quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

" Papa pede oração para católicos chineses"

Cidade do Vaticano, 1 dez (EFE).- O papa Bento XVI fez nesta quarta-feira um chamado em favor da Igreja Católica na China, "que vive momentos difíceis, para que os fiéis possam testemunhar sua fé".
"Peço que todos os católicos do mundo façam preces pela Igreja na China, que como sabeis, vive momentos particularmente difíceis", afirmou Bento XVI diante de milhares de fiéis que assistiram à audiência pública da quarta-feira.
O Bispo de Roma pediu aos cristãos que "apóiem" aos bispos chineses "para que possam testemunhar a fé com coragem" e fez votos para que os católicos chineses possam "viver em comunhão" (unidade) com toda a Igreja universal.
Em 20 de novembro, a China ordenou um bispo sem o consentimento do papa Bento XVI, o que o Vaticano classificou como "grave violação à liberdade de religião e consciência".
A Santa Sé precisou à época em comunicado que o papa estava "muito desgostoso", já que a ordenação ocorreu sem o mandato apostólico e, portanto, representava "um doloroso ferimento à comunhão eclesial e uma grave violação da disciplina católica".
Dias antes, o porta-voz vaticano, Federico Lombardi, tinha expressado a "preocupação" da Santa Sé diante das notícias provenientes da China "segundo as quais alguns bispos em comunhão com o papa "estavam sendo obrigados por funcionários do Governo a participar da ordenação ilícita".
A Igreja Católica Patriótica China, que não está em comunhão com Roma, atribuiu a um "mal-entendido" as críticas do Vaticano à ordenação do bispo e lamentou que tenha utilizado o fato para denunciar que no país asiático não há liberdade religiosa.
Vários sacerdotes católicos chineses foram consagrados bispos em comunhão com Roma com o sinal verde do Governo comunista de Pequim, o que foi considerado como um sinal de "distensão" entre China e o Vaticano, que não têm relações. EFE

Um comentário:

raphael disse...

Que lindo