segunda-feira, 7 de maio de 2012

Santa Missa de 06/05/2012 na Paróquia

Santa Missa de domingo na Paróquia.


Celebrante e aniversariante do dia o  Padre João Moutinho






Convido a todos para partilhar, não saiam com pressa, temos o amigo o Vereador Toninho Paiva,devoto de Santo Expedito, o ministério de música, e todos aqui presente. Na passagem do homem de Deus Elias, a viúva não tinha quase nada só um pouquinho, e o profeta diz o que você tem, estou com um pouquinho de azeite, um punhado de farinha e uns braseiros de lenha, vou fazer para mim e meu filho, e vou esperar morte, já fazia três anos que não chovia no deserto, e ai ele fala : faça agora, e certamente no fazer ela disse vou fazer e vamos morrer mais rápido que antes eram dois para comer  agora  temos de dividir a três .E depois o milagre aconteceu ela fez e refez, a chuva veio e ela ainda tinha azeite e farinha para ela fazer o pão, vamos  partilhar orar e caminhar. O Padre João continuou dizendo:


Quero dizer do fundo do coração: O meu muito obrigado que Deus vos pague com a presença de todos, das duas Igrejas, que possamos continuar porque a vida É erguer a cabeça e continuar construindo, dando fruto e anunciando Jesus .




Domingo dia 06 de maio de 2012,outono brasileiro, com temperatura agradável, onde com muito entusiamo a comunidade compareceu em peso, para celebrar e comemorar o aniversário do Pe. João, que visivelmente feliz,exortou em sua homilía, que na 1 carta de São João, o amor ele requer as ações , e  falava o Pe João que uma comunidade que  se reúne, qualquer umas das motivações que nos coloca na Missa,é uma ação de amor, não ficamos apenas no falar, e ai João em sua carta diz:  o Amor requer ações verdadeiras, e a maior ação verdadeira é se fazer presente.

O autor sagrado vai além, que consciência  se chama coração, e  se o coração esta pesando é porque estamos longe do amor de Deus, mesmo assim Deus no seu infinito amor está nos acolhendo. E João coloca isso,porque na comunidade,naquela época estava faltando ali o amor, ele diz olha faça o mandamento de Jesus  ame uns aos outros ,era uma comunidade não de 2012, mas seres humanos,  inclinados a suas divergências como nós a nossa mutação de 2012 anos  não é  muita, ele chamando ,a atenção da comunidade e vai propondo a comunidade a permanecer, e entra o Evangelho de hoje, a liturgia propôs nesta simbologia da bíblia, com uvas e uma luz e Jesus diz: eu sou a videira mas no evangelho de João  ele 
acrescenta a “verdadeira”, e vai trabalhado que devemos permanecer na pessoa de Jesus como videira e coloca mais duas imagens, coloca o agricultor e os ramos e propõe os frutos. Nós na nossa caminhada de batizados, somos convidados a produzir frutos de acordo com a palavra de Deus e fica os frutos nos vamos terminar, temos um período, mas Deus te pede para produzir frutos  da palavra de Deus, que é aceitar,  ai diz o mandamento de Jesus ,aceitar Jesus como filho de Deus e tornar cada um de nós discípulos e anunciadores da boa-nova. Na nossa comunicação, anunciemos Jesus tornando-nos assim discípulos  do Senhor , como nos fala João na sua 1 carta com ações de amor e de verdade.
Que Deus assim nos Ilumine



Nesta noite de oração eu como Padre, e como paróquia,  temos um desafio, diz a palavra: pedir em nome de Jesus e ele vos dá, Deus já nos concedeu, também com a ajuda de todos a casa da Igreja, Temos um novo pedido que possamos colocar um telhado novo e legalização da Comunidade Santo Expedito.Para isso precisamos de muitas orações e presença.
O pedido que deixo no altar de Deus, e peço a vocês que orem, para que em 2015 nos possamos alcançar é pouco tempo, mas se tivermos muita Fé, em pouquíssimo  tempo, possamos alcançar.É o pedido que colocamos pela intercessão de Santo Expedito e de Nossa Senhora Aparecida, e com a oração de cada um.


e a poesia feita pela Geni para o Pe. João






Pe. João Moutinho


SEJA FELIZ


Na ambição infundada de declamar como poeta
Versos místicos que, às vezes, eu alcanço
No balanço de uma ideia para outra...
Hoje, teimosamente, eu insisto
Em procurar um jeito diferente,
Um modo novo de falar as coisas de sempre.
Mas...falar o quê?
Se as palavras morrem todas na garganta...
Mas entre ânsias tantas,
O que todos gostariam de lhe falar,
O que você já cansou de ouvir,
Aquilo mesmo que você se habituou a repetir:


“Parabéns a você, nesta data querida...”


Festejando o aniversário dos outros
E, com os outros, celebrando o dom da vida!
Hoje, porém, é o seu dia e é a sua festa!
Dia em que você guarda o colher de mais um ano de vida


Festa em que permanece o som de um desejo de lida


E de eterna e incessante vibração,
Augurando-lhe com fundo de harpejos
E dedilhar de violão
Uma insinuante e até desconcertante expressão,
Dita, outrora, no céu dos homens,
Quando os homens ouviram o coro dos anjos...
Anjos que cantavam no céu de Deus:


“Feliz o homem de boa vontade !”


Essas palavras, hoje, são só suas, padre!


E estão resumidas num sussurro brando
E quando pronunciadas em surdina,
Soam leves como a aragem vespertina,
Pois são articuladas em três segmentos, apenas:


SEJA MUITO FELIZ !


Geni Bertoni Nimtz


06/5/2012












Nenhum comentário: