quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Solenidade da Imaculada Conceição de Maria por Pe. João Moutinho

Homilía  : Solenidade da  Imaculada Conceição de Maria.  Pe. João Moutinho

A liturgia da Imaculada Conceição dá uma pausa dentro  na liturgia do advento, para fazer esta reflexão , deste anuncio, memória  deste anuncio da gestação de Jesus, e neste fato do possível de Deus no  impossível dos homens,  no cap 3 no livro gênesis ,  nos faz uma narrativa do pecado sempre uma imagem muito bonita, deste cap 3 a partir vers. 1 vai seguindo, quando mostra Deus caminhando pelo jardim do Édem e chama por  Adão e ele se esconde  e ai uma confirmação de  que Eva comeu o fruto da árvore ,- o que esta dentro desta dinâmica é  a desobediência
Desobedecemos a Deus,  é  muito comum somos  inclinados a desobedecer , e por isso   na caminhada da nossa história na nossa vida ,a história vai propor  alguém que obedece, Maria ela faz essa experiência de obedecer , uma questão fundamental nossa , na historia humana , hoje e no futuro obedecer na liberdade obedecer o  pai  e mãe quando  somos menores , ou quando somos dependentes econômicos deles  é uma história  mas odedecer seu  pai e mãe  na sua liberdade é uma outra história , e então Maria na sua  liberdade diz," ei aqui a Serva do Senhor".
Colocando-se na presença  de Deus na obediência  livremente.É  uma reflexão, irmãos que nos diz assim o impossível   nosso acontece na nossa vida quando   obedecemos a Deus, nós católicos temos a liberdade de obedecer a Bíblia, na minha família posso  contar nos dedos  a  quem obedece  a Bíblia livremente.
Porque  ser  livre  é obedecer dentro da liberdade, é  a mesma coisa quando temos nossos filhos que tem 21 anos   ou menos dizemos  não sigam os caminhos das drogas  da  violência eles obedecem ?  - Sê  obedecerem  são  prudentes.  Gênesis  cap. 3 Deus colocou o jardim tinha tudo até  a vida sem enfermidade e sem  morte, obedecer  na liberdade, é muito difícil  no paraíso onde tinha saúde,  tinha de tudo , e Deus não colocou uma cerca um fosso alguém vigiando e a árvore da vida ela estava lá no meio do jardim e estava acessivel, lá no Édem cap. 3 de gênesis  a serpente diz : - olha esta árvore  que frutos lindos e saborosos  para o paladar, mas a mulher justifica Deus proibiu, se nos comermos  vamos morrer e a serpente diz: - é  mentira se você comer vai ser como Deus, então você terá o conhecimento e o discernir , ela come, o que a levou a comer ? - a desobediência  e a mentira, a palavra vem nos colocar isso quando a gente celebra Nossa Senhora  é  dizer assim qual o grande mérito de Maria é  acreditar em Deus e ela acreditou tanto, que disse assim: -  eu não tenho relacionamento  com homem como vou ficar grávida,o Espírito Santo  te cobrira com tua sombra, e ainda acrescenta para nós em Lc.  cap. 1 para Deus nada é impossível, ( se saímos de casa para rezarmos  os mortos que celebramos o 7 dia hoje eu digo sempre  para a família   se nós  acreditarmos que para Deus nada é impossível e  dentro da história  que ela viveu  Deus tem o poder da misericórdia  e concede a reconciliação e o paraíso.)
Mas para isso acontecer  há  necessidade de minha Fé , de nós crermos que em Deus tem a possibilidade de tudo acontecer.
Qual foi a última vez que eu obedeci na  liberdade ?
Maria obedeceu na liberdade  e somos convidados na liberdade de filhos de Deus sem precisar ficarmos preocupados com medo do inferno,mas porque . 
Amamos a Deus e a sua palavra , cada um tem a resposta no seu coração .Amém.
Pe. João

Um comentário:

Unknown disse...

Parabén Pde.João realmente foi uma linda homilia.
Jamais esquecerei a frase....
"cada um tem a resposta em seu coração."