segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tem uma criança com pães, e isso não é um detalhe



A  alegria neste domingo, em encontrar este evangelho, da multiplicação do pães, vamos encontrar na 1º lei o profeta preocupado com quem não tinha o que comer. Nas  sagradas escrituras o maior números de milagres é exatamente multiplicar os pães  quando fala do reinos  o profeta fala dos céus fala em comida em bebida um  banquete. Jesus quando quer falar do reino de Deus fala em banquete e é criticado pois foi na casa de um publicano.

A Bíblia  fala mais em comer do que rezar, se somos criados a imagem e semelhança de Deus, ele quer que  vivamos bem e tenhamos condições físicas para rezar, a única oração que ele ensinou fala do perdão ,chama de pai e não se esquece do pão de cada dia.
Aquele que tinha 20 pães já queria ficar com ele, como se diz vou ficar com o que ? ali a divisão cada um participa.
No Evangelho a imagem é mais forte Jesus caminha com as pessoa e ele que toma a iniciativa, que fica preocupado, um dos seus disse: é melhor mandá-los para casa enquanto é tempo. Porque precisaria muito dinheiro para tanto alimento, outro já pensava e prevendo que Deus ali faria o milagre diz : tem uma criança com pães e aquilo não é um detalhe ,as crianças tinham pão de cevada porque os pobres comiam pão de cevada e os ricos comiam pão de trigo não era meio a meio , ali era só cevada, uma imagem proposital uma criança. Nos não ouvimos o Evangelho para bater palmas e dizer Jesus é o maior, pois,  isso já sabemos por isso participamos das Missas.
Ninguém erra  na soma e no multiplicar, mas no dividir é sempre complicado. E  vamos encontrar o gesto forte, não jogar nada fora, o lixo de muitas pessoa se torna prato para muitos.O poeta Manuel Bandeira, diz, que viu uma lata de lixo se mexendo, que poderia ser um bicho.

O BICHO de Manuel Bandeira
VI ONTEM um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.


Exatamente  pela  falta  de saber o dividir.  E  ouvimos o caminho na 2º leitura, Paulo vai explicando a fé a unidade o amor a Deus e diz uma palavra muitas vezes não entendida SUPORTAI-VOS uns ao outros, Jesus fala AMAI-VOS, e são  Paulo falar suportar,  Suportar é ser suporte, uma flor no vaso tem um suporte, no chão morreria, teria perdido a beleza e não seriam vistas, as crianças nos colo do pai, quantos homens e mulheres conseguem reunir a família aos domingos e quando  morre, a família se dilui porque  o suporte partiu, poderíamos nos perguntar, nos dividimos  agradecemos a aqueles que dividem a cesta básica.E os que não aprenderam possam um dia ficar alegres por não ter comido um bolo, mas que os outros comeram.


Nenhum comentário: