domingo, 17 de julho de 2011

Missa do 16 º domingo tempo comum

Missa do 16º domingo do tempo comum
celebrante Pe. João Moutinho
dia 17/07/2011 inverno brasileiro, com um pouco de calor, mas já  a noite esfriando
Leia um trecho da homilía do Pe. João e confira as fotos
I Leitura ( sb 12,13.16-19 )
Salmo responsorial  85( 86)
II Leitura ( rM 8,26-27)
Evangelho ( Mt 13,24-43 ou 24-30 )

Homilía do Pe. João Moutinho, neste domingo, que foi transcrita por mim, tentei ser fiel  nas palavras , de acordo com a partilha da palavra. Meg/



Bondade, fidelidade e clemência três palavras  , Deus é pai  e  por várias  vezes o salmista repetiu e nos repetimos dentro  desse tripé ,somos convidados a v iver a pertencer ao reino de Deus ,...  na nossa liberdade convive junto o joio e o trigo, Jesus  explica-nos a parábola, Jesus mostra  uma legenda para nós falando cada coisa, neste 17 de julho de 2011 nos exorta se Deus e ,você assim  aceita,  pertencer ao Reino de Deus e ele para você é  clemência, fidelidade e bondade  , assim podemos produzir frutos não   para ser  trigo, e produzir joio e ser joio e produzir trigo o livro da sabedoria sai apontando o que a salmista cantou , o livro da  sabedoria a partir cap. 12 escrito no final do 1 testamento, perto no ano 0 em Alexandria , ele escreve  numa visão mostrando um Deus que é  misericordioso e  também justo,assim começava a a 1º leitura
    “ Não há, além de ti, outro Deus que cuide de todas as coisas “, o autor sagrado termina dizendo que este Deus é confortador da esperança pq concede o perdão a conversão, e nos diz de  um Deus de misericórdia um Deus que olha o ser humano e acredita que a justiça acontece pelo ser humano, mas também injustiça, são frutos 
 que dão joio e trigo, o evangelho nos apresenta  3 parabolas a  do grão  de mostarda ,  interessante os discípulos   não perguntam a explicação destas duas,    a maior eles perguntam,   a do grão de mostarda é  muito fácil, fala do pequeno ao grande,o  grão  de mostarda , uma pequenina semente que qdo cresce fica uma grande árvore, os pássaros fazem os ninhos, que abriga todas a naçoes que vão ao seu encontro,  ao reino dos céus, o fermento a três porções de farinha segundo estudiosos  são aproximadamente   42 kilos  de farinha a quantidade do fermento  é  pequena, escondido na farinha, fermenta tudo, A boa ação do reino do céu pode ser pequena, mas fermenta dentro da massa humana e fermenta e cresce. São Francisco  e outros  santos foram fermentos e fizeram a  diferença do anuncio  da palavra de Deus.  Nestas duas parábolas  não perguntaram a explicação,  os discípulos estavam começando , queriam crescer como grão queriam anunciar em cada sinagoga em cada cidade , atraindo mais seguidores  e fermentar a palavra e caminhada com Jesus. Mas do Joio e do trigo  não compreenderam, a atitude do dono do campo, não era uma atitude comum ,seria normal que arrancasse o joio  uma erva daninha, e os funcionários a atitude deles, foi de perguntar ao dono  , que arranquem o joio, não  foi a resposta se arrancar o joio  pode ser que arranque o trigo junto,,Jesus nos fala da atualidade somos todos semelhantes sabemos que  somos, trigo do reino de Deus e joio do maligno ,  
 qdo nossos frutos são produzidos,na nossa sociedade,  temos muitos frutos de Deus e também joio  do maligno,

 

Na leitura do romanos , vai dizer que  na nossa caminhada de oração é o espírito que nos dá essa graça de anunciar e de falar  é  o espírito que nós ensina como pedir ,esta passagem da 2 lei vem ao encontro do nosso coração que é um campo, qdo vacilo vem o inimigo e semeia o joio,
E eles convivem com o trigo assim entendemos qdo a comunidade recebe a carta que o autor sagrado diz “ é o espírito  que dá  a graça de como pedir,quando   levar a Deus a oraçao .Este Espírito Santo  de Deus nos da sabedoria e discernimento para produzirmos  no mundo cheio de trevas, frutos segundo a palavra de Deus. Cristo no alerta nos chama atenção ,para  o que eu estou produzindo na minha vida como batizado como anunciador  como construtor do reino dos céus.
 Somos convidados a semear o trigo do reino de Deus a produzir a semente da esperança a mostrar  para o mundo a luz do batismo que recebemos, e fica o fruto de tudo aquilo que você semeou na sua família  na comunidade na sociedade. No mundo do trabalho é  exigido  a homens e mulheres produção, no mundo espiritual, somos convidados  a produzir quando você  reza uma  oração ou terço para a paz do mundo , ou faz uma prece para as  vocações e diz perdoe, você está dando  uma palavra fruto da Bíblia você esta produzindo semeando o reino de Deus, deixo uma interrogação , no mundo de trabalho vc fala do futebol, e todos os católicos  no trabalho na segunda , vai falar que esteve na missa, são detalhes que podem fazer a diferença ,dos que praticam e partilham , falar de um time é  fácil , deveria ser muito grande a possibilidade de falar de Jesus ,que  e clemência que para mim, bondade que é  para mim fidelidade ,  e lançar no campo do mundo a semente . Irmão s  façam a experiência  não  tenha medo, fale isto é um milagre que a gente espera, se este milagre não acontecer não chegaremos em 3011. Precisamos deste milagre ,  que esperamos suplicamos ao Espírito Santo de Deus que suscinte no nosso batizado esta força esta coragem de falar ,tanto quanto for necessário  do amor de Deus na sua vida ,de testemunhar  de mostrar a graça de Deus na sua vida .Que deus desperte em você  a coragem,  fale  nesta segunda -feira, eu falei  de Jesus para o outro ,falar no nome de Jesus , a coragem de semear o trigo de Deus no campo do mundo.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja Louvado.



Nenhum comentário: