sábado, 8 de setembro de 2012

Domingo 23º semana tempo comum e Dízimo na Paróquia




Para se entender uma palavra é preciso escutá-la, ou lê-la caso for escrita.
O mesmo acontece com a Palavra de Deus contida na Bíblia, de modo especial nos Evangelhos; com uma diferença, que  eu diria essencial; porque sendo Deus puro espírito, não usa sons articulados pela boca humana.
Usa sim da pessoa humana, enquanto quer ouvir, entender e passar adiante.
Para isso é bom escutar, ler, refletir, meditar e até contemplar a palavra divina.



Muitas vezes ouvimos aquilo que queremos, quantas  as pessoas que estão falando e nós estamos andando, e temos a calma de parar e deixar a pessoa seguir parece que ela se toca e volta, porque seus ouvidos estão fechados não tem nenhuma deficiência que precisa ir ao medico , mas sua deficiência  muito maior dos que os que não ouvem, a deficiência  espiritual que nestes últimos domingos as leituras tem falado tanto e tanto.
E aquele homem naquele momento que ele ouve e fala, mesmo Jesus pedindo para não fazer  propaganda do milagre, Jesus queria o anuncio da palavra de Deus a vida. Aquele homem não podia guardar dentro de si a experiência profunda com Deus.
O evangelho  ao contar um milagre, muitas vezes corremos perigo de olharmos o milagre pensando que é uma historinha das maravilhas que Jesus realizou e  esquecermos que dentro desse milagre há uma mensagem para cada um de nós, porque é a palavra de Deus. Jesus nesse encontro com aquele homem que não ouvia e tinha dificuldade de falar , tem gestos que Jesus realiza que não era muito de seu costume ele dizia levanta-te  quero que você veja, lázaro ressuscita ,mas  ali ele faz um ritual usa uns simbolismos, primeiro ele se afasta com aquele homem para outro lugar e tomando a saliva que para aquela cultura tinha sentido de vida ,a inspiração da força para que a sua língua se soltasse e voltasse a se comunicar, ao colocar a mão com a saliva no ouvido um gesto que inclusive faz parte do sacramento do batismo  hoje com dado opcional,mas que durante muito séculos era obrigatório onde o sacerdote  tocava o ouvido do batizando e dizia abre-te, nós podemos não ter deficiência auditiva, mas a deficiência espiritual, cria uma deficiência auditiva.
Meg//




 veja mais >>


















































VEJA MAIS>>

Nenhum comentário: