terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
‼ NECESSITAMOS "
Necessitamos
Uma borracha, para apagar de nossa história tudo que nos desagrada.
Um sabonete, para retirar as marcas das máscaras que usamos no dia-a-dia.
Uma tesoura, para cortar tudo aquilo que nos impede de crescer.
Um pássaro, que nos ensine a voar alto e cantar com liberdade.
Um jarro, para conservar o carinho e amadurecer.
Um frasco transparente, para conservar os sorrisos. Sem tampa, para escutar o alegre som.
Lentes, corretoras da visão da vida, que nos permitam enxergar, com amor, o próximo e a natureza.
Um esquilo, que nos mostre como galgar os ramos da árvore da sabedoria.
Agulhas grandes, para tecer sonhos e ilusões.
Um cofre, para guardar as lembranças construtivas e edificantes.
Um zíper, que permita abrir a mente quando se deseja encontrar respostas, outro para fechar nossa boca quando for necessário, e outro para abrir nosso coração.
Um rebobinador de filmes, para recordar os momentos mais felizes de nossas vidas.
Uma balança, para pesar tudo que é vivido e experimentado.
Um espelho, para admirar uma das obras mais perfeitas de Deus...
... nós mesmos!!!
Carmem
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Nossa Senhora peregrina da Paróquia
O Padre João deixou esta mensagem para a família que recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.
Mateus 6 , 25-34
Esta passagem ela vem ao encontro do período da quaresma, um tempo de deixar de lado as preocupações do dia a dia da vida , de amanhã de depois de amanhã, a quaresma é um convite para olharmos para nossa fé, ai Jesus nessa passagem ,vai dizer, vai apontando para as pessoas dizendo porque se preocupar com o que comer olha os pássaros, eles tem mais, capacidade de se adaptar mais do que a gente, tem concreto, mas um bocado de pássaros, e Jesus vai falando se eles tem de comer ,imagina se Deus, não faz por vocês, depois vai falar sobre o vestir, o frio o calor, não se preocupem olhem os lírios do campo como ele se vestem, ( O padre, disse que nunca viu um campo de lírios, só os de vasos), imaginem os selvagens, como fala a palavra.
Depois tem um momento que Jesus fala ,no vers. 30 de Mateus , gente de pouca fé, E ai estamos na quaresma 2012 e nós que somos católicos, devotos de Nossa Senhora, essa fala de Jesus, perante a violência a miséria a questão de habitação, perante tantas coisas, nos encaixamos dentro desta fala, nós na nossa caminhada temos muita pouca fé, e ai Jesus vai nos dizer que Deus se preocupa conosco ,muito mais do que tudo isso.
E termina o último vers. 34, portanto não se preocupe com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá as suas preocupações. É uma fala muito bela para este tempo de Quaresma, A gente não vai se preocupar se amanhã vou jejuar se amanhã vou rezar mais , temos de nos preocupar com o dia de hoje dia 27 de fevereiro. Basta cada dia sua própria dificuldade .Temos um bebezinho, aqui, ele não tem noção das dificuldades dele, mas ele tem que estar com o intestino bom, para evacuar direitinho, que estar com a garganta boa para poder chorar forte para vocês cuidarem dele, são as preocupações deles, dormir num ambiente agradável , são as dificuldades e preocupações dele.
Mas Jesus diz: - para cada dia tem as suas dificuldades.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
1º Domingo da quaresma /2012
Domingo dia 26 de fevereiro de 2012, verão brasileiro
Hoje a igreja celebra o 1º domingo da quaresma,conduza seu domingo pela súplica desta oração
Que seja hoje este domingo na sua vida que corre devagar , o relógio está a nosso favor,se atrasando,neste fim de semana.
Marcado apenas pela simples alegria de encontrar o Senhor, e ele de nos encontrar.
Salmo 24 ( 25)
Verdade e amor são os caminhos do Senhor
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação;
em vós espero, ó Senhor, todos os dias!
Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura
e a vossa compaixão que são eternas!
Não recordeis os meus pecados quando jovem,
nem vos lembreis de minhas faltas e delitos!
De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia
e sois bondade sem limites, ó Senhor!
O Senhor é piedade e retidão,
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça,
e aos pobres ele ensina o seu caminho.
As palavras do salmo leva-nos nos a súplica humilde para encontrar no Senhor a Graça da conversão.
você sente que precisa mudar?
sentes desejo de suplicar a graça e misericórdia do Senhor?
necessitas delas?
A humildade do salmista que se coloca diante de Deus misericordioso, compassivo e bom , procure você experimentar esta certeza na tua oração.
Como o salmista procure rezar assim: guiai-me na vossa verdade Senhor e ensinai-me lembrar da vossa misericórdia, lembrai de mim Senhor segundo a vossa clemência.
Esperamos tanto o domingo, mas o domingo tem de ter um sentido especial para nós. É uma oportunidade de respirar fundo, dar uma pausa e especialmente procurar se encontrar com Deus. Nas horas de uma manhã sem tarefas nenhuma, vá à Igreja, estar com ele, só para estar, de coração Que seja hoje este domingo na sua vida que corre devagar , o relógio está a nosso favor, se atrasando, neste fim de semana.Marcado apenas pela simples alegria de encontrar o Senhor, e ele de nos encontrar.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Quarta-feira de cinzas na Igreja Santo Expedito
dia 22 de fevereiro de 2012 Quarta-feira de cinzas
Dia de Jejum e abstinência
Primeira Leitura Joel 2,12-18
Salmo Responsorial 50 (51)
Segunda Leitura 2 Cor 5,20-6,2
Evangelho Mateus 6,1-6.16-18
Leia a homilía do Padre João, nesta quarta- feira de Cinzas.
Somos pó, mas em Cristo somos vida Eterna.
Deus sempre nos convida, o salmo 50 canta com muita confiança na presença de Deus, o ser humano, a igreja sempre o acolhe para este momento da quaresma , e o salmista ele confia plenamente em Deus ,mas ele confia dizendo a Deus ,que ele é humano , ele é miserável aquele que esta com o pecado sempre à frente que muitas vezes no seu coração tem a vontade de fazer o bem mas pratica o mal, alguém que coloca em Deus a sua confiança e que pede a Deus que retribua ,retorne a sua salvação, o vers. 14 do salmo 50 diz” devolva-me o jubilo da tua salvação , salve o meu espírito generoso me sustente ....para que os pecadores voltem a ti “quaresma é um tempo pessoal de voltar a Deus...este é um convite que Paulo faz a comunidade ele diz que é embaixador da paz, voltar a Deus e reconciliar com Deus é uma expressão de alegria a palavra nos propõe na quaresma este tripé , que somos convidados a passagem do Evangelho Jesus vai nos mostrando,e eu falava na acolhida coloque no altar sua motivação nesta missa, Deus nosso Pai , ele está no oculto, sabe a sua intenção seus pedidos, Jesus vai narrar exatamente estes pontos,sobre aquele que vai fazer o momento de jejum, aquele que vai dar, esmola ,aquele que vai fazer o momento de caridade , o momento oração,Jesus usa este termo hipócritas, na narrativa do evangelho, como eles ficam de pé gritando falando com Deus para que todos vejam que ele estão falando com Deus, isto é uma coisa que acontecia no passado, ninguém grita hoje para Deus ouvir, sabemos que Deus não é surdo,Jesus vai falar isso a tua oração o teu rezar, entra no teu quarto feche a porta porque Deus o vosso pai escuta, um outro momento vai falar do jejum. Nós neste período pouco ou quase nada não fazemos,mesmo tendo nossa saúde qualificada para o jejum , é um jejum espiritual um jejum de alguma atividade... esta abstinência , e Jesus diz: faça como alguém que estivesse pronto para a festa,com o rosto lavado com o corpo perfumado , com a cara cheia de sorriso, e você está fazendo uma experiência interna do seu jejum da sua abstinência , mas a sua feição é outra é de alegria,mas Jesus diz que não ,eles os hipócritas mostram que estão em jejum, esta divulgação é para greve de fome, quanto mais gente souber que uma personalidade , está em greve de fome, o mundo ficar sabendo melhor e vai definhando dias e dias.Aqui, não estamos falando de greve de fome ,é um processo de oração, é uma execução de Fé, e Jesus vai nos falando da nossa mão direita da nossa mão esquerda de forma figurativa, quando fazemos caridade e doação,ou emprestamos algum valor, será que não dá vontade de dizer, olha eu fiz isso..... Jesus diz, que uma mão não saiba o que outra faz. A quaresma é um olhar de Deus para sua vida e um olhar seu para Deus, dentro da quaresma o tema que a saúde se difunda sobre a terra, tema fraternidade e saúde . Hoje eu fui visitar, junto com um Ministro um enfermo no IBCC, e achei muito boas as instalações ,o quarto bom , no meu olhar de leigo.
Quantos irmãos doentes que temos entre a vila Ré e vila Granada, dentro dos seus apartamentos, mas são tão poucos que colocam a igreja dentro das enfermidade , sejam os ministros que levam a palavra a Eucaristia, que rezam o terço, o Padre vai visitar, dá a unção dos enfermos, renova os sacramentos, é muito pouco. O que mais me chama atenção nesta campanha da fraternidade, e eu falava que nós devemos chegar no final pelo ao menos com a alma mais sadia, que está campanha vai nos revelar, que nós sociedade católica no Brasil estamos enfermos ,eu diria que estamos na UTI, aqueles que praticam, são tão poucos e aquele número imenso ,todos longe de Deus a grande enfermidade, eu penso na humanidade na nossa sociedade, é a enfermidade do Sagrado, se olharmos estes dias de carnaval, nós sociedade, e a nossa enfermidade é estar longe de Deus e quem está longe de Deus,está próxima das trevas, que possamos , nesses 40 dias, é você é pessoal,eu sempre falo isso, neste 8 anos,você tem de dizer, estou de quarenta no isolamento, daquilo que desagrada a Deus, me alimentando daquilo que me fortalece para viver a palavra de Deus, cada um sabe, o que tem no seu coração,o padre não sabe ,Deus sabe, que você tenha coragem de dizer como o salmista, “Senhor tem piedade, ò Meus Deus misericórdia , o meu pecado está sempre à minha frente”...... que Deus nos ilumine que esta santa missa nos alerte,que nós possamos voltar a reconciliar com Deus, olha que diz Joel, olhe a beleza desta palavra ,que diz a palavra de Deus nesta exortação para cada um de nós. Amém
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja Louvado
Quarta-feira de cinzas na Paróquia
Erga-te e deixe- te marcar pelo pó
Se és pó é muito mais que nada, és alguém.
Para Deus és amor deixa-se transformar pelo Senhor dentro do teu coração
Dia de Jejum e abstinência
Primeira Leitura Joel 2,12-18
Salmo Responsorial 50 (51)
Segunda Leitura 2 Cor 5,20-6,2
Evangelho Mateus 6,1-6.16-18
" Tu porém, quando jejuares,
perfuma a cabeça e lava o rosto,
para que os homens não vejam que estás jejuando."
A Igreja se reveste novamente de roxo
Tome consciência daquilo que te rodeia
tome consciência que na normalidade da tua vida é que precisas viver este dia, esta quarta feira de cinzas, mas procure que esta normalidade não ponha em risco o significado,deste dia, que é o dia da humildade do pecador diante da santidade de Deus.
Faça da humildade a bússola desta quarta feira de cinzas.
Assim humilde e consciente de teu pecado viva este dia,
Assim humilde e consciente de teu pecado viva este dia,
Penso, por exemplo que se vc fizer abstinência de chocolate, Há não vou comer chocolate na quaresma, e quanto termina, vc se entope de chocolate, de nada vale, ainda penso que a melhor abstinência é da lingua
A quaresma é um apelo a autenticidade de seus gestos, liberte-se do egoísmo, assuma a tua condição frágil sem tragédia não faças da tua penitência um espetáculo,invente uma forma mais pura de te relacionar com cada um de tua convivência , lava teus olhos para ver o mundo com a bondade de Deus converte a tua rigidez, em exigência suave, afasta de ti palavras e gestos que só servem para criar distância e lembrar o passado
Oferece gratuitamente a tua vida, se não puderes encher os bolsos de teu irmão enche-lhe o coração, faça caridade escondido ,ninguém precisa de saber, o amor gratuidade não se improvisa , reza,
na oração aprende-se a amar e ultrapassar as banalidade dos dias a oração batiza e destrói todas as nossas hipocrisias.
Erga-te, e deixe- te marcar pelo pó
Se és pó é muito mais que nada, és alguém.
Para Deus és amor deixa-se transformar pelo Senhor dentro do teu coração.
Para Deus és amor deixa-se transformar pelo Senhor dentro do teu coração.
Meg//
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Missa em Ação de Graças pelos 8 anos do Pe. João à frente da Paróquia
Alguns momentos do Pe. João em 2011 |
A SANTA MISSA dia 21 DE FEVEREIRO TERÇA DE CARNAVAL, ÀS 19:00 HORAS
VENHA, PARTICIPE, DESTE MOMENTO DE ALEGRIA, JUNTO COM A COMUNIDADE
Santa Missa em Ação de Graças, pelos 8 anos no Pe. João Moutinho, à frente da
Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Igreja Santo Expedito
Leitura Tiago 4,1-10
Salmo 54 (55)
Evangelho Marcos 9,30-37
Hoje 21 de fevereiro da VII semana do tempo comum
ainda usa-se a cor verde , mas amanhã a cor mudará para roxo
Para ilustrar esta minha reflexão do Evangelho de hoje
logo abaixo tem um link, com um filme curtinho de 1 minutinho, que achei conveniente, postar aqui.
" Um velho monge eremita tem seu dia interrompido por um hóspede não convidado, ele é levado involuntariamente a uma jornada para descobrir o verdadeiro significado de companheirismo."
clique no link abaixo, e acompanhe é rápido o filminho
Pe. João
Procure criar nos teus passos, a tranqüilidade onde quer que estejas, pode não ser fácil pode haver a tua volta ruido, mas não deixe que nada te pertube.
Jesus não esconde a possibilidade da sua paixão .
Os apóstolos espantam-se e rejeitam o possível fracasso de seu mestre.
Porque, não escapa Jesus do laço do fracasso da morte?.
Como entender seu fracasso e insucesso?
Que preço está disposto a pagar pela sua coerência?
É errado desejar ser maior, e muitas vezes desejamos ser grande a La moda dos discípulos ,
-qual a novidade que Jesus oferece a seus discípulos ?
-como viveu Jesus a sua grandeza?.
Na pequenez de Jesus revela- se a grandeza de Deus. Ser o ultimo não é negar o próprio valor ,é colocar a serviço dos outros, toda nossa grandeza.As palavras de Jesus desejam transformar nossas ambições . Jesus disse “ quem quiser ser o primeiro , que seja o últimos de todos, e aquele que serve a todos " ....
Que o Senhor, nos ensine a ser grandes, que não precisemos ser importantes para mostramos ser grandes ,peçamos a Deus o dom da simplicidade para estarmos sempre prontos a servir.
Meg//
Meg//
A semente, pode ser o Símbolo da Vida,
A semente pode ser, o amor que podemos germinar,
A semente pode ser, a Transformação,
A semente pode ser, o que colhemos e plantamos, ao longo da vida,
A semente pode ser, a magia do conhecimento, do humanismo,
A semente pode ser, o fruto do amanhã,
A semente pode ser, o Alimento Sagrado,
A semente pode ser, o principio da vida,
A semente pode ser, o amanha belo e alegre...
A semente pode ser, a liberdade a conquista a saúde...
Mas o que é a semente se não S E M E A R M O S
A semente pode ser, o amor que podemos germinar,
A semente pode ser, a Transformação,
A semente pode ser, o que colhemos e plantamos, ao longo da vida,
A semente pode ser, a magia do conhecimento, do humanismo,
A semente pode ser, o fruto do amanhã,
A semente pode ser, o Alimento Sagrado,
A semente pode ser, o principio da vida,
A semente pode ser, o amanha belo e alegre...
A semente pode ser, a liberdade a conquista a saúde...
Mas o que é a semente se não S E M E A R M O S
A Ana Beatriz veio hoje, a bebezinha de 17 dias, como semente e não combinei com ela, estar presente, dizia o Pe João
No dia 21 de fevereiro de 2004,sábado , estava muita chuva, na minha 1º Missa aqui na Paróquia, relembrou o Padre João, leia alguns trechos:
A Semente que temos que lançar a cada dia
Não só lançar, temos de olhar
Regar, tirar a erva daninha, por ao sol
Tudo faz parte de cada um de nós
Fui fardo, sou fardo na vida de muitos
Mas também carreguei muitos fardos
muitas vezes somos fardo e peso na vida do outro
Pra seguir em frente precisa confiar em Deus
Estou aqui a 8 anos e não discutimos, esta discussão dos discípulos quem é o maior quem adentra o paraíso , quem é importante aos olhos de Deus.
Jesus sabe a resposta de cada um de nós, mas ele propõe o exemplo do serviço, e serviço começa com a atitude de acolher,acolher aquele que caminha junto,acolher aquele sabendo que o outro e humano pecador cheio de arrogância acolher o padre o irmão a irmã, todos os ministério e todos os nossos serviços, este é o grande desafio da vida da Igreja penso eu,
Temos de erguer a cabeça pra frente o que nós fizemos de hoje pra trás fizemos, louvamos e agradecemos a Deus
o que não fizemos não fizemos,
o que erramos erramos ,
o que acertamos acertamos .
É importante não viver de saudosismo que foi é passado temos de olhar para o hoje a noite, por nas mãos de Deus e agradecer, o importante é pegar a palavra de Deus e seguirmos com alegria. Começar sempre com novo entusiasmo , comungar não é de ontem é de hoje. terminou assim a homilía o Pe João
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja Louvado.
Padre João
Muito e muito, e nos permita a sua presença, entre nós por mais umas décadas. |
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
VII Domingo do tempo comum
Primeira leitura - Is 43,18-19.21-22.24b-25
Salmo 40 (41)
Segunda Leitura 2 Cor 1,18-22
Evangelho Marcos 2,1-12
VII Domingo do tempo comum ♥
dia 19 de fevereiro de 2012, verão brasileiro, com calor e chuva às tardes
Salmo 40 (41)
Segunda Leitura 2 Cor 1,18-22
Evangelho Marcos 2,1-12
VII Domingo do tempo comum ♥
dia 19 de fevereiro de 2012, verão brasileiro, com calor e chuva às tardes
"Para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados
- eu te ordeno : levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa".
Nessa passagem chama a nossa atenção a vontade que aqueles homens tinham de ajudar o amigo, a fé que os fazia esperar sua cura.
Depois de tanto esforço, talvez tenham até ficado decepcionados quando Jesus disse :
" Filho teus pecados estão perdoados". Só isso ? Não o iria curar!!!
Teriam eles compreendido que o perdão dos pecados é mais importante que o fim da paralisia ?
E vemos também a reação dos Mestres da Lei, escandalizados porque Jesus se atreve a perdoar os pecados, como se fosse Deus. Essa era a interrogação que Jesus ia apresentando cada vez mais claramente a seus amigos e adversários:
" Quem eu sou ?, um simples homem, um rabi, um profeta, um sedutor?"
A resposta será dada pelo centurião diante da cruz:
" Este homem era mesmo filho de Deus.
(Mc 15,39).
- Meg//
VII Domingo dia 19 de fevereiro na Igreja Santo Expedito do tempo comum
1ª Leitura - Is 43,18-19.21-22.24b-25
VII domingo do tempo comum , dia 19 de fevereiro, também hoje celebramos como todo dia 19 Santo Expedito.
Nosso Senhor Jesus Cristo, para nós, não é um simples homem, e nem um simples profeta, e nem um fazedor de milagres, é o Filho de Deus, e Senhor e criador de tudo, razão de ser da humanidade e do universo. Não apenas faz milagres, mas como Deus pode liberta-nos do pecado, e fazer-nos participantes de vossa própria vida. Esta Fé brota em nosso coração, porque acreditamos que Deus é Deus. Nossa vida ganha um sentido diferente, vivemos como quem sabe para onde vai e o que pode esperar, e nada temeremos nem a dor e nem a morte. Amém
Meg//
Meg//
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
☼ Quando a máscara cai !!
Alguns personagens fictícios , que já vimos na telas de cinema ou em casa, usavam algum tipo de máscara, o próprio filme o Maskara,quando aquela máscara se apegava ao seu rosto, ele criava super poderes, e temos tantos outros mascarados, o Batman, o zorro, Andrew Lloyd no “ fantasma da ópera” usava uma mascara para encobrir seu defeito físico , tenho certeza que você já pensou em muitos outros mascarados .
No carnaval mais antigo usava-se mais máscara,acho que nos carnavais atuais, usa-se menos máscara, mas mostra-se tudo.
