalhado e   transformado, e possa alcançar paz e dignidade uma vida de qualidade ,sustentabilidade  , quando  você vê  uma juventude que destrói o mundo,  acaba a mídia produzindo  este tipo de mentalidade,  quando nestes últimos  tempo só  se fala de fim do mundo a destruição, então destruindo isso tudo vem uma nova raça um novo povo ou aqueles que ficaram vão gerar nova pessoas com nova consciência  , Minha utopia e que isso não seja uma constante nas gerações  futuras, mas que elas olhem  para o seu tempo atual e pensem com carinho para as pessoas que necessitem de uma  dignidade de vida, independente de um credo, minha utopia e ver um mundo um pais uma realidade que não  tivessem tantas pessoas à Margem,  poderia até  acontecer de não superar toda a porcentagem  de todos estarem dentro de um sistema de dignidade, mas que fossem casos isolados e não uma regra , como eu pelos ao menos vejo na atualidade.

Blog-  O Sr. Tem sonhos realizados ou não  realizados ?
Pe. - Eu não coto a vida  como sonhos executados, realizados , alcançado ou perdidos , eu coto a vida como uma busca da execução  daquilo que Deus propõe ,  e se a execução foi diferenciado daquilo que eu imagino é porque aquilo que aconteceu estava nos desígnios de Deus. Agora eu parto do principio  que eu devo”  realizando ou não  “ me esforçar, dar de  minha possibilidade o melhor.



Blog-  E Para a Paróquia, qual é  seu melhor?

Pe. - Para a Paróquia o meu melhor, é a minha  oração, orar, que as pessoas  que compõe  a Paróquia   elas vejam na outra pessoa um cristão batizado na Trindade que tem dignidade, que tem dificuldades, que tudo isso que você  perguntou  eles tem  uma resposta. Mas na medida do possível  e impossível, assim se esforçado , buscar  uma convivência cristã eu parto do princípio  que o meu melhor é minha oração toda minha fala a minha busca de vivência  da palavra,  até mesmo os meus defeitos, embutir, dentro disso uma dinâmica orante   pessoal para poder gerar uma missão à  medida do possível agradar a Deus.

Blog- As pessoas te vêem com qualidade sacerdotal  agradável, isso ajuda?

Pe.- Sim, é fácil ou se torna mais fácil quando você  caminha na dinâmica  que   as suas  ovelhas pelo ao menos estão  assim ao seu lado. E você  junto com elas se tornando ovelha ao lado de Jesus .
É  importante e sempre  gratificante  você  receber mimos, mas ao receber mimos  dizer assim  ,Senhor Deus me dê a  sabedoria e discernimento de levar junto a minhas orações aqueles que não dão mimos mas que se  qualificam  a dar mimos , a receber  mimos e aqueles que de uma forma muito  carinhosa te mimam que Deus te de sempre a retribuição , porque só  Deus retribui e eu creio nesta retribuição e  benção de deus e tanto eu creio, que alguns desafios da vida de Paróquia  são  tantos poucos e Deus faz esta retribuição.

15- Padre o Senhor gerencia bem as intrigas e fofocas?
Pe.- O humano a família a Igreja que a semana a passada  , o mês passado estava um paraíso,  se você  não orar não cultivar cada dia,  possa ser que daqui a um mês ou amanhã vire um inferno porque  o humano é  dinâmico,  a Igreja é humana, então a Igreja é dinâmica.

