A atitude de Jesus com relação às mulheres.
Quando os discípulos depararam com Jesus falando com a samaritana, " estranharam que estivesse falando com uma mulher " ( Jo 4,27 ). Para eles, a mulher era um ser de segunda categoria. Muito embora haja, no Antigo testamento, grandes elogios a algumas mulheres como Judite e Ester, o conceito negativo a respeito delas era bem significativo. " Foi pela mulher que o pecado começou e é por causa dela que todos morremos ( Eclo 25,24 ). Isso chegou até a influir numa das redações dos mandamentos, onde a mulher é equiparada aos escravos, a até aos animais. " Não cobiçaras a casa do próximo, nem a mulher do próximo, nem o escravo, nem o boi, nem o jumento, nem bois nem coisa alguma do que lhe pertence ( Ex 20,17 ). No culto também isso era evidente, as mulheres no templo, tinham de se restringir ao pátio das mulheres, logo após o pátio dos pagãos.
Mas, Jesus, pelo contrário, não as discrimina. Muitos de seus milagres são realizados a pedido de mulheres, a começar pelo primeiro em Caná, por simples sugestão de sua Mãe Maria, e que por muito amor a temos como nossa querida mãezinha . Podemos lembrar aqui os casos da sogra de Pedro, da mulher com hemorragia, da Cananéia, da mulher curvada, da viúva de Naim , da filha de Jairo. Demonstra um grande sentimento de misericória para com as pecadoras, como a que lhes lavou os pés com suas lágrimas na casa do fariseu Simão e a flagrada em adultério. Mais ainda, cultivou uma profunda amizade com as irmãs Marta e Maria, em Betânia, onde procurava repouso.
Não é, pois, de admirar que - contra toda a oposição dos rabinos - as aceitasse como discípulas. E elas acompanharam Jesus desde a Galiléia ( Lc 8,1-3-23-54 ).
E o fizeram com extrema fidelidade. Quando todos os apóstolos, menos João, abandonaram o Mestre, as mulheres estiveram junto dele na hora do sofrimento, da agonia e da morte, entre elas, Maria, a Mãe de jesus ( Jo 19,25), " generosa companheira e serva do Senhor " ( Lc 61 ). Jesus as recompensou, escolhendo Maria Madalena para primeira testemunha de sua ressurreição e, por isso, com razão denominada por João Paulo II " APÓSTOLA DOS APÓSTOLOS ". Ja na Igreja primitiva, torna-se patente a ação evangelizadora de mulheres, como Prisca ( 2 Tm 4,19 ), Évodia e Sintique ( fl 3,2), Febe, Maria, Trifena Pérside, Trifosa ( Rm 16, 1-16), e tantas outras.
A História da Igreja está repleta desses testemunhos de mulheres
como nós, todas as mulheres deste nosso dia internacional
que continuemos a ser modelos do seguimento de Jesus.
Um Santo e abençoado dia a todas nós mulheres.
Deus nos abençoe
Nossa Senhora Aparecida nos cubra de graças
Nenhum comentário:
Postar um comentário