Máscaras são artifícios muito usados pelo homem, algumas podem até ser justificadas, mas outras pelo seu uso e duração, acabam por interferir na personalidade, que assumiu quando mascarado, e depois passa acreditar, nas próprias máscaras que criou, para que pudesse ser aceita ou reconhecida, no trabalho, na escola, na própria casa, entre os amigos. A máscara demonstra aquilo que não somos, mas que gostaríamos de ser, Mas, e no momento em que a mascara cai , será que fizemos de nossa vida uma grande encenação .
Seja você mesmo, você nunca vai se arrepender.
Que neste carnaval quem quiser use máscara para se divertir, e que tal ,também ,tirarmos algumas máscaras de nossa vida, e nos mostrar-mos com nossos talentos com nosso dons, tais quais como eles são.
Destruída a máscara , uma sublime busca se inicia, nossa existência humana torna-se um pouco menos infiel à absoluta perfeição de nossa essência, de nossa alma
Que sua alegria neste carnaval seja completa, e para ser completa, na nossa dignidade de cristãos católicos, lembremo-nos que nada acontece, sem ter passado pelo nosso coração, ou seja sem que seja tramado antes no seu interior, por isso, peçamos a Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos dê um grande coração desmacarado, e sempre disponível, para sempre honrar o teu nome, com um procedimento exemplar de cristão autêntico. Amém.
Meg//
Meg//
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Adriana Calcanhotto - Fico Assim Sem Você
Este clipe da Adriana é muito bonitinho, resolvi colocar
aqui, além da mensagem da música o clipe com os desenhos
é muito legal
aqui, além da mensagem da música o clipe com os desenhos
é muito legal
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Quando surgiu a Campanha da Fraternidade
Quando surgiu a Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade surgiu durante o desenvolvimento do Concílio Vaticano II. O primeiro documento conciliar aprovado foi sobre a Liturgia. O documento Lumen Gentium, constituição dogmática sobre a Igreja - sua natureza e missão evangelizadora - foi também dos primeiros documentos refletidos e aprovados pelo Concílio. Surgiu de um discurso do Cardeal Suenens, no final da primeira sessão. Foi aprovado no final do Concílio. A primeira das Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano, após o período conciliar, em Medellín (1968), foi convocada para a implementação do Concílio, no Continente. A reflexão sobre a realidade latino-americana levou a Igreja a enfrentar o desafio da pobreza e da urgente presença transformadora nas estruturas sociais. A Conferência de Puebla, dez anos depois, acentuou ainda mais a dimensão social da fé e da vivência cristã, a fim de superar a situação de marginalização, opressão e exclusão em que vive a maioria do povo, criando-se um clima de comunhão e participação. Os temas da Campanha da Fraternidade, inicialmente, contemplaram mais a vida interna da Igreja. A consciência sempre maior da realidade sócio-econômico-política, marcada pela injustiça, pela exclusão e por índices sempre mais altos de miséria, f ez escolher como temas da Campanha aspectos bem determinados desta realidade em que a Fraternidade está ferida e cujo restabelecimento é compromisso urgente de fé. DO SITE FRANCISCANOS 1ª FASE: EM BUSCA DA RENOVAÇÃO INTERNA DA IGREJA Renovação da Igreja CF - 64: Tema: Igreja em Renovação Lema: Lembre-se: você também é Igreja CF - 65: Tema: Paróquia em Renovação Lema: Faça de sua paróquia uma Comunidade de fé, culto e amor Renovação do cristão CF - 66: Tema: Fraternidade Lema: Somos responsáveis uns pelos outros CF - 67: Tema: Co-responsabilidade Lema: Somos todos iguais, somos todos irmãos CF - 68: Tema: Doação Lema: Crer com as mãos CF - 69: Tema: Descoberta Lema: Para o outro, o próximo é você CF - 70: Tema: Participação