sábado, 9 de julho de 2011

Homilia do Pe. João neste sábado


Sempre recebo estas mensagens  por email, e hoje lembrei delas enquanto estava na Missa, e resolvi postar, as duas.
 


LANCEM SEMENTES
Um homem trabalhava em uma fábrica distante 50 minutos de ônibus de sua casa.
No ponto seguinte, entrava uma senhora idosa que sempre se sentava junto a janela toda. Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa pela janela.
A cena sempre se repetia e, um dia, curioso, o homem lhe perguntou o que jogava pela janela.
- Jogo sementes, respondeu ela.
- Sementes? Sementes de que?
- De flores.  É que eu olho para fora e a estrada é tão vazia … Gostaria de poder viajar vendo flores coloridas por todo caminho. Imagine como seria bom!
- Mas as sementes caem no asfalto, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos… A senhora acha mesmo que estas sementes vão germinar na beira da estrada?
- Acho meu filho. Mesmo que muitas se percam, algumas acabam caindo na terra e, com o tempo, vão brotar.
- Mesmo assim… Demoram para crescer, precisam de água…
- Ah, eu faço a minha parte. Sempre há dias de chuvas. E se alguém jogar sementes, as flores nascerão.
Dizendo isto, virou-se para a janela aberta e recomeçou seu trabalho.
O homem desceu logo adiante, achando que a senhora já estava senil.
Algum tempo depois, no mesmo ônibus, o homem, ao olhar para fora, percebeu flores na beira da estrada… Muitas flores… A paisagem colorida, perfumada e linda!
Lembrou-se então daquela senhora. Procurou-a em vão. Perguntou ao cobrador, que conhecia todos os usuários no percurso.
- A velhinha das sementes? Pois é, morreu a quase um mês.
O homem voltou para o seu lugar e continuou olhando a paisagem florida pela janela.
- Quem diria, as flores brotaram mesmo, pensou! Mas de que adiantou o trabalho dela? Morreu e não pode vês esta beleza toda.
Nesse instante, ouviu risos de crianças. No banco à frente, uma garotinha apontava pela janela entusiasmada:
- Papai, olha, que lindo! Quantas flores pela estrada… Como se chamam aquelas flores?
Então, entendeu o que aquela senhora havia feito.
Mesmo não estando ali para ver, fez a sua parte, deixou a sua marca, a beleza para a contemplação e a felicidade das pessoas.
No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se à janela e tirou um pacotinho de sementes do bolso…
E assim, deu continuidade à vida, semeando o amor, a amizade, o entusiasmo e a alegria.



O balde furado:
Na Índia, um carregador de água, sempre levava dois baldes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço.


Um dos baldes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito. No fim da caminhada entre o poço e a casa do chefe, o balde rachado chegava pela metade, o outro sempre chegava cheio de água. Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um balde e meio de água na casa de seu chefe.


O balde perfeito orgulhoso de suas realizações. Porém, o balde rachado estava envergonhado de sua imperfeição, sentindo-se miserável por não ter capacidade de realizar apenas a metade do que havia sido designado a fazer.


Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, um dia, à beira do poço, o balde falou para o homem:


- Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas.


- Por quê e de que você está envergonhado? Perguntou o homem.


- Nesses dois anos, eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado fez com que a água vazasse por todo o caminho até a casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços, disse o balde rachado.


O homem ficou triste pela situação do velho balde, e com compaixão falou:


- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho. De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho balde rachado notou flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas ao fim da estrada, o balde ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha.


Disse o homem ao balde: - Você notou que pelo caminho só havia flores no lado que você vai? Notou ainda que a cada dia enquanto voltávamos do poço, você as regava?


Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.

Autores Desconhecidos

 

 



Deus sempre nos fala seja através  de pássaros, de flores, de frutos, de sementes, de nuvens, de chuva, de sol, de felicidade, de alegria, de paz,  Não precisamos nos empenhar muito para assimilar o que a Palavra nos quer transmitir, basta que abramos o coração e deixemos que Deus nos fale por meio das figuras e das expressões. Felizes somos nós quando conseguimos agir assim, pois os nossos olhos veem e os nossos ouvidos ouvem claramente o que muitos profetas e justos, que não tinham o Espírito Santo, desejaram e não conseguiram.meg//




Homilia do Pe. João neste sábado com a Liturgia já de domingo, o qual o Pe. João focou : se a semente a palavra adentra  nosso coração, nos tornamos palavra viva de Deus... Abaixo alguns trechos da homilía do Pe. João nesta Missa do 15º domingo comum.

 Nesta Santa Missa Temos  dois  momentos da vida do cristão católico:
 nos celebramos um nascimento para a eternidade  e outro momento o  término   de uma caminhada humana , celebração 7 ºdia , a palavra de Deus nos coloca, nos questiona que tipos de sementes somos, devemos produzir frutos, ...se a semente a palavra adentra  nosso coração, nos tornamos palavra viva de Deus ...como Deus age no mundo com cada ser humano, a parábola  Mateus coloca,  e nós dá a interpretação da palavra, o semeador saiu para semear, podemos guardar a generosidade quando temos semente, e saímos para semear,  a palavra... que terreno
vou depositar a semente, um semeador generoso, a parábola, que nos narra esta tarde as duas partes da parabola  uma que responde a mesma  parábola, e colocarmos dentro de um contexto para o semeador era comum na sua época ? não , porque ninguém ia  jogar grãos num lugar  deserto, nenhum agricultor faz isso, não vai ter a produção desejada... Jesus vai nos narrando os pontos que essa mesma parabola  vai apontando onde as sementes caíram em quais  tipos de terrenos eram  4 terrenos um as beira  do caminho outro com pedras e o que tinha espinhos ,  e por fim um  terreno apropriado fértil, Jesus é chamado atenção, porque fala em parábolas..... Jesus   dá a explicação, citando Isaias , Mateus não diz que Jesus explica a parábola ,  Marcos e Lucas dizem que Jesus dá a explicação, é uma das poucas que Jesus explica própria  parábola .......
A semente ela é sempre boa de melhor qualidade depende aonde é lançada para gerar e produzir frutos... cada um de nós presentes, aqui olhamos para nosso terreno, se não removemos  as erva  daninhas não vai produzir as sementes, produzimos frutos enquanto vivos mortos não produzimos fruto,....  as  vezes 100% às vezes  70%  ou 30% ou nada e  cada um se auto avalia,  muitos frutos podem mudar uma realidade. Amém.

Um comentário:

ClaudeteeJoaquim disse...

Nesta passagem do Evangelho de Mateus, podemos perceber a experiência que Jesus fez durante a pregação da sua palavra, que na verdade é a Palavra do Pai. Jesus é o semeador que sai para semear, e percebe que enquanto semeia, muitos o acolhem, outros o rejeitam, outros ainda preferem as coisas do mundo, experiência esta que nós também fazemos... mas na verdade os quatro terrenos que nos apresentam o evangelho (esfaltado, pedregoso, espinhoso e a terra boa), estão dentro de cada um de nós, e cabe a cada um de nós arar este terreno, limpá-lo dos espinhos, das pedaras, para que a Palavra caia e dê seu fruto. Esta passagem nos estimula a ter esperança também, pois nós somos chamados a semear, mas é o Senhor quem faz germinar, e nós devemos ajudar e acreditar nos coraçãoes que ainda estão fechados e presos, para que a Palavra a eles anunciada, no tempo do Senhor dê o seu fruto