Blog- Alguns Padres que passaram aqui na festividade disseram, o Padre João é bravo , você concorda ? ou foi só uma brincadeira,  Eu noto que a Igreja está sempre em movimento, o Senhor  não pára ?
Pe.- Então se você falar que o Padre João é bravo e todos falarem, então eu posso dizer é  um consenso , a imagem que  todos eles tem de mim , é que eu seja uma pessoa brava .
Eu poderia falar assim,  de que ângulo eles vêem a braveza, uma braveza no sentido do zelo no sentido  em busca nas pessoas que eles devem na convivência, tentar  esse carinho de  não  falar do outro da outra não criar teia  de comunicação  paralela  na vida alheia,sê esta braveza do pe João  é  na higienização  no carinho nas coisas boas para o culto,no capricho, se a braveza que o consenso coloca é essa, é uma braveza  que todos nos deveríamos  ter , é uma braveza para tirar do outro ou para remover do conjunto o melhor para eles  e mover e remover colocando o melhor. É ação do Espírito de Deus que promove este melhor para nossa vida.

Blog- Sobre o  Blog ?
Pe.- É uma dinâmica boa e um passo muito agradável  na vida da missã ,a voluntária Margareth  está de parabéns , as pessoas que acompanham  que  deixam  o comentário , que tem o gostinho, de olhar as  fotos , porque a comunicação do blog é visual , e esta sendo atualizado pela imagem, claro temos que crescer, as mídias   estão sempre além, nós na nossa realidade paroquial  temos várias carências , estamos na transição do analógico para o digital.

Blog Deixe uma mensagem para os leitores do blog.
 Padre :
Termino dizendo ,a  gente não  precisa  ser muito ou nunca foi ( porque falei que não sou boa entrevistadora ) a gente tem coragem somos construtores  do Reino de Deus, da Obra de Deus, o que você esta fazendo é  um desafio para  mim e também para você, tentar passar para nossos amigos e irmãos  na Fé,  aqueles que observam e lêem o nosso blog.  É a vontade de acertar, as pessoas que vão ler deixo a mensagem de paz e amor os que são Cristãos , uma mensagem que  Jesus já nos deixou,  esta mensagem  de acreditar de confiar no ser humano. Os que não sãos cristãos, exorto para uma mensagem de sustentabilidade de vida , vida no planeta e inclui o ser humano, é  ter  consciência de que o espaço hoje está todo conectado , no sentido de  um acidente no Japão traz  conseqüências  para toda ao mundo , e vice- versa exorto , convido e chamo à atenção dos fáceis de serem  atingidos no sentido de estarem na nossa convivência  seja como paroquiano seja  como fieis , para dar uma olhada para o  seu coração, o coração humano tem carência de nós mesmos  olharmos para ele. Ás vezes nos preocupamos em olhar  a  tela do computador  da TV a tela  do cinema , a tela que passa na nossa janela,  na nossa vida e esquecemos da tela pessoal,  o filme da história de cada um ,dessa dosagem do Espírito Santo de Deus da palavra de Deus.E  eu acredito que alguém perto ou longe, clica , olha vê,  está  dizendo assim olha eles estão tentando,   querendo dizer de forma atual que Jesus  está  sempre no atual, sempre no presente quer nos tomar pela mão,  quer nos auxiliar ,quer nos conduzir .Aqueles que fazem esta experiência de acessar o blog   de estar presente , continue a gente agradece Deus os abençoe, que os grandes comunicadores  da mídia possam dar essa contribuição ,  e você espero que seja uma grande  contribuidora  na nossa caminhada  e uma comunicadora  da vida on - line  virtual  na nossa  realidade de vida de fé.
Muito obrigado.





3 comentários:

eliana disse...

Parabéns pela entrevista, o blog está cada dia melhor.
Padre João que DEUS ilumine sempre seus caminhos e à RAINHA DA PAZ lhe abençõe sempre, que o senhor continue na nossa paroquia por muitos anos, pois tem desempenhado um excelente trabalho é uma referência para nós cristãos.
ELIANA.

Sô Espanhola disse...

Adorei a entrevista, muito boa mesmo, que Deus abençoe a todos que participam da Paróquia, do Blog, da vida cristã de nossa comunidade

Anônimo disse...

Javé te abençoe e te guarde!
Javé faça brilhar sobre ti sua face e te conceda sua graça!
Javé volte para ti sua face e te dê a paz!
números 6,24-26