Lema: Participar CF - 71: Tema: Reconciliação Lema: Reconciliar CF - 72: Tema: Serviço e Vocação Lema: Descubra a felicidade de servir 2ª FASE: A IGREJA PREOCUPA-SE COM A REALIDADE SOCIAL DO POVO, DENUNCIANDO O PECADO SOCIAL E PROMOVENDO A JUSTIÇA (VATICANO II, MEDELLÍN E PUEBLA) CF - 73: Tema: Fraternidade e Libertação Lema: O egoísmo escraviza, o amor liberta CF - 74: Tema: Reconstruir a Vida Lema: Onde está teu irmão? CF - 75: Tema: Fraternidade é Repartir Lema: Repartir o Pão CF - 76: Tema: Fraternidade e Comunidade Lema: Caminhar juntos CF - 77: Tema: Fraternidade na Família Lema: Comece em sua casa CF - 78: Tema: Fraternidade no Mundo do Trabalho Lema: Trabalho e justiça para todos CF - 79: Tema: Por um mundo mais humano Lema: Preserve o que é de todos CF - 80: Tema: Fraternidade no mundo das Migrações Exigência da Eucaristia Lema: Para onde vais? CF - 81: Tema: Saúde e Fraternidade Lema: Saúde para todos CF - 82: Tema: Educação e Fraternidade Lema: A verdade vos libertará CF - 83: Tema: Fraternidade e Violência Lema: Fraternidade sim, violência não CF - 84: Tema: Fraternidade e Vida Lema: Para que todos tenham Vida 3ª FASE: A IGREJA VOLTA-SE PARA SITUAÇÕES EXISTENCIAIS DO POVO BRASILEIRO CF - 85: Tema: Fraternidade e fome Lema: Pão para quem tem fome CF - 86: Tema: Fraternidade e terra Lema: Terra de Deus, terra de irmãos CF - 87: Tema: A Fraternidade e o Menor Lema: Quem acolhe o menor, a Mim acolhe CF - 88: Tema: A Fraternidade e o Negro Lema: Ouvi o clamor deste povo! CF - 89: Tema: A Fraternidade e a Comunicação Lema: Comunicação para a verdade e a paz CF - 90: Tema: A Fraternidade e a Mulher Lema: Mulher e homem: imagem de Deus CF - 91: Tema: A Fraternidade e o Mundo do Trabalho Lema: Solidários na dignidade do trabalho CF - 92: Tema: Fraternidade e Juventude Lema: Juventude - caminho aberto CF - 93: Tema: Fraternidade e Moradia Lema: Onde moras? CF - 94: Tema: A Fraternidade e a Família Lema: A família, como vai? CF - 95: Tema: A Fraternidade e os Excluídos Lema: Eras tu, Senhor? CF - 96: Tema: A Fraternidade e a Política Lema: Justiça e paz se abraçarão! CF - 97: Tema: A Fraternidade e os Encarcerados Lema: Cristo liberta de todas as prisões! CF - 98: Tema: Fraternidade e Educação Lema: A serviço da vida e da esperança! CF - 99: Tema: Fraternidade e os desempregados Lema: Sem trabalho... Por quê? CF - 2000 Ecumênica Tema: Dignidade Humana e Paz Lema: Novo milênio sem exclusões Na celebração do Grande Jubileu da Encarnação a Campanha da Fraternidade foi realizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). CF - 2001: Tema: Campanha da Fraternidade Lema: Vida sim, drogas não! CF - 2002: Tema: Fraternidade e Povos Indígenas Lema: Por uma terra sem males CF-2003: Tema: Fraternidade e Pessoas Idosas Lema: Vida, dignidade e esperança CF-2004: Tema: Fraternidade e Água Lema: Água, Fonte de Vida CF-2005: Tema.: Ecumênica: Solidariedade e Paz – Lema.: Felizes os que promovem a paz CF-2006: Tema.: Fraternidade e Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais – Lema.: "Levanta-se, vem para o meio". (A CNBB usou o termo "Pessoas com Deficiência", julguei substituir por algo mais aceito nos meios acadêmicos). CF-2007: Tema.: Fraternidade e Amazônia – Lema.: Vida e missão neste chão. CF-2008: Tema : Fraternidade e Defesa da vida Lema escolhe pois a vida CF- 2009 Tema Fraternidade e segurança pública Lema : A Paz é fruto da justiça CF 2010 : Tema terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica é “Fraternidade e Economia” Lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6, 24). CF 2011 : Tema: “Fraternidade e a vida no planeta” lema “A criação geme como em dores de parto”. CF 2012 : Tema Tema: "Fraternidade e saúde pública",Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!" (Cf. Eclo, 38,8) |
Assinar:
Postagens (Atom)